Diferenças individuais em interação entre jogadores em League of Legends

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Pâmella Catherine Salles
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33004
Resumo: Um dos gêneros de jogos que mais se destaca atualmente é o MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), um gênero que propõe uma disputa de dois times formados por 5 jogadores cada um cujo objetivo é conquistar o campo de batalha inimigo. No entanto, ao jogar partidas com pessoas que você não conhece é comum observar comportamentos tóxicos, além de encontrarem frequentemente jogadores que focam muito mais na disputa intragrupo do que intergrupo, como propõe o jogo. Por isso, o objetivo desta pesquisa foi investigar traços de sociabilidade, grau de individualidade e propensão ao risco dos jogadores para buscar identificar algumas prováveis questões que contribuam para estes comportamentos observados. Os participantes foram estudantes de uma instituição de ensino técnico e superior do sexo masculino. Foram constituídas três etapas de pesquisa. A primeira consistiu de um questionário online abrangendo informações sociodemográficas, preferências de jogo e as escalas psicológicas utilizadas no estudo. A segunda etapa consistiu da participação presencial em uma partida de League of Legends, em um laboratório de informática da instituição. Na terceira etapa os participantes responderam a um questionário online informando as percepções e comportamentos observados durante a partida. As partidas foram gravadas e analisadas a posteriori, com a devida classificação de cada interação de dois ou mais jogadores. Os resultados mostraram que a média de propensão ao risco dos participantes teve efeito na preferência de funções do jogo. As trocas sociais e comportamentos de cooperação foram observados a partir da Psicologia Evolucionista. Participantes que apresentavam menor taxa de morte na partida tenderam a apresentar maior pontuação em propensão ao risco. Além disso, participantes que percebiam menos a contribuição do time para o resultado da partida tiveram maior pontuação em Individualismo Vertical, que indica uma vontade maior de vencer ou ser o melhor. Os resultados podem contribuir para a compreensão de como expressão das diferenças individuais se expressam em ambientes de jogos cooperativos.
id UFRN_727b482cde4a79851988f01fcd975b35
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33004
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Pâmella Catherine Salleshttp://lattes.cnpq.br/3699237267297006Hattori, Wallisen TadashiMadeira, Charles Andrye Galvãohttp://lattes.cnpq.br/2381782879955327Lopes, Fivia de AraújoYamamoto, Maria Emilia2021-08-04T15:39:17Z2021-08-04T15:39:17Z2017-08-14SANTOS, Pâmella Catherine Salles. Diferenças individuais em interação entre jogadores em League of Legends. 2017. 59f. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33004Um dos gêneros de jogos que mais se destaca atualmente é o MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), um gênero que propõe uma disputa de dois times formados por 5 jogadores cada um cujo objetivo é conquistar o campo de batalha inimigo. No entanto, ao jogar partidas com pessoas que você não conhece é comum observar comportamentos tóxicos, além de encontrarem frequentemente jogadores que focam muito mais na disputa intragrupo do que intergrupo, como propõe o jogo. Por isso, o objetivo desta pesquisa foi investigar traços de sociabilidade, grau de individualidade e propensão ao risco dos jogadores para buscar identificar algumas prováveis questões que contribuam para estes comportamentos observados. Os participantes foram estudantes de uma instituição de ensino técnico e superior do sexo masculino. Foram constituídas três etapas de pesquisa. A primeira consistiu de um questionário online abrangendo informações sociodemográficas, preferências de jogo e as escalas psicológicas utilizadas no estudo. A segunda etapa consistiu da participação presencial em uma partida de League of Legends, em um laboratório de informática da instituição. Na terceira etapa os participantes responderam a um questionário online informando as percepções e comportamentos observados durante a partida. As partidas foram gravadas e analisadas a posteriori, com a devida classificação de cada interação de dois ou mais jogadores. Os resultados mostraram que a média de propensão ao risco dos participantes teve efeito na preferência de funções do jogo. As trocas sociais e comportamentos de cooperação foram observados a partir da Psicologia Evolucionista. Participantes que apresentavam menor taxa de morte na partida tenderam a apresentar maior pontuação em propensão ao risco. Além disso, participantes que percebiam menos a contribuição do time para o resultado da partida tiveram maior pontuação em Individualismo Vertical, que indica uma vontade maior de vencer ou ser o melhor. Os resultados podem contribuir para a compreensão de como expressão das diferenças individuais se expressam em ambientes de jogos cooperativos.One of the game genres that stands out today is the MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), a genre that proposes a dispute of two teams formed by 5 players each whose goal is to conquer the enemy battlefield. However, when playing matches with people you do not know, in addition to finding players much more on intra-group dispute than intergroup, as proposed by the game. Therefore, the objective of this research was to investigate traits of sociability, degree of individuality and risk propensity of the players to seek to identify some probable elements that contribute to these observed behaviors. The participants were students of the institution of technical and superior education of the masculine sex. Three stages of research were constituted. The first consisted of an online questionnaire covering sociodemographic information, game preferences and the psychological scales used in the study. The second stage consisted of attending a League of Legends game in a computer lab of the institution. In the third stage