Um estudo de áreas com alunos da 6ª série do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Gisela Hernandes
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11215
Resumo: The purpose of this work was to investigate whether students of the 6th grade could evolve in their knowledge of the area concept during the delivery of a didactic intervention designed in the light of the theoretical framework of Douady. Several previous investigations had already pointed out and tried to explain the difficulties students face during the acquisition of that concept. In the present work, instead of focusing on the difficulties themselves, we sought to analyze the knowledge evolution that students could attain while exposed to a teaching sequence that took into account the phases of the tool object dialectic. In the course of this intervention, phases of the notion of domain interaction where used to keep track of improvements in the students outputs. Assessment of each session enabled us to select topics to be discussed in the subsequent ones, and led to adjustments to the original sequence. Results showed the phases of the tool object dialectic to constitute an effective resource for promoting progress among students in their knowledge of the area concept
id PUC_SP-1_55e4272fa4c94e90ace22243bf9293e6
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11215
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Maranhão, Maria Cristina Souza de AlbuquerqueGomes, Gisela Hernandes2016-04-27T16:58:17Z2007-08-032000-12-01Gomes, Gisela Hernandes. Um estudo de áreas com alunos da 6ª série do ensino fundamental. 2000. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11215The purpose of this work was to investigate whether students of the 6th grade could evolve in their knowledge of the area concept during the delivery of a didactic intervention designed in the light of the theoretical framework of Douady. Several previous investigations had already pointed out and tried to explain the difficulties students face during the acquisition of that concept. In the present work, instead of focusing on the difficulties themselves, we sought to analyze the knowledge evolution that students could attain while exposed to a teaching sequence that took into account the phases of the tool object dialectic. In the course of this intervention, phases of the notion of domain interaction where used to keep track of improvements in the students outputs. Assessment of each session enabled us to select topics to be discussed in the subsequent ones, and led to adjustments to the original sequence. Results showed the phases of the tool object dialectic to constitute an effective resource for promoting progress among students in their knowledge of the area conceptEsta pesquisa teve por objetivo estudar a evolução de conhecimentos alcançada por alunos da 6 a série do ensino fundamental a respeito do conceito de área ao se aplicar uma seqüência didática elaborada à luz do quadro teórico de Douady. Diversas pesquisas apontam dificuldades de alunos na aprendizagem desse conceito, fornecendo, além disso, explicações para essas dificuldades. Em nossa pesquisa, em vez de focarmos as dificuldades que os alunos pudessem apresentar durante a realização da seqüência, visamos analisar a evolução de seus conhecimentos por meio de uma intervenção didática concebida segundo as fases da dialética ferramenta objeto. Seguindo essas fases, procedemos a diversas verificações de aprendizagem, nas quais utilizamos certas fases da noção de interação entre domínios para a análise das produções desses alunos. Tais análises nos serviram para a seleção de discussões importantes a conduzir nas sessões seguintes, tendo em vista a progressão da seqüência. Os resultados obtidos permitiram concluir que o recurso às fases da dialética ferramenta objeto possibilitou progresso de conhecimentos aos alunosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22277/Gisela%20Hernandes.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoAreasAvaliacao de conhecimentosEnsino fundamentalMatematica -- Estudo e ensinoEducacao matematicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUm estudo de áreas com alunos da 6ª série do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTGisela Hernandes.pdf.txtGisela Hernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain164610https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11215/3/Gisela%20Hernandes.pdf.txte67443fa340d6d0a5033a98dca151aa5MD53ORIGINALGisela Hernandes.pdfapplication/pdf358745https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11215/1/Gisela%20Hernandes.pdf3d59f9087414ea623863932041ede9c4MD51THUMBNAILGisela Hernandes.pdf.jpgGisela Hernandes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11215/2/Gisela%20Hernandes.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/112152022-04-28 04:08:19.345oai:repositorio.pucsp.br:handle/11215Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T07:08:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Um estudo de áreas com alunos da 6ª série do ensino fundamental
title Um estudo de áreas com alunos da 6ª série do ensino fundamental
spellingShingle Um estudo de áreas com alunos da 6ª série do ensino fundamental
Gomes, Gisela Hernandes
Areas
Avaliacao de conhecimentos
Ensino fundamental
Matematica -- Estudo e ensino
Educacao matematica
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Um estudo de áreas com alunos da 6ª série do ensino fundamental
title_full Um estudo de áreas com alunos da 6ª série do ensino fundamental
title_fullStr Um estudo de áreas com alunos da 6ª série do ensino fundamental
title_full_unstemmed Um estudo de áreas com alunos da 6ª série do ensino fundamental
title_sort Um estudo de áreas com alunos da 6ª série do ensino fundamental
author Gomes, Gisela Hernandes
author_facet Gomes, Gisela Hernandes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maranhão, Maria Cristina Souza de Albuquerque
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Gisela Hernandes
contributor_str_mv Maranhão, Maria Cristina Souza de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Areas
Avaliacao de conhecimentos
Ensino fundamental
Matematica -- Estudo e ensino
Educacao matematica
topic Areas
Avaliacao de conhecimentos
Ensino fundamental
Matematica -- Estudo e ensino
Educacao matematica
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The purpose of this work was to investigate whether students of the 6th grade could evolve in their knowledge of the area concept during the delivery of a didactic intervention designed in the light of the theoretical framework of Douady. Several previous investigations had already pointed out and tried to explain the difficulties students face during the acquisition of that concept. In the present work, instead of focusing on the difficulties themselves, we sought to analyze the knowledge evolution that students could attain while exposed to a teaching sequence that took into account the phases of the tool object dialectic. In the course of this intervention, phases of the notion of domain interaction where used to keep track of improvements in the students outputs. Assessment of each session enabled us to select topics to be discussed in the subsequent ones, and led to adjustments to the original sequence. Results showed the phases of the tool object dialectic to constitute an effective resource for promoting progress among students in their knowledge of the area concept
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000-12-01
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:58:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Gomes, Gisela Hernandes. Um estudo de áreas com alunos da 6ª série do ensino fundamental. 2000. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11215
identifier_str_mv Gomes, Gisela Hernandes. Um estudo de áreas com alunos da 6ª série do ensino fundamental. 2000. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11215/3/Gisela%20Hernandes.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11215/1/Gisela%20Hernandes.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11215/2/Gisela%20Hernandes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e67443fa340d6d0a5033a98dca151aa5
3d59f9087414ea623863932041ede9c4
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277816150163456