MULTICULTURALISMOS E FORMAÇÃO DOCENTE: APROXIMAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Regina Célia do
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: ANADON, SIMONE BARRETO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11691
Resumo: Resumo Os estudos sobre multiculturalismo têm contribuído sobremaneira para repensarmos a formação docente. Todavia urge ultrapassarmos os discursos que o qualificam apenas como panaceia. Neste texto exploramos o conceito não como remédio para todos os males, mas como possibilidades de nos posicionarmos no mundo diante das múltiplas culturas que o compõe e na contramão de discursos hegemônicos que inferiorizam culturas não brancas, não eurocêntricas. Construir no contexto da formação docente textos mais democráticos, mais inclusivos, menos etnocêntricos, menos preconceituosos, são apenas alguns dos desafios suscitados pelo multiculturalismo e que os currículos que formam professores têm de lidar permanentemente. O multiculturalismo como entendemos é uma proposta de democratização que respeita e inclui pluralismos, fundamentalmente éticos uma vez que a cultura é variada e multiforme, que questiona os discursos essencialistas identitários, que busca construir sociedades mais justas e igualitárias.
id FURG-12_e897725c389a7176affb84492dafd173
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/11691
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling MULTICULTURALISMOS E FORMAÇÃO DOCENTE: APROXIMAÇÕESPalavras chavemulticulturalismocurrículoseducação multiculturalformação docente.Resumo Os estudos sobre multiculturalismo têm contribuído sobremaneira para repensarmos a formação docente. Todavia urge ultrapassarmos os discursos que o qualificam apenas como panaceia. Neste texto exploramos o conceito não como remédio para todos os males, mas como possibilidades de nos posicionarmos no mundo diante das múltiplas culturas que o compõe e na contramão de discursos hegemônicos que inferiorizam culturas não brancas, não eurocêntricas. Construir no contexto da formação docente textos mais democráticos, mais inclusivos, menos etnocêntricos, menos preconceituosos, são apenas alguns dos desafios suscitados pelo multiculturalismo e que os currículos que formam professores têm de lidar permanentemente. O multiculturalismo como entendemos é uma proposta de democratização que respeita e inclui pluralismos, fundamentalmente éticos uma vez que a cultura é variada e multiforme, que questiona os discursos essencialistas identitários, que busca construir sociedades mais justas e igualitárias.Lepidus2021-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1169110.14295/rds.v22i2.11691Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: Textos e Contextos da Docência: reflexões e discussões políticas e pedagógicas.; 103-1161809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11691/8804Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCouto, Regina Célia doANADON, SIMONE BARRETO2021-06-17T22:07:22Zoai:periodicos.furg.br:article/11691Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2021-06-17T22:07:22Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv MULTICULTURALISMOS E FORMAÇÃO DOCENTE: APROXIMAÇÕES
title MULTICULTURALISMOS E FORMAÇÃO DOCENTE: APROXIMAÇÕES
spellingShingle MULTICULTURALISMOS E FORMAÇÃO DOCENTE: APROXIMAÇÕES
Couto, Regina Célia do
Palavras chave
multiculturalismo
currículos
educação multicultural
formação docente.
title_short MULTICULTURALISMOS E FORMAÇÃO DOCENTE: APROXIMAÇÕES
title_full MULTICULTURALISMOS E FORMAÇÃO DOCENTE: APROXIMAÇÕES
title_fullStr MULTICULTURALISMOS E FORMAÇÃO DOCENTE: APROXIMAÇÕES
title_full_unstemmed MULTICULTURALISMOS E FORMAÇÃO DOCENTE: APROXIMAÇÕES
title_sort MULTICULTURALISMOS E FORMAÇÃO DOCENTE: APROXIMAÇÕES
author Couto, Regina Célia do
author_facet Couto, Regina Célia do
ANADON, SIMONE BARRETO
author_role author
author2 ANADON, SIMONE BARRETO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Regina Célia do
ANADON, SIMONE BARRETO
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras chave
multiculturalismo
currículos
educação multicultural
formação docente.
topic Palavras chave
multiculturalismo
currículos
educação multicultural
formação docente.
description Resumo Os estudos sobre multiculturalismo têm contribuído sobremaneira para repensarmos a formação docente. Todavia urge ultrapassarmos os discursos que o qualificam apenas como panaceia. Neste texto exploramos o conceito não como remédio para todos os males, mas como possibilidades de nos posicionarmos no mundo diante das múltiplas culturas que o compõe e na contramão de discursos hegemônicos que inferiorizam culturas não brancas, não eurocêntricas. Construir no contexto da formação docente textos mais democráticos, mais inclusivos, menos etnocêntricos, menos preconceituosos, são apenas alguns dos desafios suscitados pelo multiculturalismo e que os currículos que formam professores têm de lidar permanentemente. O multiculturalismo como entendemos é uma proposta de democratização que respeita e inclui pluralismos, fundamentalmente éticos uma vez que a cultura é variada e multiforme, que questiona os discursos essencialistas identitários, que busca construir sociedades mais justas e igualitárias.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11691
10.14295/rds.v22i2.11691
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11691
identifier_str_mv 10.14295/rds.v22i2.11691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11691/8804
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 22 n. 2 (2020): DOSSIÊ: Textos e Contextos da Docência: reflexões e discussões políticas e pedagógicas.; 103-116
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041941455568896