O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Barbara Machado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33428
Resumo: Antesda década de 1990, no Brasil, somente a escrita tinha visibilidade no ensino da Língua Portuguesa. Afala e a escrita eram concebidas como modalidades dicotômicas,sendo que a última estava destinada à supremacia. À oralidade era destinado o lugar do comum, do cotidianoe, por isso, não precisava ser ensinada, já que era inata ao ser humano. A implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais1, em 1998, e a concepção de letramento trouxeram uma nova visão sobre o ensino da oralidade. A partir de então, as editoras passaram a tentar se adequar a esse novo olhar, inserindonos livrosatividades que trabalhassem com essa modalidade. Diante da importância do ensino da oralidade, este trabalho se propõe a analisar, com base nos gêneros do discursoe na concepção de fala e escrita proposta por Marcuschi (2001),como os gêneros e as atividades oraissão trabalhadosnolivro “Presente LínguaPortuguesa5” (2012),de Débora Vaz, Elody Nunes Moraes, Rosângela Veliago, observando se a obraestá de acordo com a proposta dos PCN. Para tanto, a presente monografiatrará discussões sobre alfabetização, oralidade e letramento,língua oral e escritae sobre ainserção do livro didático no Brasil. Além disso, no desenvolvimento deste trabalho, será feita uma breve descrição dosgêneros e das atividades orais presentes na obrae, posteriormente, a análise do corpuse as considerações finais.
id PUC_SP-1_5ba772deb993c5da14af76bca92035ce
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/33428
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Dias, Ana Rosa FerreiraMartins, Barbara Machado2023-07-05T19:19:15Z2023-07-05T19:19:15Z2016-03-10Martins, Barbara Machado. O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5”. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33428Antesda década de 1990, no Brasil, somente a escrita tinha visibilidade no ensino da Língua Portuguesa. Afala e a escrita eram concebidas como modalidades dicotômicas,sendo que a última estava destinada à supremacia. À oralidade era destinado o lugar do comum, do cotidianoe, por isso, não precisava ser ensinada, já que era inata ao ser humano. A implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais1, em 1998, e a concepção de letramento trouxeram uma nova visão sobre o ensino da oralidade. A partir de então, as editoras passaram a tentar se adequar a esse novo olhar, inserindonos livrosatividades que trabalhassem com essa modalidade. Diante da importância do ensino da oralidade, este trabalho se propõe a analisar, com base nos gêneros do discursoe na concepção de fala e escrita proposta por Marcuschi (2001),como os gêneros e as atividades oraissão trabalhadosnolivro “Presente LínguaPortuguesa5” (2012),de Débora Vaz, Elody Nunes Moraes, Rosângela Veliago, observando se a obraestá de acordo com a proposta dos PCN. Para tanto, a presente monografiatrará discussões sobre alfabetização, oralidade e letramento,língua oral e escritae sobre ainserção do livro didático no Brasil. Além disso, no desenvolvimento deste trabalho, será feita uma breve descrição dosgêneros e das atividades orais presentes na obrae, posteriormente, a análise do corpuse as considerações finais.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAO ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALBARBARA MACHADO MARTINS.pdfapplication/pdf2706042https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33428/1/BARBARA%20MACHADO%20MARTINS.pdf755a6f6432b089491bec997c1d53dab8MD51TEXTBARBARA MACHADO MARTINS.pdf.txtBARBARA MACHADO MARTINS.pdf.txtExtracted texttext/plain61896https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33428/2/BARBARA%20MACHADO%20MARTINS.pdf.txtaeabdf48c39abe0464c31b9b8d93e37dMD52THUMBNAILBARBARA MACHADO MARTINS.pdf.jpgBARBARA MACHADO MARTINS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33428/3/BARBARA%20MACHADO%20MARTINS.pdf.jpg142e938367fa2a971ade634b9d99cdfeMD53handle/334282023-07-06 01:08:29.504oai:repositorio.pucsp.br:handle/33428Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:08:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5”
title O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5”
spellingShingle O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5”
Martins, Barbara Machado
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5”
title_full O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5”
title_fullStr O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5”
title_full_unstemmed O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5”
title_sort O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5”
author Martins, Barbara Machado
author_facet Martins, Barbara Machado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Ana Rosa Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Barbara Machado
contributor_str_mv Dias, Ana Rosa Ferreira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description Antesda década de 1990, no Brasil, somente a escrita tinha visibilidade no ensino da Língua Portuguesa. Afala e a escrita eram concebidas como modalidades dicotômicas,sendo que a última estava destinada à supremacia. À oralidade era destinado o lugar do comum, do cotidianoe, por isso, não precisava ser ensinada, já que era inata ao ser humano. A implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais1, em 1998, e a concepção de letramento trouxeram uma nova visão sobre o ensino da oralidade. A partir de então, as editoras passaram a tentar se adequar a esse novo olhar, inserindonos livrosatividades que trabalhassem com essa modalidade. Diante da importância do ensino da oralidade, este trabalho se propõe a analisar, com base nos gêneros do discursoe na concepção de fala e escrita proposta por Marcuschi (2001),como os gêneros e as atividades oraissão trabalhadosnolivro “Presente LínguaPortuguesa5” (2012),de Débora Vaz, Elody Nunes Moraes, Rosângela Veliago, observando se a obraestá de acordo com a proposta dos PCN. Para tanto, a presente monografiatrará discussões sobre alfabetização, oralidade e letramento,língua oral e escritae sobre ainserção do livro didático no Brasil. Além disso, no desenvolvimento deste trabalho, será feita uma breve descrição dosgêneros e das atividades orais presentes na obrae, posteriormente, a análise do corpuse as considerações finais.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:19:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:19:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Martins, Barbara Machado. O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5”. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33428
identifier_str_mv Martins, Barbara Machado. O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5”. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33428/1/BARBARA%20MACHADO%20MARTINS.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33428/2/BARBARA%20MACHADO%20MARTINS.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33428/3/BARBARA%20MACHADO%20MARTINS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 755a6f6432b089491bec997c1d53dab8
aeabdf48c39abe0464c31b9b8d93e37d
142e938367fa2a971ade634b9d99cdfe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277786720829440