Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Bruna Cristina Assali
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26232
Resumo: Visto que 74% da população brasileira joga jogos online e que, o jogo League of Legends é um dos jogos mais jogados atualmente – contando com mais de 8 milhões de jogadores ativos -. O presente estudo busca compreender o fenômeno do comportamento tóxico dentro do jogo League of Legends, a partir da aproximação e comparação do ato de jogar com o conceito do brincar proposto por Winnicott. Para isso, buscou-se realizar um questionário, com questões quantitativas e qualitativas, que investiga como os jogadores de League of Legends percebem e experienciam este fenômeno. A partir da análise de dados, foi possível observar que a realização de comportamento tóxico advém, principalmente, de homens héteros, entre a faixa dos 18 anos aos 27 anos, que investem um bom tempo do seu dia jogando League Of Legends, comumente relatando que não se afetam com eventuais comportamentos tóxicos e que, inclusive, acreditam que ofensas no meio virtual possuem menos peso do que na realidade. Comportamentos de flamming ou de ofensas consideradas leves pela comunidade (Tais como chamar de “lixo”, “noob” ou ofender o ranking da pessoa) possuem uma alta taxa de ocorrência e o perfil destes agentes se torna variável pois este tipo de comportamento geralmente cria um ciclo de toxicidade. A partir dos resultados é possível concluir que, o jogo, que poderia ser um local de elaboração psíquica, se torna um local para extravasar as emoções, já que o espaço do League Of Legends é permeado por uma cultura de toxicidade, onde alguns comportamentos tóxicos são mais permitidos que outros
id PUC_SP-1_4de93ea3fc5cade5036bced74a47a2cd
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/26232
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Campos, Ivelise Fortim dehttp://lattes.cnpq.br/7398452759180419Pires, Bruna Cristina Assali2022-06-17T21:01:11Z2022-06-17T21:01:11Z2021-12-01Pires, Bruna Cristina Assali. Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26232Visto que 74% da população brasileira joga jogos online e que, o jogo League of Legends é um dos jogos mais jogados atualmente – contando com mais de 8 milhões de jogadores ativos -. O presente estudo busca compreender o fenômeno do comportamento tóxico dentro do jogo League of Legends, a partir da aproximação e comparação do ato de jogar com o conceito do brincar proposto por Winnicott. Para isso, buscou-se realizar um questionário, com questões quantitativas e qualitativas, que investiga como os jogadores de League of Legends percebem e experienciam este fenômeno. A partir da análise de dados, foi possível observar que a realização de comportamento tóxico advém, principalmente, de homens héteros, entre a faixa dos 18 anos aos 27 anos, que investem um bom tempo do seu dia jogando League Of Legends, comumente relatando que não se afetam com eventuais comportamentos tóxicos e que, inclusive, acreditam que ofensas no meio virtual possuem menos peso do que na realidade. Comportamentos de flamming ou de ofensas consideradas leves pela comunidade (Tais como chamar de “lixo”, “noob” ou ofender o ranking da pessoa) possuem uma alta taxa de ocorrência e o perfil destes agentes se torna variável pois este tipo de comportamento geralmente cria um ciclo de toxicidade. A partir dos resultados é possível concluir que, o jogo, que poderia ser um local de elaboração psíquica, se torna um local para extravasar as emoções, já que o espaço do League Of Legends é permeado por uma cultura de toxicidade, onde alguns comportamentos tóxicos são mais permitidos que outrosporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIALeague of LegendsVideogamesPsicanáliseComportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicottinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALBruna Cristina Assali Pires.pdfapplication/pdf1675699https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26232/1/Bruna%20Cristina%20Assali%20Pires.pdf6406799af8d2b42bdd1bf6ba482a24fbMD51TEXTBruna Cristina Assali Pires.pdf.txtBruna Cristina Assali Pires.pdf.txtExtracted texttext/plain244481https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26232/2/Bruna%20Cristina%20Assali%20Pires.pdf.txt96f5e3b2daf6f4cbb2355bcaf06748adMD52THUMBNAILBruna Cristina Assali Pires.pdf.jpgBruna Cristina Assali Pires.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1273https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26232/3/Bruna%20Cristina%20Assali%20Pires.pdf.jpgf0c79158d1b10dcb85c1ea19293d9bcaMD53handle/262322022-09-30 18:28:42.456oai:repositorio.pucsp.br:handle/26232Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T21:28:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott
title Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott
spellingShingle Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott
Pires, Bruna Cristina Assali
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
League of Legends
Videogames
Psicanálise
title_short Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott
title_full Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott
title_fullStr Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott
title_full_unstemmed Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott
title_sort Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott
author Pires, Bruna Cristina Assali
author_facet Pires, Bruna Cristina Assali
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Ivelise Fortim de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7398452759180419
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Bruna Cristina Assali
contributor_str_mv Campos, Ivelise Fortim de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
League of Legends
Videogames
Psicanálise
dc.subject.por.fl_str_mv League of Legends
Videogames
Psicanálise
description Visto que 74% da população brasileira joga jogos online e que, o jogo League of Legends é um dos jogos mais jogados atualmente – contando com mais de 8 milhões de jogadores ativos -. O presente estudo busca compreender o fenômeno do comportamento tóxico dentro do jogo League of Legends, a partir da aproximação e comparação do ato de jogar com o conceito do brincar proposto por Winnicott. Para isso, buscou-se realizar um questionário, com questões quantitativas e qualitativas, que investiga como os jogadores de League of Legends percebem e experienciam este fenômeno. A partir da análise de dados, foi possível observar que a realização de comportamento tóxico advém, principalmente, de homens héteros, entre a faixa dos 18 anos aos 27 anos, que investem um bom tempo do seu dia jogando League Of Legends, comumente relatando que não se afetam com eventuais comportamentos tóxicos e que, inclusive, acreditam que ofensas no meio virtual possuem menos peso do que na realidade. Comportamentos de flamming ou de ofensas consideradas leves pela comunidade (Tais como chamar de “lixo”, “noob” ou ofender o ranking da pessoa) possuem uma alta taxa de ocorrência e o perfil destes agentes se torna variável pois este tipo de comportamento geralmente cria um ciclo de toxicidade. A partir dos resultados é possível concluir que, o jogo, que poderia ser um local de elaboração psíquica, se torna um local para extravasar as emoções, já que o espaço do League Of Legends é permeado por uma cultura de toxicidade, onde alguns comportamentos tóxicos são mais permitidos que outros
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-17T21:01:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-17T21:01:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Pires, Bruna Cristina Assali. Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26232
identifier_str_mv Pires, Bruna Cristina Assali. Comportamento tóxico de jogadores de League of legends pela ótica de Winnicott. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26232/1/Bruna%20Cristina%20Assali%20Pires.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26232/2/Bruna%20Cristina%20Assali%20Pires.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26232/3/Bruna%20Cristina%20Assali%20Pires.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6406799af8d2b42bdd1bf6ba482a24fb
96f5e3b2daf6f4cbb2355bcaf06748ad
f0c79158d1b10dcb85c1ea19293d9bca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277786134675456