Letramento matemático no currículo paulista e no 1º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/250929 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar e discutir o tratamento dado ao Letramento Matemático no Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, no 1º Ano do Ensino Fundamental, bem como no Caderno do Aluno e Caderno do Professor, da Secretaria Estadual de Educação, elencando algumas discussões sobre o letramento em aulas de Matemática e o uso das linguagens como parte do desenvolvimento conceitual pelo aluno, bem como suas contribuições para proporcionar ao educando o desenvolvimento de sentido e significado para a construção do seu conhecimento lógico-matemático, desenvolvendo a sua autonomia e capacidade de matematizar. Nessa perspectiva, atribui-se o conceito de “sujeito matematicamente letrado” ao estudante capaz de utilizar ideias matemáticas como uma lente para a leitura do mundo à sua volta. Para a análise do Currículo e dos materiais Caderno do Aluno e Caderno do Professor foi utilizada a metodologia de Análise Documental, de estudo qualitativo de caráter analítico-descritivo. Os resultados nos permitem apontar que, no Currículo Paulista, o letramento matemático é promovido pelo desenvolvimento das capacidades de raciocínio, argumentação e resolução de problemas e o material Caderno do Aluno, em grande parte, propõe atividades que permitem o trabalho dessas competências. Além disso, as atividades propostas levam em conta a valorização das práticas sociais de uso da Matemática, do conhecimento prévio dos alunos, da abordagem do contexto cultural, da interpretação e da criação de significados. Porém, apontamos uma carência de embasamento teórico e metodológico, mesmo no Caderno do Professor, o que pode constituir um obstáculo para a concretização do letramento matemático em sala de aula. Também destacamos que programas estaduais de formação continuada, em especial para as escolas municipalizadas, poderiam contribuir para o trabalho dos professores no desenvolvimento das atividades propostas de forma mais eficiente. |
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Letramento matemático no currículo paulista e no 1º ano do ensino fundamentalMathematical literacy in the paulista curriculum and in the 1st elementary school yearEnsino de matemáticaLetramento matemáticoCurrículoMathematics teachingMathematics literacyCurriculumO presente trabalho teve como objetivo analisar e discutir o tratamento dado ao Letramento Matemático no Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, no 1º Ano do Ensino Fundamental, bem como no Caderno do Aluno e Caderno do Professor, da Secretaria Estadual de Educação, elencando algumas discussões sobre o letramento em aulas de Matemática e o uso das linguagens como parte do desenvolvimento conceitual pelo aluno, bem como suas contribuições para proporcionar ao educando o desenvolvimento de sentido e significado para a construção do seu conhecimento lógico-matemático, desenvolvendo a sua autonomia e capacidade de matematizar. Nessa perspectiva, atribui-se o conceito de “sujeito matematicamente letrado” ao estudante capaz de utilizar ideias matemáticas como uma lente para a leitura do mundo à sua volta. Para a análise do Currículo e dos materiais Caderno do Aluno e Caderno do Professor foi utilizada a metodologia de Análise Documental, de estudo qualitativo de caráter analítico-descritivo. Os resultados nos permitem apontar que, no Currículo Paulista, o letramento matemático é promovido pelo desenvolvimento das capacidades de raciocínio, argumentação e resolução de problemas e o material Caderno do Aluno, em grande parte, propõe atividades que permitem o trabalho dessas competências. Além disso, as atividades propostas levam em conta a valorização das práticas sociais de uso da Matemática, do conhecimento prévio dos alunos, da abordagem do contexto cultural, da interpretação e da criação de significados. Porém, apontamos uma carência de embasamento teórico e metodológico, mesmo no Caderno do Professor, o que pode constituir um obstáculo para a concretização do letramento matemático em sala de aula. Também destacamos que programas estaduais de formação continuada, em especial para as escolas municipalizadas, poderiam contribuir para o trabalho dos professores no desenvolvimento das atividades propostas de forma mais eficiente.This work analyzes and discusses the treatment given to Mathematical Literacy in the Mathematics Curriculum of the State of São Paulo, in the 1st Year of Elementary School, as well as in the Caderno do Aluno and Caderno do Professor, of the State Department of Education, listing some discussions about the literacy in Mathematics classes and the use of languages as part of the conceptual development by the student, as well as their contributions to provide the student with the development of sense and meaning for the construction of their logical-mathematical knowledge, developing their autonomy and ability to mathematize. From this perspective, the concept of “mathematically literate subject” is attributed to students capable of using mathematical ideas as a lens for reading the world around them. For the analysis of the Curriculum and the materials Caderno do Aluno e Caderno do Professor, the methodology of Document Analysis was used, a qualitative study of an analytical-descriptive nature. The results allow us to point out that, in the São Paulo Curriculum, mathematical literacy is promoted by the development of reasoning, argumentation and problem-solving skills and the material Caderno do Aluno, in large part, proposes activities that allow the work of these skills. In addition, the proposed activities take into account the appreciation of social practices in the use of Mathematics, the students' prior knowledge, the approach to the cultural context, the interpretation and the creation of meanings. However, we point out a lack of theoretical and methodological basis, even in the Caderno do Professor, which may constitute an obstacle to the achievement of mathematical literacy in the classroom. We also point out that state continuing education programs, especially for municipalized schools, could contribute to the work of teachers in developing the proposed activities more efficiently.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes [UNESP]Possetti, Sâmela Ferreira Marques2023-10-09T18:52:08Z2023-10-09T18:52:08Z2023-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPOSSETTI, Sâmela Ferreira Marques. Letramento matemático no currículo paulista e no 1º ano do ensino fundamental. 2023. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino e Processos Formativos) – Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista - Unesp, Ilha Solteira, 2023.https://hdl.handle.net/11449/250929porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-05T19:27:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250929Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:27:58Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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