Multiculturalismo e educação: uma proposta de gestão multicultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Gisele dos Santos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18508
Resumo: Este trabalho trata da relação entre multiculturalismo e miscigenação no debate educacional brasileiro. A formação social brasileira foi composta sob a influência de múltiplas culturas e misturas ao longo dos tempos e, apesar disso, a miscigenação vem lutando para sobreviver frente a sua negação efetuada pelos sistemas educacionais implantados no Brasil. A história brasileira nega a sua miscigenação impondo uma única cultura: a Européia trazida pelos Jesuítas, no período de colonização, e a aculturação via instrução formal. Por esse motivo, historicamente no Brasil, o movimento cultural enfrentou discrepâncias de posições nos debates sobre a formação social brasileira e sua miscigenação. Se observarmos o debate social no Brasil encontraremos tendências que negaram a miscigenação biológica e cultural, ou seja, negaram um fenômeno social, econômico, ideológico e político. Problematizar as causas e as conseqüências da imposição de uma cultura branca e européia, no processo educacional brasileiro, é importante no sentido de se elaborar uma consciência cujo objetivo é propor mudanças ou criar mecanismos de correção deste problema. Da década de 1990 para cá, o ambiente educacional tem se contagiado com um conjunto de idéias designadas multiculturalista que pretende, no Brasil, chamar a atenção para a negação histórica das contribuições da cultura negra e indígena. Todavia, observamos a existência de dois posicionamentos antagônicos sobre multiculturalismo: um que vem se desenvolvendo pela via da negação da formação social miscigenada e outro que se constrói pela visão simplista da somatória de culturas. Analisar essas tendências que atuam nos cenário da educação inclusiva é trabalhar com a questão da inclusão envolvendo o debate teórico sobre o multiculturalismo e ver como este atinge a formação dos professores e a própria escola. O papel do professor neste contexto das discussões multiculturalista e de inclusão social é imprescindível, uma vez que este se desdobra nas relações de trabalho estabelecidas em sala de aula, possibilitando com o aluno e sua identidade cultural um trabalho harmonioso. Há de se notar que grande parte dos problemas de auto-estima é resultado das distorções causadas pelas questões raciais e sociais visto que ao se defrontar com situações onde sua identidade é questionada este aluno miscigenado tem comportamento diverso em decorrência de sua falta de auto-reconhecimento como negro/índio/branco e, em sua maioria, passando assim a adotar culturas, tradições e costumes diferentes dos das suas origens. Este trabalho tem por objetivo identificar quais as implicações do debate multiculturalista e do processo de miscigenação e seus possíveis desdobramentos na escola
id PUC_SP-1_55142750bbc3ae1c5c5bd0bf44027f68
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/18508
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Peixoto, Madalena Guascohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4719535Y5Santana, Gisele dos Santos2016-07-28T20:39:21Z2016-04-29T14:49:57Z2007-11-30Santana, Gisele dos Santos. Multiculturalismo e educação: uma proposta de gestão multicultural. 2007. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18508Este trabalho trata da relação entre multiculturalismo e miscigenação no debate educacional brasileiro. A formação social brasileira foi composta sob a influência de múltiplas culturas e misturas ao longo dos tempos e, apesar disso, a miscigenação vem lutando para sobreviver frente a sua negação efetuada pelos sistemas educacionais implantados no Brasil. A história brasileira nega a sua miscigenação impondo uma única cultura: a Européia trazida pelos Jesuítas, no período de colonização, e a aculturação via instrução formal. Por esse motivo, historicamente no Brasil, o movimento cultural enfrentou discrepâncias de posições nos debates sobre a formação social brasileira e sua miscigenação. Se observarmos o debate social no Brasil encontraremos tendências que negaram a miscigenação biológica e cultural, ou seja, negaram um fenômeno social, econômico, ideológico e político. Problematizar as causas e as conseqüências da imposição de uma cultura branca e européia, no processo educacional brasileiro, é importante no sentido de se elaborar uma consciência cujo objetivo é propor mudanças ou criar mecanismos de correção deste problema. Da década de 1990 para cá, o ambiente educacional tem se contagiado com um conjunto de idéias designadas multiculturalista que pretende, no Brasil, chamar a atenção para a negação histórica das contribuições da cultura negra e indígena. Todavia, observamos a existência de dois posicionamentos antagônicos sobre multiculturalismo: um que vem se desenvolvendo pela via da negação da formação social miscigenada e outro que se constrói pela visão simplista da somatória de culturas. Analisar essas tendências que atuam nos cenário da educação inclusiva é trabalhar com a questão da inclusão envolvendo o debate teórico sobre o multiculturalismo e ver como este atinge a formação dos professores e a própria escola. O papel do professor neste contexto das discussões multiculturalista e de inclusão social é imprescindível, uma vez que este se desdobra nas relações de trabalho estabelecidas em sala de aula, possibilitando com o aluno e sua identidade cultural um trabalho harmonioso. Há de se notar que grande parte dos problemas de auto-estima é resultado das distorções causadas pelas questões raciais e sociais visto que ao se defrontar com situações onde sua identidade é questionada este aluno miscigenado tem comportamento diverso em decorrência de sua falta de auto-reconhecimento como negro/índio/branco e, em sua maioria, passando assim a adotar culturas, tradições e costumes diferentes dos das suas origens. Este trabalho tem por objetivo identificar quais as implicações do debate multiculturalista e do processo de miscigenação e seus possíveis desdobramentos na escolaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35338/Gisele.