Estatuto científico da psicanálise: cientificista ou pseudociência?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26188 |
Resumo: | O trabalho parte da comparação de duas críticas à psicanálise em relação a sua cientificidade. De um lado, temos a crítica de autores predominantemente franceses e de inspiração fenomenológica, hermenêutica e existencialista. Esses enxergam nas vinculações da psicanálise com as ciências naturais de seu tempo o princípio da deturpação que a doutrina de Freud faria do ser humano e sua existência. Para eles, a psicanálise pecaria por ser excessivamente científica. Do outro lado temos uma crítica majoritariamente anglófona e americana que acusa a psicanálise de ser uma pseudociência, uma vez que a disciplina, segundo esses críticos, trabalha com teses cuja validade ela não consegue provar. Isso relegaria a psicanálise a ser um mero exercício especulativo sem fundamentação científica. Evitei entrar em discussões sobre a pertinência das leituras que essas críticas fazem da obra de Freud, o que nos jogaria em um trabalho textual mais detido sobre a obra do pai da psicanálise. Ao invés disso, tentei priorizar uma análise epistemológica dessas críticas, perguntando sobre seus pressupostos, a organização do seu campo de conhecimento e tentando entender que tipo de práticas eram produzidas por seus critérios de validade e cientificidade. Com isso, desejo me aproximar do debate contemporâneo entre ciência e psicanálise, cuja relevância e impacto social já é percebido, por exemplo, no grande número de publicações a respeito do assunto nos últimos tempos, na presença desse debate mesmo em meios não especializados como jornais de grande circulação e nas formulações de políticas públicas na área da saúde que tomam uma posição na discussão |
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