A relação entre habilidades sociais e o comportamento agressivo em crianças da pré-escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29089 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar a possível relação entre as habilidades sociais e o comportamento agressivo de crianças pré-escolares, para verificar se uma possível deficiência nestas habilidades poderia estar relacionada ao comportamento agressivo observado nas crianças. Uma revisão da literatura foi realizada, com o intuito de trazer mais esclarecimentos sobre o comportamento agressivo e definir o que seria considerado comportamento agressivo para a pesquisa, verificar a abrangência e importância do fenômeno da agressividade nas escolas e investigar o que são as habilidades sociais e como poderiam estar relacionadas aos comportamentos agressivos. Para realizar a análise, foram retirados cinco exemplos de ocorrências agressivas relatadas no trabalho de Silva (2006). Um resumo do método de Silva (2006) foi apresentado, de forma a explicitar como os dados analisados na pesquisa foram obtidos. Por meio da análise foi possível verificar que as habilidades sociais estão diretamente ligadas aos comportamentos interpessoais apropriados, assim como a ausência dessas está relacionada aos comportamentos agressivos. Algumas classes de habilidades sociais mostraram-se em maior deficiência do que outras nos exemplos observados. Tais classes foram: assertividade e resolução de problemas interpessoais. O ensino de tais habilidades mostrouse ser essencial na educação infantil, o que pode não estar ocorrendo, sugerindo a importância de novas pesquisas voltadas e esse tema |
id |
PUC_SP-1_52d42702f06990faa42d12096495242d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29089 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Wajman, SergioCatib, Renata Ferri2022-10-18T17:43:10Z2022-10-18T17:43:10Z2009-12-01Catib, Renata Ferri. A relação entre habilidades sociais e o comportamento agressivo em crianças da pré-escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29089A presente pesquisa teve como objetivo analisar a possível relação entre as habilidades sociais e o comportamento agressivo de crianças pré-escolares, para verificar se uma possível deficiência nestas habilidades poderia estar relacionada ao comportamento agressivo observado nas crianças. Uma revisão da literatura foi realizada, com o intuito de trazer mais esclarecimentos sobre o comportamento agressivo e definir o que seria considerado comportamento agressivo para a pesquisa, verificar a abrangência e importância do fenômeno da agressividade nas escolas e investigar o que são as habilidades sociais e como poderiam estar relacionadas aos comportamentos agressivos. Para realizar a análise, foram retirados cinco exemplos de ocorrências agressivas relatadas no trabalho de Silva (2006). Um resumo do método de Silva (2006) foi apresentado, de forma a explicitar como os dados analisados na pesquisa foram obtidos. Por meio da análise foi possível verificar que as habilidades sociais estão diretamente ligadas aos comportamentos interpessoais apropriados, assim como a ausência dessas está relacionada aos comportamentos agressivos. Algumas classes de habilidades sociais mostraram-se em maior deficiência do que outras nos exemplos observados. Tais classes foram: assertividade e resolução de problemas interpessoais. O ensino de tais habilidades mostrouse ser essencial na educação infantil, o que pode não estar ocorrendo, sugerindo a importância de novas pesquisas voltadas e esse temaporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAgressividadeHabilidades sociaisPré-escolaCriançasA relação entre habilidades sociais e o comportamento agressivo em crianças da pré-escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRENATA FERRI CATIB - TCC.pdfapplication/pdf202024https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29089/1/RENATA%20FERRI%20CATIB%20-%20TCC.pdfcfbca8f7c46094ea36bdbf41c1eddedbMD51TEXTRENATA FERRI CATIB - TCC.pdf.txtRENATA FERRI CATIB - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain95715https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29089/2/RENATA%20FERRI%20CATIB%20-%20TCC.pdf.txte7cc81b9c323dadd64c3eda57e69af1eMD52THUMBNAILRENATA FERRI CATIB - TCC.pdf.jpgRENATA FERRI CATIB - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1224https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29089/3/RENATA%20FERRI%20CATIB%20-%20TCC.pdf.jpgaa5939274ba7d727e8dea5f33097b05aMD53handle/290892022-10-19 01:04:24.008oai:repositorio.pucsp.br:handle/29089Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-19T04:04:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A relação entre habilidades sociais e o comportamento agressivo em crianças da pré-escola |
title |
A relação entre habilidades sociais e o comportamento agressivo em crianças da pré-escola |
spellingShingle |
A relação entre habilidades sociais e o comportamento agressivo em crianças da pré-escola Catib, Renata Ferri CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Agressividade Habilidades sociais Pré-escola Crianças |
title_short |
A relação entre habilidades sociais e o comportamento agressivo em crianças da pré-escola |
title_full |
A relação entre habilidades sociais e o comportamento agressivo em crianças da pré-escola |
title_fullStr |
A relação entre habilidades sociais e o comportamento agressivo em crianças da pré-escola |
title_full_unstemmed |
A relação entre habilidades sociais e o comportamento agressivo em crianças da pré-escola |
title_sort |
A relação entre habilidades sociais e o comportamento agressivo em crianças da pré-escola |
author |
Catib, Renata Ferri |
author_facet |
Catib, Renata Ferri |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wajman, Sergio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Catib, Renata Ferri |
contributor_str_mv |
Wajman, Sergio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Agressividade Habilidades sociais Pré-escola Crianças |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agressividade Habilidades sociais Pré-escola Crianças |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a possível relação entre as habilidades sociais e o comportamento agressivo de crianças pré-escolares, para verificar se uma possível deficiência nestas habilidades poderia estar relacionada ao comportamento agressivo observado nas crianças. Uma revisão da literatura foi realizada, com o intuito de trazer mais esclarecimentos sobre o comportamento agressivo e definir o que seria considerado comportamento agressivo para a pesquisa, verificar a abrangência e importância do fenômeno da agressividade nas escolas e investigar o que são as habilidades sociais e como poderiam estar relacionadas aos comportamentos agressivos. Para realizar a análise, foram retirados cinco exemplos de ocorrências agressivas relatadas no trabalho de Silva (2006). Um resumo do método de Silva (2006) foi apresentado, de forma a explicitar como os dados analisados na pesquisa foram obtidos. Por meio da análise foi possível verificar que as habilidades sociais estão diretamente ligadas aos comportamentos interpessoais apropriados, assim como a ausência dessas está relacionada aos comportamentos agressivos. Algumas classes de habilidades sociais mostraram-se em maior deficiência do que outras nos exemplos observados. Tais classes foram: assertividade e resolução de problemas interpessoais. O ensino de tais habilidades mostrouse ser essencial na educação infantil, o que pode não estar ocorrendo, sugerindo a importância de novas pesquisas voltadas e esse tema |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-18T17:43:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-18T17:43:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Catib, Renata Ferri. A relação entre habilidades sociais e o comportamento agressivo em crianças da pré-escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29089 |
identifier_str_mv |
Catib, Renata Ferri. A relação entre habilidades sociais e o comportamento agressivo em crianças da pré-escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29089/1/RENATA%20FERRI%20CATIB%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29089/2/RENATA%20FERRI%20CATIB%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29089/3/RENATA%20FERRI%20CATIB%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cfbca8f7c46094ea36bdbf41c1eddedb e7cc81b9c323dadd64c3eda57e69af1e aa5939274ba7d727e8dea5f33097b05a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277817652772864 |