Um estudo comparativo entre Brasil e Chile sobre educação matemática e sua influência nos currículos de matemática desses países

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Dermeval Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10944
Resumo: This qualitative research at the doctoral level, is within the context of comparative studies on organization and curriculum development in the field of mathematics education, in Brazil and Chile. The purpose of this study is to investigate evidence on the impact of the results of research in mathematics education in the official documents of these countries, drawn from 90s of XX century. The documentary analysis shows that these countries have suffered influences of research findings in the area of mathematics education, including in official documents orientations favoring problem solving, contextualization, the didactic value of history of mathematics, concepts of teaching mathematics, constructivism, the use of technology, especially the use of calculator. Field research allows us to understand the views of different education professionals on the design and development of curricula prescribed, points to the difficulties in achieving the curriculum practiced in public education systems, weave recommendations that must be included in the teacher's work and highlights challenges to implementing the prescribed curriculum
id PUC_SP-1_58695aee77432e61c9ed653846068412
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10944
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Pires, Celia Maria Carolinohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778593U1Cerqueira, Dermeval Santos2016-04-27T16:57:22Z2013-04-082012-12-06Cerqueira, Dermeval Santos. Um estudo comparativo entre Brasil e Chile sobre educação matemática e sua influência nos currículos de matemática desses países. 2012. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10944This qualitative research at the doctoral level, is within the context of comparative studies on organization and curriculum development in the field of mathematics education, in Brazil and Chile. The purpose of this study is to investigate evidence on the impact of the results of research in mathematics education in the official documents of these countries, drawn from 90s of XX century. The documentary analysis shows that these countries have suffered influences of research findings in the area of mathematics education, including in official documents orientations favoring problem solving, contextualization, the didactic value of history of mathematics, concepts of teaching mathematics, constructivism, the use of technology, especially the use of calculator. Field research allows us to understand the views of different education professionals on the design and development of curricula prescribed, points to the difficulties in achieving the curriculum practiced in public education systems, weave recommendations that must be included in the teacher's work and highlights challenges to implementing the prescribed curriculumEsta pesquisa qualitativa, em nível de doutorado, insere-se no contexto dos estudos comparativos sobre organização e desenvolvimento curricular, na área de Educação Matemática, no Brasil e no Chile. A finalidade desse estudo é levantar indícios sobre os impactos dos resultados de pesquisa em Educação Matemática nos documentos oficiais desses países, elaborados a partir dos anos 90 do século XX. A análise documental mostra, que Brasil e Chile sofreram influências dos resultados de pesquisas da área de Educação Matemática, inserindo nos documentos oficiais orientações, privilegiando a resolução de problemas, a contextualização, o valor didático da história da matemática, conceitos da didática da matemática, concepção construtivista e o uso de tecnologias, em especial o emprego da calculadora. A pesquisa de campo nos permite perceber os pontos de vistas dos diferentes profissionais de Educação sobre a concepção e elaboração dos currículos prescritos, apontando as dificuldades na consecução dos currículos praticados nos sistemas educativos públicos, que por sua vez tecem recomendações que devem ser inseridas no trabalho do professor, ressaltando desafios para implementação dos currículos prescritosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24084/Dermeval%20Santos%20Cerqueira.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoEducação matemáticaCurrículos de matemáticaOrganização curricularComparação de currículoMathematics educationMathematics Curriculum, Curriculum organizationComparison curriculumCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAUm estudo comparativo entre Brasil e Chile sobre educação matemática e sua influência nos currículos de matemática desses paísesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTDermeval Santos Cerqueira.pdf.txtDermeval Santos Cerqueira.pdf.txtExtracted texttext/plain568687https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10944/3/Dermeval%20Santos%20Cerqueira.pdf.txt3934fdc788c868c9d399ba441df92c57MD53ORIGINALDermeval Santos Cerqueira.pdfapplication/pdf1428607https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10944/1/Dermeval%20Santos%20Cerqueira.pdfb7f09ba98d9d9595ed1bcf97a5797532MD51THUMBNAILDermeval Santos Cerqueira.pdf.jpgDermeval Santos Cerqueira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4608https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10944/2/Dermeval%20Santos%20Cerqueira.pdf.jpg69c862693e62c80c8f6ad38cce192173MD52handle/109442022-04-28 07:10:21.836oai:repositorio.pucsp.br:handle/10944Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-28T10:10:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Um estudo comparativo entre Brasil e Chile sobre educação matemática e sua influência nos currículos de matemática desses países
title Um estudo comparativo entre Brasil e Chile sobre educação matemática e sua influência nos currículos de matemática desses países
spellingShingle Um estudo comparativo entre Brasil e Chile sobre educação matemática e sua influência nos currículos de matemática desses países
Cerqueira, Dermeval Santos
Educação matemática
Currículos de matemática
Organização curricular
Comparação de currículo
Mathematics education
Mathematics Curriculum, Curriculum organization
Comparison curriculum
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Um estudo comparativo entre Brasil e Chile sobre educação matemática e sua influência nos currículos de matemática desses países
title_full Um estudo comparativo entre Brasil e Chile sobre educação matemática e sua influência nos currículos de matemática desses países
title_fullStr Um estudo comparativo entre Brasil e Chile sobre educação matemática e sua influência nos currículos de matemática desses países
title_full_unstemmed Um estudo comparativo entre Brasil e Chile sobre educação matemática e sua influência nos currículos de matemática desses países
title_sort Um estudo comparativo entre Brasil e Chile sobre educação matemática e sua influência nos currículos de matemática desses países
author Cerqueira, Dermeval Santos
author_facet Cerqueira, Dermeval Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires, Celia Maria Carolino
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778593U1
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Dermeval Santos
contributor_str_mv Pires, Celia Maria Carolino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Currículos de matemática
Organização curricular
Comparação de currículo
topic Educação matemática
Currículos de matemática
Organização curricular
Comparação de currículo
Mathematics education
Mathematics Curriculum, Curriculum organization
Comparison curriculum
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics education
Mathematics Curriculum, Curriculum organization
Comparison curriculum
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This qualitative research at the doctoral level, is within the context of comparative studies on organization and curriculum development in the field of mathematics education, in Brazil and Chile. The purpose of this study is to investigate evidence on the impact of the results of research in mathematics education in the official documents of these countries, drawn from 90s of XX century. The documentary analysis shows that these countries have suffered influences of research findings in the area of mathematics education, including in official documents orientations favoring problem solving, contextualization, the didactic value of history of mathematics, concepts of teaching mathematics, constructivism, the use of technology, especially the use of calculator. Field research allows us to understand the views of different education professionals on the design and development of curricula prescribed, points to the difficulties in achieving the curriculum practiced in public education systems, weave recommendations that must be included in the teacher's work and highlights challenges to implementing the prescribed curriculum
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-06
dc.date.available.fl_str_mv 2013-04-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:57:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Cerqueira, Dermeval Santos. Um estudo comparativo entre Brasil e Chile sobre educação matemática e sua influência nos currículos de matemática desses países. 2012. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10944
identifier_str_mv Cerqueira, Dermeval Santos. Um estudo comparativo entre Brasil e Chile sobre educação matemática e sua influência nos currículos de matemática desses países. 2012. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10944/3/Dermeval%20Santos%20Cerqueira.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10944/1/Dermeval%20Santos%20Cerqueira.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10944/2/Dermeval%20Santos%20Cerqueira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3934fdc788c868c9d399ba441df92c57
b7f09ba98d9d9595ed1bcf97a5797532
69c862693e62c80c8f6ad38cce192173
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796148908589056