Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31034 |
Resumo: | This study aims to expatiate on the reflection regarding the playful in the field of Educational Psychology, and its importance in the diagnosis as well as the intervention in the person in attendance. Therefore, the works of Piaget, Alicia Fernandez, Sara Pain, D.W. Winnicott, Gilles Brougère, among others, have been revisited in order to make sense from them necessity of a child to establish as a goal the appropriation of the authorship of through playing. It is seek to reflect over positive influence which the playful behavior provides to the psychic, affective, motor and cognitive development is reported, leading to the conclusion that the appropriation of knowledge is the appropriation of authorship of thought |
id |
PUC_SP-1_56e5cef065a5190afbc00f4293705471 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/31034 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Campos, Terezinha Calil PadisDelarco, Célia Maria Trentin2023-02-28T22:37:49Z2023-02-28T22:37:49Z2010-08-03Delarco, Célia Maria Trentin. Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31034This study aims to expatiate on the reflection regarding the playful in the field of Educational Psychology, and its importance in the diagnosis as well as the intervention in the person in attendance. Therefore, the works of Piaget, Alicia Fernandez, Sara Pain, D.W. Winnicott, Gilles Brougère, among others, have been revisited in order to make sense from them necessity of a child to establish as a goal the appropriation of the authorship of through playing. It is seek to reflect over positive influence which the playful behavior provides to the psychic, affective, motor and cognitive development is reported, leading to the conclusion that the appropriation of knowledge is the appropriation of authorship of thoughtO objetivo deste estudo é discorrer sobre a reflexão do lúdico na Psicopedagogia, sua importância no diagnóstico da pessoa em atendimento psicopedagógico e formas de intervenção. Para tanto, obras como as de Piaget, Alicia Fernandez, Sara Pain, D. W. Winnicott, Gilles Brougére foram revisitadas para que das mesmas pudesse ser compreendida a necessidade de a criança tomar o brincar como o seu objeto de apropriação de autoria de pensamento. Procura-se fazer também uma reflexão sobre a influência positiva que o lúdico propicia ao desenvolvimento psíquico, afetivo, motor e cognitivo da pessoa em atendimento. Por fim, relata-se sobre a necessidade do lúdico em todas as fases deste desenvolvimento, concluindo-se que mais do que uma apropriação de saber, o brincar é a apropriação da autoria de pensamentoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em PsicopedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALPsicopedagogiaDiagnósticoIntervençãoO brincarAutoria de pensamentoAprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCÉLIA MARIA TRENTIN DELARCO.pdfapplication/pdf344394https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31034/1/C%c3%89LIA%20MARIA%20TRENTIN%20DELARCO.pdf974158c67d712c5156e77a4baf51a464MD51TEXTCÉLIA MARIA TRENTIN DELARCO.pdf.txtCÉLIA MARIA TRENTIN DELARCO.pdf.txtExtracted texttext/plain130421https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31034/2/C%c3%89LIA%20MARIA%20TRENTIN%20DELARCO.pdf.txt97c0a66b8a27113bef3e1bf6fffe9aefMD52THUMBNAILCÉLIA MARIA TRENTIN DELARCO.pdf.jpgCÉLIA MARIA TRENTIN DELARCO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31034/3/C%c3%89LIA%20MARIA%20TRENTIN%20DELARCO.pdf.jpg46504f40f05923e86390cbfb4cd17295MD53handle/310342023-03-01 01:05:18.109oai:repositorio.pucsp.br:handle/31034Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-01T04:05:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico |
title |
Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico |
spellingShingle |
Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico Delarco, Célia Maria Trentin CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL Psicopedagogia Diagnóstico Intervenção O brincar Autoria de pensamento |
title_short |
Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico |
title_full |
Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico |
title_fullStr |
Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico |
title_full_unstemmed |
Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico |
title_sort |
Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico |
author |
Delarco, Célia Maria Trentin |
author_facet |
Delarco, Célia Maria Trentin |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Terezinha Calil Padis |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delarco, Célia Maria Trentin |
contributor_str_mv |
Campos, Terezinha Calil Padis |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL Psicopedagogia Diagnóstico Intervenção O brincar Autoria de pensamento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicopedagogia Diagnóstico Intervenção O brincar Autoria de pensamento |
description |
This study aims to expatiate on the reflection regarding the playful in the field of Educational Psychology, and its importance in the diagnosis as well as the intervention in the person in attendance. Therefore, the works of Piaget, Alicia Fernandez, Sara Pain, D.W. Winnicott, Gilles Brougère, among others, have been revisited in order to make sense from them necessity of a child to establish as a goal the appropriation of the authorship of through playing. It is seek to reflect over positive influence which the playful behavior provides to the psychic, affective, motor and cognitive development is reported, leading to the conclusion that the appropriation of knowledge is the appropriation of authorship of thought |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-08-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-28T22:37:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-28T22:37:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Delarco, Célia Maria Trentin. Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31034 |
identifier_str_mv |
Delarco, Célia Maria Trentin. Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Psicopedagogia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31034/1/C%c3%89LIA%20MARIA%20TRENTIN%20DELARCO.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31034/2/C%c3%89LIA%20MARIA%20TRENTIN%20DELARCO.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31034/3/C%c3%89LIA%20MARIA%20TRENTIN%20DELARCO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
974158c67d712c5156e77a4baf51a464 97c0a66b8a27113bef3e1bf6fffe9aef 46504f40f05923e86390cbfb4cd17295 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277881891684352 |