Pós-modernidade, Revista Movimento e a produção do conhecimento na educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Húngaro, Vitor
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3401
Resumo: In this dissertation, we now present, we investigate the impact of post-modern formulations in the production of knowledge in physical education, to analyze both the production of 10 (ten) years of the magazine Movimento, edited and published by School of Physical Education (ESEF) linked to the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). To achieve the proposed objectives was necessary primarily a study of recent societal transformations that enabled the emergence of the postmodern critique, and soon after made explicit undertake a critique of postmodernity. In a second step we made a historical development of Physical Education in Brazil, with the inflection point of the 1980s. And finally, we had a dense critical analysis on the journal publications, which showed a significant influence of postmodernism in these productions
id PUC_SP-1_496b3f31850a8435c7bca5e0ceebc5f7
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/3401
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Garcia, Carla Cristinahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4263435E7Húngaro, Vitor2016-04-26T14:53:38Z2012-07-042012-05-25Húngaro, Vitor. Pós-modernidade, Revista Movimento e a produção do conhecimento na educação física. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3401In this dissertation, we now present, we investigate the impact of post-modern formulations in the production of knowledge in physical education, to analyze both the production of 10 (ten) years of the magazine Movimento, edited and published by School of Physical Education (ESEF) linked to the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). To achieve the proposed objectives was necessary primarily a study of recent societal transformations that enabled the emergence of the postmodern critique, and soon after made explicit undertake a critique of postmodernity. In a second step we made a historical development of Physical Education in Brazil, with the inflection point of the 1980s. And finally, we had a dense critical analysis on the journal publications, which showed a significant influence of postmodernism in these productionsNa presente dissertação, que ora apresentamos, buscamos investigar o impacto das formulações pós-modernas na produção do conhecimento em Educação Física, para tanto analisamos a produção de 10 (dez) anos da Revista Movimento, editada e publicada pela Escola Superior de Educação Física (ESEF) vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para atingir os objetivos propostos primeiramente fez-se necessário um estudo sobre as transformações societárias recentes, que possibilitaram o surgimento da crítica pósmoderna; logo após explicitamos e empreendemos uma crítica à pós-modernidade. Num segundo momento efetuamos um percurso histórico do desenvolvimento da Educação Física no Brasil, tendo como ponto de inflexão a década de 1980. E por último, fizemos uma densa análise crítica sobre as publicações da revista, que apontou uma significativa influência da pós-modernidade nestas produçõesCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12106/Vitor%20Hungaro.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências SociaisPUC-SPBRCiências SociaisPós-ModernidadeEducação físicaRevista MovimentoPost-ModernityPhysical EducationMagazine MovimentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPós-modernidade, Revista Movimento e a produção do conhecimento na educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTVitor Hungaro.pdf.txtVitor Hungaro.pdf.txtExtracted texttext/plain345132https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3401/3/Vitor%20Hungaro.pdf.txtdc575ff52724251253f6578d421d51fbMD53ORIGINALVitor Hungaro.pdfapplication/pdf1057324https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3401/1/Vitor%20Hungaro.pdf682cd860e040b216fa97d12a982dc8f8MD51THUMBNAILVitor Hungaro.pdf.jpgVitor Hungaro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2879https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3401/2/Vitor%20Hungaro.pdf.jpg2d7db18040efe795685bbf015654a173MD52handle/34012022-04-28 18:18:51.207oai:repositorio.pucsp.br:handle/3401Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T21:18:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Pós-modernidade, Revista Movimento e a produção do conhecimento na educação física
title Pós-modernidade, Revista Movimento e a produção do conhecimento na educação física
spellingShingle Pós-modernidade, Revista Movimento e a produção do conhecimento na educação física
Húngaro, Vitor
Pós-Modernidade
Educação física
Revista Movimento
Post-Modernity
Physical Education
Magazine Movimento
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Pós-modernidade, Revista Movimento e a produção do conhecimento na educação física
title_full Pós-modernidade, Revista Movimento e a produção do conhecimento na educação física
title_fullStr Pós-modernidade, Revista Movimento e a produção do conhecimento na educação física
title_full_unstemmed Pós-modernidade, Revista Movimento e a produção do conhecimento na educação física
title_sort Pós-modernidade, Revista Movimento e a produção do conhecimento na educação física
author Húngaro, Vitor
author_facet Húngaro, Vitor
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Carla Cristina
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4263435E7
dc.contributor.author.fl_str_mv Húngaro, Vitor
contributor_str_mv Garcia, Carla Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-Modernidade
Educação física
Revista Movimento
topic Pós-Modernidade
Educação física
Revista Movimento
Post-Modernity
Physical Education
Magazine Movimento
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Post-Modernity
Physical Education
Magazine Movimento
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description In this dissertation, we now present, we investigate the impact of post-modern formulations in the production of knowledge in physical education, to analyze both the production of 10 (ten) years of the magazine Movimento, edited and published by School of Physical Education (ESEF) linked to the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). To achieve the proposed objectives was necessary primarily a study of recent societal transformations that enabled the emergence of the postmodern critique, and soon after made explicit undertake a critique of postmodernity. In a second step we made a historical development of Physical Education in Brazil, with the inflection point of the 1980s. And finally, we had a dense critical analysis on the journal publications, which showed a significant influence of postmodernism in these productions
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-07-04
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-26T14:53:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Húngaro, Vitor. Pós-modernidade, Revista Movimento e a produção do conhecimento na educação física. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3401
identifier_str_mv Húngaro, Vitor. Pós-modernidade, Revista Movimento e a produção do conhecimento na educação física. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3401/3/Vitor%20Hungaro.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3401/1/Vitor%20Hungaro.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/3401/2/Vitor%20Hungaro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dc575ff52724251253f6578d421d51fb
682cd860e040b216fa97d12a982dc8f8
2d7db18040efe795685bbf015654a173
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277861021876224