the participants answered an online questionnaire informing the perceptions and behaviors observed during the game. The matches were recorded and analyzed a posteriori, with the proper classification of each interaction of two or more players. The results showed that the average propensity for risk taking of the participants had an effect on the preference of game functions. Social exchanges and cooperation behaviors were observed from the perspective of Evolutionary Psychology. Participants who had lower death rates in the match tended to present higher propensity for risk taking scores. In addition, participants who perceive less a contribution of team to the outcome of the match had higher score in Vertical Individualism, which indicates a greater desire to win or be the best. The results may contribute to the understanding of how the expression of individual differences express themselves in cooperative game environments.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIAUFRNBrasilPsicologia evolucionistaCooperaçãoMOBALeague of LegendsDiferenças individuais em interação entre jogadores em League of Legendsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDiferencasindividuaisinteracao_Santos_2017.pdfapplication/pdf1493076https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33004/1/Diferencasindividuaisinteracao_Santos_2017.pdf57755b75b5a6f3eb7984e6320450de3bMD51123456789/330042022-05-04 18:46:17.542oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33004Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-04T21:46:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diferenças individuais em interação entre jogadores em League of Legends
title Diferenças individuais em interação entre jogadores em League of Legends
spellingShingle Diferenças individuais em interação entre jogadores em League of Legends
Santos, Pâmella Catherine Salles
Psicologia evolucionista
Cooperação
MOBA
League of Legends
title_short Diferenças individuais em interação entre jogadores em League of Legends
title_full Diferenças individuais em interação entre jogadores em League of Legends
title_fullStr Diferenças individuais em interação entre jogadores em League of Legends
title_full_unstemmed Diferenças individuais em interação entre jogadores em League of Legends
title_sort Diferenças individuais em interação entre jogadores em League of Legends
author Santos, Pâmella Catherine Salles
author_facet Santos, Pâmella Catherine Salles
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3699237267297006
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Madeira, Charles Andrye Galvão
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2381782879955327
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lopes, Fivia de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Pâmella Catherine Salles
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Hattori, Wallisen Tadashi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Yamamoto, Maria Emilia
contributor_str_mv Hattori, Wallisen Tadashi
Yamamoto, Maria Emilia
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia evolucionista
Cooperação
MOBA
League of Legends
topic Psicologia evolucionista
Cooperação
MOBA
League of Legends
description Um dos gêneros de jogos que mais se destaca atualmente é o MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), um gênero que propõe uma disputa de dois times formados por 5 jogadores cada um cujo objetivo é conquistar o campo de batalha inimigo. No entanto, ao jogar partidas com pessoas que você não conhece é comum observar comportamentos tóxicos, além de encontrarem frequentemente jogadores que focam muito mais na disputa intragrupo do que intergrupo, como propõe o jogo. Por isso, o objetivo desta pesquisa foi investigar traços de sociabilidade, grau de individualidade e propensão ao risco dos jogadores para buscar identificar algumas prováveis questões que contribuam para estes comportamentos observados. Os participantes foram estudantes de uma instituição de ensino técnico e superior do sexo masculino. Foram constituídas três etapas de pesquisa. A primeira consistiu de um questionário online abrangendo informações sociodemográficas, preferências de jogo e as escalas psicológicas utilizadas no estudo. A segunda etapa consistiu da participação presencial em uma partida de League of Legends, em um laboratório de informática da instituição. Na terceira etapa os participantes responderam a um questionário online informando as percepções e comportamentos observados durante a partida. As partidas foram gravadas e analisadas a posteriori, com a devida classificação de cada interação de dois ou mais jogadores. Os resultados mostraram que a média de propensão ao risco dos participantes teve efeito na preferência de funções do jogo. As trocas sociais e comportamentos de cooperação foram observados a partir da Psicologia Evolucionista. Participantes que apresentavam menor taxa de morte na partida tenderam a apresentar maior pontuação em propensão ao risco. Além disso, participantes que percebiam menos a contribuição do time para o resultado da partida tiveram maior pontuação em Individualismo Vertical, que indica uma vontade maior de vencer ou ser o melhor. Os resultados podem contribuir para a compreensão de como expressão das diferenças individuais se expressam em ambientes de jogos cooperativos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-04T15:39:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-04T15:39:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Pâmella Catherine Salles. Diferenças individuais em interação entre jogadores em League of Legends. 2017. 59f. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33004
identifier_str_mv SANTOS, Pâmella Catherine Salles. Diferenças individuais em interação entre jogadores em League of Legends. 2017. 59f. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33004/1/Diferencasindividuaisinteracao_Santos_2017.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 57755b75b5a6f3eb7984e6320450de3b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833031668563968