A PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS ACERCA DA AGRESSIVIDADE EM PRÉ-ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Lauren Beltrão
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Crepaldi, Maria Aparecida, Vieira, Mauro Luís, Bigras, Marc
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/2355
Resumo: Os anos pré-escolares constituem um período crucial, durante o qual as crianças aprendem estratégias de substituição à agressão. Este estudo tem como objetivo caracterizar o comportamento agressivo de crianças de quatro a seis anos de idade. Vinte e seis educadoras de 50 crianças entre quatro e seis anos de idade responderam o Inventário do Comportamento Infantil (TRF) e a Escala de Comportamento Social do Pré-escolar (PSBS-T). As crianças foram selecionadas a partir de treze instituições de educação infantil de Santa Catarina. O tratamento dos dados envolveu análise descritiva e relacional por meio do programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) e do software Assessment Data Manager (ADM). As crianças foram caracterizadas como pouco agressivas e apresentaram alto escore de comportamento pró-social. Quanto mais comportamentos agressivos a criança apresenta, maior é a sua dificuldade em se relacionar com seus pares. Os resultados sugerem o processo de substituição da agressão física por formas mais elaboradas de resolver conflitos como a agressão indireta.
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