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducaçãoMulticulturalismoFormação continuadaMiscigenaçãoMulticulturalismo e educação: uma proposta de gestão multiculturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTGisele.pdf.txtGisele.pdf.txtExtracted texttext/plain65275https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18508/3/Gisele.pdf.txtd9a5c95de0d3a56e8297284e56a1b8a0MD53THUMBNAILGisele.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18508/1/Gisele.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51ORIGINALGisele.pdfapplication/pdf107745https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18508/2/Gisele.pdfd8e36aba8b72ac4b9edb02777d90a624MD52handle/185082022-12-21 17:01:32.823oai:repositorio.pucsp.br:handle/18508Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-21T20:01:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Multiculturalismo e educação: uma proposta de gestão multicultural
title Multiculturalismo e educação: uma proposta de gestão multicultural
spellingShingle Multiculturalismo e educação: uma proposta de gestão multicultural
Santana, Gisele dos Santos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação
Multiculturalismo
Formação continuada
Miscigenação
title_short Multiculturalismo e educação: uma proposta de gestão multicultural
title_full Multiculturalismo e educação: uma proposta de gestão multicultural
title_fullStr Multiculturalismo e educação: uma proposta de gestão multicultural
title_full_unstemmed Multiculturalismo e educação: uma proposta de gestão multicultural
title_sort Multiculturalismo e educação: uma proposta de gestão multicultural
author Santana, Gisele dos Santos
author_facet Santana, Gisele dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peixoto, Madalena Guasco
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4719535Y5
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Gisele dos Santos
contributor_str_mv Peixoto, Madalena Guasco
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação
Multiculturalismo
Formação continuada
Miscigenação
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Multiculturalismo
Formação continuada
Miscigenação
description Este trabalho trata da relação entre multiculturalismo e miscigenação no debate educacional brasileiro. A formação social brasileira foi composta sob a influência de múltiplas culturas e misturas ao longo dos tempos e, apesar disso, a miscigenação vem lutando para sobreviver frente a sua negação efetuada pelos sistemas educacionais implantados no Brasil. A história brasileira nega a sua miscigenação impondo uma única cultura: a Européia trazida pelos Jesuítas, no período de colonização, e a aculturação via instrução formal. Por esse motivo, historicamente no Brasil, o movimento cultural enfrentou discrepâncias de posições nos debates sobre a formação social brasileira e sua miscigenação. Se observarmos o debate social no Brasil encontraremos tendências que negaram a miscigenação biológica e cultural, ou seja, negaram um fenômeno social, econômico, ideológico e político. Problematizar as causas e as conseqüências da imposição de uma cultura branca e européia, no processo educacional brasileiro, é importante no sentido de se elaborar uma consciência cujo objetivo é propor mudanças ou criar mecanismos de correção deste problema. Da década de 1990 para cá, o ambiente educacional tem se contagiado com um conjunto de idéias designadas multiculturalista que pretende, no Brasil, chamar a atenção para a negação histórica das contribuições da cultura negra e indígena. Todavia, observamos a existência de dois posicionamentos antagônicos sobre multiculturalismo: um que vem se desenvolvendo pela via da negação da formação social miscigenada e outro que se constrói pela visão simplista da somatória de culturas. Analisar essas tendências que atuam nos cenário da educação inclusiva é trabalhar com a questão da inclusão envolvendo o debate teórico sobre o multiculturalismo e ver como este atinge a formação dos professores e a própria escola. O papel do professor neste contexto das discussões multiculturalista e de inclusão social é imprescindível, uma vez que este se desdobra nas relações de trabalho estabelecidas em sala de aula, possibilitando com o aluno e sua identidade cultural um trabalho harmonioso. Há de se notar que grande parte dos problemas de auto-estima é resultado das distorções causadas pelas questões raciais e sociais visto que ao se defrontar com situações onde sua identidade é questionada este aluno miscigenado tem comportamento diverso em decorrência de sua falta de auto-reconhecimento como negro/índio/branco e, em sua maioria, passando assim a adotar culturas, tradições e costumes diferentes dos das suas origens. Este trabalho tem por objetivo identificar quais as implicações do debate multiculturalista e do processo de miscigenação e seus possíveis desdobramentos na escola
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-28T20:39:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-29T14:49:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Santana, Gisele dos Santos. Multiculturalismo e educação: uma proposta de gestão multicultural. 2007. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18508
identifier_str_mv Santana, Gisele dos Santos. Multiculturalismo e educação: uma proposta de gestão multicultural. 2007. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18508/3/Gisele.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18508/1/Gisele.pdf.jpg
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18508/2/Gisele.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d9a5c95de0d3a56e8297284e56a1b8a0
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
d8e36aba8b72ac4b9edb02777d90a624
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277966112260096