Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delarco, Célia Maria Trentin
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31034
Resumo: This study aims to expatiate on the reflection regarding the playful in the field of Educational Psychology, and its importance in the diagnosis as well as the intervention in the person in attendance. Therefore, the works of Piaget, Alicia Fernandez, Sara Pain, D.W. Winnicott, Gilles Brougère, among others, have been revisited in order to make sense from them necessity of a child to establish as a goal the appropriation of the authorship of through playing. It is seek to reflect over positive influence which the playful behavior provides to the psychic, affective, motor and cognitive development is reported, leading to the conclusion that the appropriation of knowledge is the appropriation of authorship of thought
id PUC_SP-1_56e5cef065a5190afbc00f4293705471
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/31034
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Campos, Terezinha Calil PadisDelarco, Célia Maria Trentin2023-02-28T22:37:49Z2023-02-28T22:37:49Z2010-08-03Delarco, Célia Maria Trentin. Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31034This study aims to expatiate on the reflection regarding the playful in the field of Educational Psychology, and its importance in the diagnosis as well as the intervention in the person in attendance. Therefore, the works of Piaget, Alicia Fernandez, Sara Pain, D.W. Winnicott, Gilles Brougère, among others, have been revisited in order to make sense from them necessity of a child to establish as a goal the appropriation of the authorship of through playing. It is seek to reflect over positive influence which the playful behavior provides to the psychic, affective, motor and cognitive development is reported, leading to the conclusion that the appropriation of knowledge is the appropriation of authorship of thoughtO objetivo deste estudo é discorrer sobre a reflexão do lúdico na Psicopedagogia, sua importância no diagnóstico da pessoa em atendimento psicopedagógico e formas de intervenção. Para tanto, obras como as de Piaget, Alicia Fernandez, Sara Pain, D. W. Winnicott, Gilles Brougére foram revisitadas para que das mesmas pudesse ser compreendida a necessidade de a criança tomar o brincar como o seu objeto de apropriação de autoria de pensamento. Procura-se fazer também uma reflexão sobre a influência positiva que o lúdico propicia ao desenvolvimento psíquico, afetivo, motor e cognitivo da pessoa em atendimento. Por fim, relata-se sobre a necessidade do lúdico em todas as fases deste desenvolvimento, concluindo-se que mais do que uma apropriação de saber, o brincar é a apropriação da autoria de pensamentoporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em PsicopedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALPsicopedagogiaDiagnósticoIntervençãoO brincarAutoria de pensamentoAprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCÉLIA MARIA TRENTIN DELARCO.pdfapplication/pdf344394https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31034/1/C%c3%89LIA%20MARIA%20TRENTIN%20DELARCO.pdf974158c67d712c5156e77a4baf51a464MD51TEXTCÉLIA MARIA TRENTIN DELARCO.pdf.txtCÉLIA MARIA TRENTIN DELARCO.pdf.txtExtracted texttext/plain130421https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31034/2/C%c3%89LIA%20MARIA%20TRENTIN%20DELARCO.pdf.txt97c0a66b8a27113bef3e1bf6fffe9aefMD52THUMBNAILCÉLIA MARIA TRENTIN DELARCO.pdf.jpgCÉLIA MARIA TRENTIN DELARCO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31034/3/C%c3%89LIA%20MARIA%20TRENTIN%20DELARCO.pdf.jpg46504f40f05923e86390cbfb4cd17295MD53handle/310342023-03-01 01:05:18.109oai:repositorio.pucsp.br:handle/31034Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-03-01T04:05:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico
title Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico
spellingShingle Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico
Delarco, Célia Maria Trentin
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Psicopedagogia
Diagnóstico
Intervenção
O brincar
Autoria de pensamento
title_short Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico
title_full Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico
title_fullStr Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico
title_full_unstemmed Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico
title_sort Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico
author Delarco, Célia Maria Trentin
author_facet Delarco, Célia Maria Trentin
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Terezinha Calil Padis
dc.contributor.author.fl_str_mv Delarco, Célia Maria Trentin
contributor_str_mv Campos, Terezinha Calil Padis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Psicopedagogia
Diagnóstico
Intervenção
O brincar
Autoria de pensamento
dc.subject.por.fl_str_mv Psicopedagogia
Diagnóstico
Intervenção
O brincar
Autoria de pensamento
description This study aims to expatiate on the reflection regarding the playful in the field of Educational Psychology, and its importance in the diagnosis as well as the intervention in the person in attendance. Therefore, the works of Piaget, Alicia Fernandez, Sara Pain, D.W. Winnicott, Gilles Brougère, among others, have been revisited in order to make sense from them necessity of a child to establish as a goal the appropriation of the authorship of through playing. It is seek to reflect over positive influence which the playful behavior provides to the psychic, affective, motor and cognitive development is reported, leading to the conclusion that the appropriation of knowledge is the appropriation of authorship of thought
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T22:37:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-28T22:37:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Delarco, Célia Maria Trentin. Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31034
identifier_str_mv Delarco, Célia Maria Trentin. Aprender é tão lindo quanto brincar. Será? reflexão sobre o uso do lúdico na atuação do psicopedagogo no diagnóstico e intervenção à pessoa em atendimento psicopedagógico. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/31034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Psicopedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31034/1/C%c3%89LIA%20MARIA%20TRENTIN%20DELARCO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31034/2/C%c3%89LIA%20MARIA%20TRENTIN%20DELARCO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/31034/3/C%c3%89LIA%20MARIA%20TRENTIN%20DELARCO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 974158c67d712c5156e77a4baf51a464
97c0a66b8a27113bef3e1bf6fffe9aef
46504f40f05923e86390cbfb4cd17295
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277881891684352