Leitura e pós-modernidade : algumas reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Rosa Maria Hessel
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220990
Resumo: O artigo apresenta reflexões sobre dimensões pedagógicas da aproximação entre a leitura e a pós-modernidade, partindo de discussões sobre as múltiplas identidades contemporâneas e sobre a pós-modernidade, como conceito que tanto engloba mudanças sociais e culturais atuais como novas formas de "pensar a realidade". Exploram-se alguns pontos atuais dessa aproximação: a contestação da exclusividade do texto literário na escola em benefício de uma variedade de gêneros textuais e artefatos culturais; a emergência de variadas identidades nos novos materiais de leitura; o entendimento da leitura como importante espaço de processos identitários; o reconhecido hibridismo na produção da própria leitura, assim como novas configurações no processo, preferências e tipos de leitura para uma geração desde cedo constituída num ambiente de videogames, Internet e zapping.
id UFRGS-2_3e5e47203ef280c9337ba716e8c7f767
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220990
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Rosa Maria Hessel2021-05-14T04:26:12Z20041519-6569http://hdl.handle.net/10183/220990000480342O artigo apresenta reflexões sobre dimensões pedagógicas da aproximação entre a leitura e a pós-modernidade, partindo de discussões sobre as múltiplas identidades contemporâneas e sobre a pós-modernidade, como conceito que tanto engloba mudanças sociais e culturais atuais como novas formas de "pensar a realidade". Exploram-se alguns pontos atuais dessa aproximação: a contestação da exclusividade do texto literário na escola em benefício de uma variedade de gêneros textuais e artefatos culturais; a emergência de variadas identidades nos novos materiais de leitura; o entendimento da leitura como importante espaço de processos identitários; o reconhecido hibridismo na produção da própria leitura, assim como novas configurações no processo, preferências e tipos de leitura para uma geração desde cedo constituída num ambiente de videogames, Internet e zapping.This article presents reflections on the pedagogic dimensions o f the approximation between reading and post-modernity, based on discussions about multiple contemporary identities and about post-modernity as a concept that includes current social and cultural changes as we/1 new ways of "thinking reality". Some current points of approximation are examined: questioning the exclusive use of literary texts in schools as opposed to using a variety of textual genres and cultural artifacts; the emergence of various different identities in new reading materiais; the understanding of reading as an important arena for identitary processes; the acknowledged hybridism o f the production of reading itself, as we/1 as new configurations of the process, preferences and types of reading for a generation that is constituted, from a very early age, in an environment of videogames, the Internet and zapping.application/pdfporRevista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 4, n. 7 (jan./jun. 2004), p. 49-52LeituraPós-modernidadeReadingPost-modernityEducationLeitura e pós-modernidade : algumas reflexõesReading and post-modernity : some reflectionsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000480342.pdf.txt000480342.pdf.txtExtracted Texttext/plain14591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220990/2/000480342.pdf.txte14a14a225b30ebd95b42d9555def89eMD52ORIGINAL000480342.pdfTexto completoapplication/pdf988864http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220990/1/000480342.pdf52317646370f001cecda098620bff35eMD5110183/2209902021-05-26 04:31:10.93804oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220990Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:31:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura e pós-modernidade : algumas reflexões
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Reading and post-modernity : some reflections
title Leitura e pós-modernidade : algumas reflexões
spellingShingle Leitura e pós-modernidade : algumas reflexões
Silveira, Rosa Maria Hessel
Leitura
Pós-modernidade
Reading
Post-modernity
Education
title_short Leitura e pós-modernidade : algumas reflexões
title_full Leitura e pós-modernidade : algumas reflexões
title_fullStr Leitura e pós-modernidade : algumas reflexões
title_full_unstemmed Leitura e pós-modernidade : algumas reflexões
title_sort Leitura e pós-modernidade : algumas reflexões
author Silveira, Rosa Maria Hessel
author_facet Silveira, Rosa Maria Hessel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Rosa Maria Hessel
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Pós-modernidade
topic Leitura
Pós-modernidade
Reading
Post-modernity
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Post-modernity
Education
description O artigo apresenta reflexões sobre dimensões pedagógicas da aproximação entre a leitura e a pós-modernidade, partindo de discussões sobre as múltiplas identidades contemporâneas e sobre a pós-modernidade, como conceito que tanto engloba mudanças sociais e culturais atuais como novas formas de "pensar a realidade". Exploram-se alguns pontos atuais dessa aproximação: a contestação da exclusividade do texto literário na escola em benefício de uma variedade de gêneros textuais e artefatos culturais; a emergência de variadas identidades nos novos materiais de leitura; o entendimento da leitura como importante espaço de processos identitários; o reconhecido hibridismo na produção da própria leitura, assim como novas configurações no processo, preferências e tipos de leitura para uma geração desde cedo constituída num ambiente de videogames, Internet e zapping.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-14T04:26:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220990
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-6569
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000480342
identifier_str_mv 1519-6569
000480342
url http://hdl.handle.net/10183/220990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 4, n. 7 (jan./jun. 2004), p. 49-52
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220990/2/000480342.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220990/1/000480342.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e14a14a225b30ebd95b42d9555def89e
52317646370f001cecda098620bff35e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225017227214848