A criança, a poesia e o primitivo: "Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Judar, Tânia Veiga
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29353
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo realizar uma leitura do livro “Primeiro Caderno do Aluno de Poesia Oswald de Andrade”, a partir de eixos estéticos criados no modernismo brasileiro como o primitivismo e sua relação criativa com o gênero poesia. Ao abordar as ligações existentes na poética de Oswald de Andrade, do olhar infantil com o primitivismo, buscaremos estabelecer relações entre os temas que são desarticulados através do fazer poético da criança protagonista da obra, como a forma livro, a poesia, a ilustração e a linguagem. A recusa pelas formas vigentes estão situadas no horizonte vanguardista do autor, a partir de uma proposta crítica, objetivada pelo Manifesto da Poesia Pau Brasil. Buscaremos compreender no estudo a relação intrínseca entre os conceitos de primitivo, do olhar infantil e da consequente transgressão imprimida na obra. Assim, ao se afastar da poesia, o autor acaba encontrando os valores formativos da uma linguagem poética nova em que as relações entre palavra, ilustração e livro são desarticuladas para a obtenção de um fazer poético orientado pela percepção da criança e pela recuperação de um sentido de originalidade a partir da ideia de primitivo. Teremos como hipótese a criação de um objeto singular que desafia a forma tradicional da noção de poético ao adotar aquilo que torna brinquedo o funcional, em acidente o modelo, em criação o erro, o que oferece uma nova proposta de arte para o projeto do autor. Oswald desloca as palavras do âmbito informativo e de suas relações habituais e inaugura um novo pensar sobre a arte literária, como o puro condutor de um processo de transformação que busca na fonte primitiva o resgate de valores intrínsecos à natureza poética da palavra
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spelling Maio, Sandro RobertoJudar, Tânia Veiga2022-10-25T21:00:59Z2022-10-25T21:00:59Z2014-03-11Judar, Tânia Veiga. A criança, a poesia e o primitivo: "Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade". 2014. Monografia de Especialização (Especialização em Literatura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29353O presente trabalho tem como objetivo realizar uma leitura do livro “Primeiro Caderno do Aluno de Poesia Oswald de Andrade”, a partir de eixos estéticos criados no modernismo brasileiro como o primitivismo e sua relação criativa com o gênero poesia. Ao abordar as ligações existentes na poética de Oswald de Andrade, do olhar infantil com o primitivismo, buscaremos estabelecer relações entre os temas que são desarticulados através do fazer poético da criança protagonista da obra, como a forma livro, a poesia, a ilustração e a linguagem. A recusa pelas formas vigentes estão situadas no horizonte vanguardista do autor, a partir de uma proposta crítica, objetivada pelo Manifesto da Poesia Pau Brasil. Buscaremos compreender no estudo a relação intrínseca entre os conceitos de primitivo, do olhar infantil e da consequente transgressão imprimida na obra. Assim, ao se afastar da poesia, o autor acaba encontrando os valores formativos da uma linguagem poética nova em que as relações entre palavra, ilustração e livro são desarticuladas para a obtenção de um fazer poético orientado pela percepção da criança e pela recuperação de um sentido de originalidade a partir da ideia de primitivo. Teremos como hipótese a criação de um objeto singular que desafia a forma tradicional da noção de poético ao adotar aquilo que torna brinquedo o funcional, em acidente o modelo, em criação o erro, o que oferece uma nova proposta de arte para o projeto do autor. Oswald desloca as palavras do âmbito informativo e de suas relações habituais e inaugura um novo pensar sobre a arte literária, como o puro condutor de um processo de transformação que busca na fonte primitiva o resgate de valores intrínsecos à natureza poética da palavraporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em LiteraturaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADAOswald de AndradePrimitivismoPoesiaCriançaLivroA criança, a poesia e o primitivo: "Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALTÂNIA VEIGA JUDAR.pdfapplication/pdf1923659https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29353/1/T%c3%82NIA%20VEIGA%20JUDAR.pdf3d1c33c9473aec649d946aa6e298f9feMD51TEXTTÂNIA VEIGA JUDAR.pdf.txtTÂNIA VEIGA JUDAR.pdf.txtExtracted texttext/plain167476https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29353/2/T%c3%82NIA%20VEIGA%20JUDAR.pdf.txtc85b1c124608b5e07e807d33d152d4b8MD52THUMBNAILTÂNIA VEIGA JUDAR.pdf.jpgTÂNIA VEIGA JUDAR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29353/3/T%c3%82NIA%20VEIGA%20JUDAR.pdf.jpg37a92fabe91024d5ba544d89c4a7a18aMD53handle/293532022-10-26 01:02:48.489oai:repositorio.pucsp.br:handle/29353Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-26T04:02:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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