O desenho infantil: um facilitador na aquisição da linguagem escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inocêncio, Camila Canário Cerella
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27860
Resumo: This work analyze how children's design assists in the process of acquiring written language, using as a focus the cognitive development. The problem was observed from activities performed in the classroom during the internship, when one of the students used a drawing as a form of representation of written language, from this moment it was verified the need to research the steps of Development of child learning, from drawing to writing. The study was based on theoretical referential and observation in a school environment. Because of the procedural character of learning, it was verified the importance of drawing for language learning written in cognitive aspects. It was also recognized the importance of the performance of the teacher of early childhood education in the literacy process of students
id PUC_SP-1_512fbef741048cc768093d6278732776
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/27860
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Martins, Maria Anita VivianiInocêncio, Camila Canário Cerella2022-09-28T22:10:28Z2022-09-28T22:10:28Z2019-11-06Inocêncio, Camila Canário Cerella. O desenho infantil: um facilitador na aquisição da linguagem escrita. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27860This work analyze how children's design assists in the process of acquiring written language, using as a focus the cognitive development. The problem was observed from activities performed in the classroom during the internship, when one of the students used a drawing as a form of representation of written language, from this moment it was verified the need to research the steps of Development of child learning, from drawing to writing. The study was based on theoretical referential and observation in a school environment. Because of the procedural character of learning, it was verified the importance of drawing for language learning written in cognitive aspects. It was also recognized the importance of the performance of the teacher of early childhood education in the literacy process of studentsEste trabalho tem por objetivo analisar de que modo o desenho infantil auxilia no processo da aquisição da linguagem escrita, utilizando como foco o desenvolvimento cognitivo. A problemática foi observada a partir de atividades realizadas em sala de aula durante o estágio obrigatório, quando uma das alunas usou um desenho como forma de representação da linguagem escrita, a partir deste momento verificou-se a necessidade de pesquisar as etapas de desenvolvimento da aprendizagem infantil, do desenho até a escrita. Caminhou-se em estudos a partir de referenciais teóricos e observação em ambiente escolar. Devido ao caráter processual da aprendizagem, verificou-se a importância do desenho para a aprendizagem da linguagem escrita em aspectos cognitivos. Reconheceu-se ainda a importância do papel do professor de educação infantil no processo de alfabetização de alunosporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODesenho infantilLinguagem escritaDesenvolvimento cognitivoAprendizagemChild designWritten languageCognitive developmentLearningO desenho infantil: um facilitador na aquisição da linguagem escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCamila Canário Cerella Inocêncio - TCC.pdfapplication/pdf382351https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27860/1/Camila%20Can%c3%a1rio%20Cerella%20Inoc%c3%aancio%20-%20TCC.pdfa22f3fc9f5cdcccf6ff428bf1f76d271MD51TEXTCamila Canário Cerella Inocêncio - TCC.pdf.txtCamila Canário Cerella Inocêncio - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain54200https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27860/2/Camila%20Can%c3%a1rio%20Cerella%20Inoc%c3%aancio%20-%20TCC.pdf.txt0764c3a171b49af357884702d8ca5f04MD52THUMBNAILCamila Canário Cerella Inocêncio - TCC.pdf.jpgCamila Canário Cerella Inocêncio - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27860/3/Camila%20Can%c3%a1rio%20Cerella%20Inoc%c3%aancio%20-%20TCC.pdf.jpg4e4fd8aeb848fab998d9a64a797bf637MD53handle/278602022-09-30 20:17:21.598oai:repositorio.pucsp.br:handle/27860Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T23:17:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenho infantil: um facilitador na aquisição da linguagem escrita
title O desenho infantil: um facilitador na aquisição da linguagem escrita
spellingShingle O desenho infantil: um facilitador na aquisição da linguagem escrita
Inocêncio, Camila Canário Cerella
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Desenho infantil
Linguagem escrita
Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem
Child design
Written language
Cognitive development
Learning
title_short O desenho infantil: um facilitador na aquisição da linguagem escrita
title_full O desenho infantil: um facilitador na aquisição da linguagem escrita
title_fullStr O desenho infantil: um facilitador na aquisição da linguagem escrita
title_full_unstemmed O desenho infantil: um facilitador na aquisição da linguagem escrita
title_sort O desenho infantil: um facilitador na aquisição da linguagem escrita
author Inocêncio, Camila Canário Cerella
author_facet Inocêncio, Camila Canário Cerella
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Maria Anita Viviani
dc.contributor.author.fl_str_mv Inocêncio, Camila Canário Cerella
contributor_str_mv Martins, Maria Anita Viviani
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Desenho infantil
Linguagem escrita
Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem
Child design
Written language
Cognitive development
Learning
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho infantil
Linguagem escrita
Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem
dc.subject.eng.fl_str_mv Child design
Written language
Cognitive development
Learning
description This work analyze how children's design assists in the process of acquiring written language, using as a focus the cognitive development. The problem was observed from activities performed in the classroom during the internship, when one of the students used a drawing as a form of representation of written language, from this moment it was verified the need to research the steps of Development of child learning, from drawing to writing. The study was based on theoretical referential and observation in a school environment. Because of the procedural character of learning, it was verified the importance of drawing for language learning written in cognitive aspects. It was also recognized the importance of the performance of the teacher of early childhood education in the literacy process of students
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-28T22:10:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-28T22:10:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Inocêncio, Camila Canário Cerella. O desenho infantil: um facilitador na aquisição da linguagem escrita. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27860
identifier_str_mv Inocêncio, Camila Canário Cerella. O desenho infantil: um facilitador na aquisição da linguagem escrita. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27860/1/Camila%20Can%c3%a1rio%20Cerella%20Inoc%c3%aancio%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27860/2/Camila%20Can%c3%a1rio%20Cerella%20Inoc%c3%aancio%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27860/3/Camila%20Can%c3%a1rio%20Cerella%20Inoc%c3%aancio%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a22f3fc9f5cdcccf6ff428bf1f76d271
0764c3a171b49af357884702d8ca5f04
4e4fd8aeb848fab998d9a64a797bf637
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277942313779200