Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26232 |
Resumo: | Visto que 74% da população brasileira joga jogos online e que, o jogo League of Legends é um dos jogos mais jogados atualmente – contando com mais de 8 milhões de jogadores ativos -. O presente estudo busca compreender o fenômeno do comportamento tóxico dentro do jogo League of Legends, a partir da aproximação e comparação do ato de jogar com o conceito do brincar proposto por Winnicott. Para isso, buscou-se realizar um questionário, com questões quantitativas e qualitativas, que investiga como os jogadores de League of Legends percebem e experienciam este fenômeno. A partir da análise de dados, foi possível observar que a realização de comportamento tóxico advém, principalmente, de homens héteros, entre a faixa dos 18 anos aos 27 anos, que investem um bom tempo do seu dia jogando League Of Legends, comumente relatando que não se afetam com eventuais comportamentos tóxicos e que, inclusive, acreditam que ofensas no meio virtual possuem menos peso do que na realidade. Comportamentos de flamming ou de ofensas consideradas leves pela comunidade (Tais como chamar de “lixo”, “noob” ou ofender o ranking da pessoa) possuem uma alta taxa de ocorrência e o perfil destes agentes se torna variável pois este tipo de comportamento geralmente cria um ciclo de toxicidade. A partir dos resultados é possível concluir que, o jogo, que poderia ser um local de elaboração psíquica, se torna um local para extravasar as emoções, já que o espaço do League Of Legends é permeado por uma cultura de toxicidade, onde alguns comportamentos tóxicos são mais permitidos que outros |
id |
PUC_SP-1_4de93ea3fc5cade5036bced74a47a2cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/26232 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Campos, Ivelise Fortim dehttp://lattes.cnpq.br/7398452759180419Pires, Bruna Cristina Assali2022-06-17T21:01:11Z2022-06-17T21:01:11Z2021-12-01Pires, Bruna Cristina Assali. Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26232Visto que 74% da população brasileira joga jogos online e que, o jogo League of Legends é um dos jogos mais jogados atualmente – contando com mais de 8 milhões de jogadores ativos -. O presente estudo busca compreender o fenômeno do comportamento tóxico dentro do jogo League of Legends, a partir da aproximação e comparação do ato de jogar com o conceito do brincar proposto por Winnicott. Para isso, buscou-se realizar um questionário, com questões quantitativas e qualitativas, que investiga como os jogadores de League of Legends percebem e experienciam este fenômeno. A partir da análise de dados, foi possível observar que a realização de comportamento tóxico advém, principalmente, de homens héteros, entre a faixa dos 18 anos aos 27 anos, que investem um bom tempo do seu dia jogando League Of Legends, comumente relatando que não se afetam com eventuais comportamentos tóxicos e que, inclusive, acreditam que ofensas no meio virtual possuem menos peso do que na realidade. Comportamentos de flamming ou de ofensas consideradas leves pela comunidade (Tais como chamar de “lixo”, “noob” ou ofender o ranking da pessoa) possuem uma alta taxa de ocorrência e o perfil destes agentes se torna variável pois este tipo de comportamento geralmente cria um ciclo de toxicidade. A partir dos resultados é possível concluir que, o jogo, que poderia ser um local de elaboração psíquica, se torna um local para extravasar as emoções, já que o espaço do League Of Legends é permeado por uma cultura de toxicidade, onde alguns comportamentos tóxicos são mais permitidos que outrosporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIALeague of LegendsVideogamesPsicanáliseComportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicottinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALBruna Cristina Assali Pires.pdfapplication/pdf1675699https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26232/1/Bruna%20Cristina%20Assali%20Pires.pdf6406799af8d2b42bdd1bf6ba482a24fbMD51TEXTBruna Cristina Assali Pires.pdf.txtBruna Cristina Assali Pires.pdf.txtExtracted texttext/plain244481https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26232/2/Bruna%20Cristina%20Assali%20Pires.pdf.txt96f5e3b2daf6f4cbb2355bcaf06748adMD52THUMBNAILBruna Cristina Assali Pires.pdf.jpgBruna Cristina Assali Pires.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1273https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26232/3/Bruna%20Cristina%20Assali%20Pires.pdf.jpgf0c79158d1b10dcb85c1ea19293d9bcaMD53handle/262322022-09-30 18:28:42.456oai:repositorio.pucsp.br:handle/26232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T21:28:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott |
title |
Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott |
spellingShingle |
Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott Pires, Bruna Cristina Assali CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA League of Legends Videogames Psicanálise |
title_short |
Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott |
title_full |
Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott |
title_fullStr |
Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott |
title_full_unstemmed |
Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott |
title_sort |
Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott |
author |
Pires, Bruna Cristina Assali |
author_facet |
Pires, Bruna Cristina Assali |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Ivelise Fortim de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7398452759180419 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Bruna Cristina Assali |
contributor_str_mv |
Campos, Ivelise Fortim de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA League of Legends Videogames Psicanálise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
League of Legends Videogames Psicanálise |
description |
Visto que 74% da população brasileira joga jogos online e que, o jogo League of Legends é um dos jogos mais jogados atualmente – contando com mais de 8 milhões de jogadores ativos -. O presente estudo busca compreender o fenômeno do comportamento tóxico dentro do jogo League of Legends, a partir da aproximação e comparação do ato de jogar com o conceito do brincar proposto por Winnicott. Para isso, buscou-se realizar um questionário, com questões quantitativas e qualitativas, que investiga como os jogadores de League of Legends percebem e experienciam este fenômeno. A partir da análise de dados, foi possível observar que a realização de comportamento tóxico advém, principalmente, de homens héteros, entre a faixa dos 18 anos aos 27 anos, que investem um bom tempo do seu dia jogando League Of Legends, comumente relatando que não se afetam com eventuais comportamentos tóxicos e que, inclusive, acreditam que ofensas no meio virtual possuem menos peso do que na realidade. Comportamentos de flamming ou de ofensas consideradas leves pela comunidade (Tais como chamar de “lixo”, “noob” ou ofender o ranking da pessoa) possuem uma alta taxa de ocorrência e o perfil destes agentes se torna variável pois este tipo de comportamento geralmente cria um ciclo de toxicidade. A partir dos resultados é possível concluir que, o jogo, que poderia ser um local de elaboração psíquica, se torna um local para extravasar as emoções, já que o espaço do League Of Legends é permeado por uma cultura de toxicidade, onde alguns comportamentos tóxicos são mais permitidos que outros |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-17T21:01:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-17T21:01:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Pires, Bruna Cristina Assali. Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26232 |
identifier_str_mv |
Pires, Bruna Cristina Assali. Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26232/1/Bruna%20Cristina%20Assali%20Pires.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26232/2/Bruna%20Cristina%20Assali%20Pires.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26232/3/Bruna%20Cristina%20Assali%20Pires.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6406799af8d2b42bdd1bf6ba482a24fb 96f5e3b2daf6f4cbb2355bcaf06748ad f0c79158d1b10dcb85c1ea19293d9bca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277786134675456 |