Diferenças individuais em interação entre jogadores em League of Legends
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33004 |
Resumo: | Um dos gêneros de jogos que mais se destaca atualmente é o MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), um gênero que propõe uma disputa de dois times formados por 5 jogadores cada um cujo objetivo é conquistar o campo de batalha inimigo. No entanto, ao jogar partidas com pessoas que você não conhece é comum observar comportamentos tóxicos, além de encontrarem frequentemente jogadores que focam muito mais na disputa intragrupo do que intergrupo, como propõe o jogo. Por isso, o objetivo desta pesquisa foi investigar traços de sociabilidade, grau de individualidade e propensão ao risco dos jogadores para buscar identificar algumas prováveis questões que contribuam para estes comportamentos observados. Os participantes foram estudantes de uma instituição de ensino técnico e superior do sexo masculino. Foram constituídas três etapas de pesquisa. A primeira consistiu de um questionário online abrangendo informações sociodemográficas, preferências de jogo e as escalas psicológicas utilizadas no estudo. A segunda etapa consistiu da participação presencial em uma partida de League of Legends, em um laboratório de informática da instituição. Na terceira etapa os participantes responderam a um questionário online informando as percepções e comportamentos observados durante a partida. As partidas foram gravadas e analisadas a posteriori, com a devida classificação de cada interação de dois ou mais jogadores. Os resultados mostraram que a média de propensão ao risco dos participantes teve efeito na preferência de funções do jogo. As trocas sociais e comportamentos de cooperação foram observados a partir da Psicologia Evolucionista. Participantes que apresentavam menor taxa de morte na partida tenderam a apresentar maior pontuação em propensão ao risco. Além disso, participantes que percebiam menos a contribuição do time para o resultado da partida tiveram maior pontuação em Individualismo Vertical, que indica uma vontade maior de vencer ou ser o melhor. Os resultados podem contribuir para a compreensão de como expressão das diferenças individuais se expressam em ambientes de jogos cooperativos. |
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No entanto, ao jogar partidas com pessoas que você não conhece é comum observar comportamentos tóxicos, além de encontrarem frequentemente jogadores que focam muito mais na disputa intragrupo do que intergrupo, como propõe o jogo. Por isso, o objetivo desta pesquisa foi investigar traços de sociabilidade, grau de individualidade e propensão ao risco dos jogadores para buscar identificar algumas prováveis questões que contribuam para estes comportamentos observados. Os participantes foram estudantes de uma instituição de ensino técnico e superior do sexo masculino. Foram constituídas três etapas de pesquisa. A primeira consistiu de um questionário online abrangendo informações sociodemográficas, preferências de jogo e as escalas psicológicas utilizadas no estudo. A segunda etapa consistiu da participação presencial em uma partida de League of Legends, em um laboratório de informática da instituição. Na terceira etapa os participantes responderam a um questionário online informando as percepções e comportamentos observados durante a partida. As partidas foram gravadas e analisadas a posteriori, com a devida classificação de cada interação de dois ou mais jogadores. Os resultados mostraram que a média de propensão ao risco dos participantes teve efeito na preferência de funções do jogo. As trocas sociais e comportamentos de cooperação foram observados a partir da Psicologia Evolucionista. Participantes que apresentavam menor taxa de morte na partida tenderam a apresentar maior pontuação em propensão ao risco. Além disso, participantes que percebiam menos a contribuição do time para o resultado da partida tiveram maior pontuação em Individualismo Vertical, que indica uma vontade maior de vencer ou ser o melhor. Os resultados podem contribuir para a compreensão de como expressão das diferenças individuais se expressam em ambientes de jogos cooperativos.One of the game genres that stands out today is the MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), a genre that proposes a dispute of two teams formed by 5 players each whose goal is to conquer the enemy battlefield. However, when playing matches with people you do not know, in addition to finding players much more on intra-group dispute than intergroup, as proposed by the game. Therefore, the objective of this research was to investigate traits of sociability, degree of individuality and risk propensity of the players to seek to identify some probable elements that contribute to these observed behaviors. The participants were students of the institution of technical and superior education of the masculine sex. Three stages of research were constituted. The first consisted of an online questionnaire covering sociodemographic information, game preferences and the psychological scales used in the study. The second stage consisted of attending a League of Legends game in a computer lab of the institution. In the third stage the participants answered an online questionnaire informing the perceptions and behaviors observed during the game. The matches were recorded and analyzed a posteriori, with the proper classification of each interaction of two or more players. The results showed that the average propensity for risk taking of the participants had an effect on the preference of game functions. Social exchanges and cooperation behaviors were observed from the perspective of Evolutionary Psychology. Participants who had lower death rates in the match tended to present higher propensity for risk taking scores. In addition, participants who perceive less a contribution of team to the outcome of the match had higher score in Vertical Individualism, which indicates a greater desire to win or be the best. The results may contribute to the understanding of how the expression of individual differences express themselves in cooperative game environments.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIAUFRNBrasilPsicologia evolucionistaCooperaçãoMOBALeague of LegendsDiferenças individuais em interação entre jogadores em League of Legendsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDiferencasindividuaisinteracao_Santos_2017.pdfapplication/pdf1493076https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33004/1/Diferencasindividuaisinteracao_Santos_2017.pdf57755b75b5a6f3eb7984e6320450de3bMD51123456789/330042022-05-04 18:46:17.542oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33004Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-04T21:46:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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