Uma aproximação entre Paulo Freire e fenomenologia existencial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28443 |
Resumo: | A presente pesquisa intencionou aproximar o pensamento do filósofo alemão Martin Heidegger e do educador brasileiro Paulo Freire. Para isso, partiu-se da leitura de três obras de Freire, a saber: Educação como Prática de Liberdade, Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Esperança, e a da obra Ser e Tempo de Heidegger, focando principalmente em uma noção apresentada nela, o agente ou impessoalidade. Paulo Freire ficou conhecido por seu trabalho com educação de jovens e adultos, através do que ele chamava de Educação Libertadora. Heidegger, principal pensador da fenomenologia existencial, se propôs a pensar uma questão a muito perseguida pela filosofia, a questão do ser. Com a pesquisa, concluiu-se que mesmo com as diferenças de contexto social e cultural e de objetivos dos dois pensadores, essa aproximação é possível. Destaca-se a proximidade das visões de homem e da relação deste com o mundo. Além disso, a preocupação com a questão da massificação é muito presente em ambos, essa tendo relação direta com uma maneira imprópria/inautêntica ou própria/autêntica de estar e se relacionar com o mundo |
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