Leitura e pós-modernidade : algumas reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220990 |
Resumo: | O artigo apresenta reflexões sobre dimensões pedagógicas da aproximação entre a leitura e a pós-modernidade, partindo de discussões sobre as múltiplas identidades contemporâneas e sobre a pós-modernidade, como conceito que tanto engloba mudanças sociais e culturais atuais como novas formas de "pensar a realidade". Exploram-se alguns pontos atuais dessa aproximação: a contestação da exclusividade do texto literário na escola em benefício de uma variedade de gêneros textuais e artefatos culturais; a emergência de variadas identidades nos novos materiais de leitura; o entendimento da leitura como importante espaço de processos identitários; o reconhecido hibridismo na produção da própria leitura, assim como novas configurações no processo, preferências e tipos de leitura para uma geração desde cedo constituída num ambiente de videogames, Internet e zapping. |
id |
UFRGS-2_3e5e47203ef280c9337ba716e8c7f767 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220990 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Rosa Maria Hessel2021-05-14T04:26:12Z20041519-6569http://hdl.handle.net/10183/220990000480342O artigo apresenta reflexões sobre dimensões pedagógicas da aproximação entre a leitura e a pós-modernidade, partindo de discussões sobre as múltiplas identidades contemporâneas e sobre a pós-modernidade, como conceito que tanto engloba mudanças sociais e culturais atuais como novas formas de "pensar a realidade". Exploram-se alguns pontos atuais dessa aproximação: a contestação da exclusividade do texto literário na escola em benefício de uma variedade de gêneros textuais e artefatos culturais; a emergência de variadas identidades nos novos materiais de leitura; o entendimento da leitura como importante espaço de processos identitários; o reconhecido hibridismo na produção da própria leitura, assim como novas configurações no processo, preferências e tipos de leitura para uma geração desde cedo constituída num ambiente de videogames, Internet e zapping.This article presents reflections on the pedagogic dimensions o f the approximation between reading and post-modernity, based on discussions about multiple contemporary identities and about post-modernity as a concept that includes current social and cultural changes as we/1 new ways of "thinking reality". Some current points of approximation are examined: questioning the exclusive use of literary texts in schools as opposed to using a variety of textual genres and cultural artifacts; the emergence of various different identities in new reading materiais; the understanding of reading as an important arena for identitary processes; the acknowledged hybridism o f the production of reading itself, as we/1 as new configurations of the process, preferences and types of reading for a generation that is constituted, from a very early age, in an environment of videogames, the Internet and zapping.application/pdfporRevista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 4, n. 7 (jan./jun. 2004), p. 49-52LeituraPós-modernidadeReadingPost-modernityEducationLeitura e pós-modernidade : algumas reflexõesReading and post-modernity : some reflectionsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000480342.pdf.txt000480342.pdf.txtExtracted Texttext/plain14591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220990/2/000480342.pdf.txte14a14a225b30ebd95b42d9555def89eMD52ORIGINAL000480342.pdfTexto completoapplication/pdf988864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220990/1/000480342.pdf52317646370f001cecda098620bff35eMD5110183/2209902021-05-26 04:31:10.93804oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220990Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:31:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura e pós-modernidade : algumas reflexões |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Reading and post-modernity : some reflections |
title |
Leitura e pós-modernidade : algumas reflexões |
spellingShingle |
Leitura e pós-modernidade : algumas reflexões Silveira, Rosa Maria Hessel Leitura Pós-modernidade Reading Post-modernity Education |
title_short |
Leitura e pós-modernidade : algumas reflexões |
title_full |
Leitura e pós-modernidade : algumas reflexões |
title_fullStr |
Leitura e pós-modernidade : algumas reflexões |
title_full_unstemmed |
Leitura e pós-modernidade : algumas reflexões |
title_sort |
Leitura e pós-modernidade : algumas reflexões |
author |
Silveira, Rosa Maria Hessel |
author_facet |
Silveira, Rosa Maria Hessel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Rosa Maria Hessel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Pós-modernidade |
topic |
Leitura Pós-modernidade Reading Post-modernity Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading Post-modernity Education |
description |
O artigo apresenta reflexões sobre dimensões pedagógicas da aproximação entre a leitura e a pós-modernidade, partindo de discussões sobre as múltiplas identidades contemporâneas e sobre a pós-modernidade, como conceito que tanto engloba mudanças sociais e culturais atuais como novas formas de "pensar a realidade". Exploram-se alguns pontos atuais dessa aproximação: a contestação da exclusividade do texto literário na escola em benefício de uma variedade de gêneros textuais e artefatos culturais; a emergência de variadas identidades nos novos materiais de leitura; o entendimento da leitura como importante espaço de processos identitários; o reconhecido hibridismo na produção da própria leitura, assim como novas configurações no processo, preferências e tipos de leitura para uma geração desde cedo constituída num ambiente de videogames, Internet e zapping. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-14T04:26:12Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220990 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1519-6569 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000480342 |
identifier_str_mv |
1519-6569 000480342 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 4, n. 7 (jan./jun. 2004), p. 49-52 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220990/2/000480342.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220990/1/000480342.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e14a14a225b30ebd95b42d9555def89e 52317646370f001cecda098620bff35e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225017227214848 |