Um padrão a ser superado: uma análise do uso de punições no ensino de psicologia comportamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Fernando Ribeiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28802
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar e refletir sobre o uso de punições na educação, particularmente no ensino de Psicologia Comportamental. Considerando a teoria de aprendizagem skinneriana e o preceito da superação do controle coercitivo na educação, a investigação se dá no sentido de verificar a presença da coerção na sala de aula. Para este fim, uma entrevista com dez perguntas foi criada, abordando temas como a punição e seu uso e opiniões dos alunos sobre o método de ensino desta disciplina. A partir das informações obtidas, foi possível traçar uma discussão sobre a programação do ensino e o uso de punição enquanto forma de controle presente na educação
id PUC_SP-1_4b23eef80ee720783d1cb6fdcdc54841
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28802
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alveshttp://lattes.cnpq.br/3661575162863313Pimentel, Fernando Ribeiro2022-10-11T11:48:34Z2022-10-11T11:48:34Z2011-08-19Pimentel, Fernando Ribeiro. Um padrão a ser superado: uma análise do uso de punições no ensino de psicologia comportamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28802O presente trabalho teve como objetivo analisar e refletir sobre o uso de punições na educação, particularmente no ensino de Psicologia Comportamental. Considerando a teoria de aprendizagem skinneriana e o preceito da superação do controle coercitivo na educação, a investigação se dá no sentido de verificar a presença da coerção na sala de aula. Para este fim, uma entrevista com dez perguntas foi criada, abordando temas como a punição e seu uso e opiniões dos alunos sobre o método de ensino desta disciplina. A partir das informações obtidas, foi possível traçar uma discussão sobre a programação do ensino e o uso de punição enquanto forma de controle presente na educaçãoporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIABehaviorismoEnsino SuperiorPuniçãoEducaçãoUm padrão a ser superado: uma análise do uso de punições no ensino de psicologia comportamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALFERNANDO RIBEIRO PIMENTEL - TCC.pdfapplication/pdf235951https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28802/1/FERNANDO%20RIBEIRO%20PIMENTEL%20-%20TCC.pdf823dbfe335c678b21a2642c0fde15ab8MD51TEXTFERNANDO RIBEIRO PIMENTEL - TCC.pdf.txtFERNANDO RIBEIRO PIMENTEL - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain88523https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28802/2/FERNANDO%20RIBEIRO%20PIMENTEL%20-%20TCC.pdf.txt77a6480515506cf30a409aa364ac01dbMD52THUMBNAILFERNANDO RIBEIRO PIMENTEL - TCC.pdf.jpgFERNANDO RIBEIRO PIMENTEL - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1117https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28802/3/FERNANDO%20RIBEIRO%20PIMENTEL%20-%20TCC.pdf.jpg2ed2bf47b41edf209394b0056efa8a7eMD53handle/288022022-10-12 01:04:34.172oai:repositorio.pucsp.br:handle/28802Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-12T04:04:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um padrão a ser superado: uma análise do uso de punições no ensino de psicologia comportamental
title Um padrão a ser superado: uma análise do uso de punições no ensino de psicologia comportamental
spellingShingle Um padrão a ser superado: uma análise do uso de punições no ensino de psicologia comportamental
Pimentel, Fernando Ribeiro
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Behaviorismo
Ensino Superior
Punição
Educação
title_short Um padrão a ser superado: uma análise do uso de punições no ensino de psicologia comportamental
title_full Um padrão a ser superado: uma análise do uso de punições no ensino de psicologia comportamental
title_fullStr Um padrão a ser superado: uma análise do uso de punições no ensino de psicologia comportamental
title_full_unstemmed Um padrão a ser superado: uma análise do uso de punições no ensino de psicologia comportamental
title_sort Um padrão a ser superado: uma análise do uso de punições no ensino de psicologia comportamental
author Pimentel, Fernando Ribeiro
author_facet Pimentel, Fernando Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3661575162863313
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Fernando Ribeiro
contributor_str_mv Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Behaviorismo
Ensino Superior
Punição
Educação
dc.subject.por.fl_str_mv Behaviorismo
Ensino Superior
Punição
Educação
description O presente trabalho teve como objetivo analisar e refletir sobre o uso de punições na educação, particularmente no ensino de Psicologia Comportamental. Considerando a teoria de aprendizagem skinneriana e o preceito da superação do controle coercitivo na educação, a investigação se dá no sentido de verificar a presença da coerção na sala de aula. Para este fim, uma entrevista com dez perguntas foi criada, abordando temas como a punição e seu uso e opiniões dos alunos sobre o método de ensino desta disciplina. A partir das informações obtidas, foi possível traçar uma discussão sobre a programação do ensino e o uso de punição enquanto forma de controle presente na educação
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-11T11:48:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-11T11:48:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Pimentel, Fernando Ribeiro. Um padrão a ser superado: uma análise do uso de punições no ensino de psicologia comportamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28802
identifier_str_mv Pimentel, Fernando Ribeiro. Um padrão a ser superado: uma análise do uso de punições no ensino de psicologia comportamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28802/1/FERNANDO%20RIBEIRO%20PIMENTEL%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28802/2/FERNANDO%20RIBEIRO%20PIMENTEL%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28802/3/FERNANDO%20RIBEIRO%20PIMENTEL%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 823dbfe335c678b21a2642c0fde15ab8
77a6480515506cf30a409aa364ac01db
2ed2bf47b41edf209394b0056efa8a7e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277865364029440