As representações literárias do mar: A construção mítica da narrativa trágica em mar morto, de Jorge Amado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Thaísa Cristofoleti de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31187
Resumo: Nesta pesquisa bibliográfica, pretende-se demonstrar o processo literário de criação da imagem mítica do mar, compreendendo como os planos narrativos mítico-sagrado e trágico-realista revelam-se, encontram-se e distanciam-se ao longo de Mar Morto, de Jorge Amado, enquanto enfrentamento da realidade pelos personagens presentes na obra. Com o propósito de elucidar o contexto literário de produção do romance, foi realizado um esboço sobre a história do romance de 30, apontando influências e discutindo conceitos enraizados nesse período literário. A partir desses estudos, foi possível compreender o viés social do romance amadiano e a recepção crítica da obra Mar Morto. Partindo para a análise da estrutura narrativa, constatou-se que o discurso social é encoberto e cede espaço para um primeiro plano mítico construído a partir das representações literárias do mar, pautadas em suas imagens poéticas e na figura de Iemanjá. Hibridismo de culturas e interpretações, as representações literárias do mar revelam uma espécie de metamorfose do ser, enquanto indivíduo livre e escravo, ao mesmo tempo, à margem de condições sociais de vida e trabalho. Os principais referenciais teóricos utilizados nesta pesquisa serão: Luis Bueno, com suas pesquisas acerca da História do romance de 30; os conceitos de mito concebidos por Mircea Eliade e Bronislaw Malinowski; Gaston Bachelard em seus estudos sobre a imagem material da água e dos sonhos; a concepção de tragédia por Aristóteles; além de outros estudiosos e teóricos que contribuirão para outras necessidades conceituais e reflexivas ao longo desta pesquisa
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