O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33428 |
Resumo: | Antesda década de 1990, no Brasil, somente a escrita tinha visibilidade no ensino da Língua Portuguesa. Afala e a escrita eram concebidas como modalidades dicotômicas,sendo que a última estava destinada à supremacia. À oralidade era destinado o lugar do comum, do cotidianoe, por isso, não precisava ser ensinada, já que era inata ao ser humano. A implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais1, em 1998, e a concepção de letramento trouxeram uma nova visão sobre o ensino da oralidade. A partir de então, as editoras passaram a tentar se adequar a esse novo olhar, inserindonos livrosatividades que trabalhassem com essa modalidade. Diante da importância do ensino da oralidade, este trabalho se propõe a analisar, com base nos gêneros do discursoe na concepção de fala e escrita proposta por Marcuschi (2001),como os gêneros e as atividades oraissão trabalhadosnolivro “Presente LínguaPortuguesa5” (2012),de Débora Vaz, Elody Nunes Moraes, Rosângela Veliago, observando se a obraestá de acordo com a proposta dos PCN. Para tanto, a presente monografiatrará discussões sobre alfabetização, oralidade e letramento,língua oral e escritae sobre ainserção do livro didático no Brasil. Além disso, no desenvolvimento deste trabalho, será feita uma breve descrição dosgêneros e das atividades orais presentes na obrae, posteriormente, a análise do corpuse as considerações finais. |
id |
PUC_SP-1_5ba772deb993c5da14af76bca92035ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/33428 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Dias, Ana Rosa FerreiraMartins, Barbara Machado2023-07-05T19:19:15Z2023-07-05T19:19:15Z2016-03-10Martins, Barbara Machado. O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5”. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33428Antesda década de 1990, no Brasil, somente a escrita tinha visibilidade no ensino da Língua Portuguesa. Afala e a escrita eram concebidas como modalidades dicotômicas,sendo que a última estava destinada à supremacia. À oralidade era destinado o lugar do comum, do cotidianoe, por isso, não precisava ser ensinada, já que era inata ao ser humano. A implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais1, em 1998, e a concepção de letramento trouxeram uma nova visão sobre o ensino da oralidade. A partir de então, as editoras passaram a tentar se adequar a esse novo olhar, inserindonos livrosatividades que trabalhassem com essa modalidade. Diante da importância do ensino da oralidade, este trabalho se propõe a analisar, com base nos gêneros do discursoe na concepção de fala e escrita proposta por Marcuschi (2001),como os gêneros e as atividades oraissão trabalhadosnolivro “Presente LínguaPortuguesa5” (2012),de Débora Vaz, Elody Nunes Moraes, Rosângela Veliago, observando se a obraestá de acordo com a proposta dos PCN. Para tanto, a presente monografiatrará discussões sobre alfabetização, oralidade e letramento,língua oral e escritae sobre ainserção do livro didático no Brasil. Além disso, no desenvolvimento deste trabalho, será feita uma breve descrição dosgêneros e das atividades orais presentes na obrae, posteriormente, a análise do corpuse as considerações finais.porPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAO ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALBARBARA MACHADO MARTINS.pdfapplication/pdf2706042https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33428/1/BARBARA%20MACHADO%20MARTINS.pdf755a6f6432b089491bec997c1d53dab8MD51TEXTBARBARA MACHADO MARTINS.pdf.txtBARBARA MACHADO MARTINS.pdf.txtExtracted texttext/plain61896https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33428/2/BARBARA%20MACHADO%20MARTINS.pdf.txtaeabdf48c39abe0464c31b9b8d93e37dMD52THUMBNAILBARBARA MACHADO MARTINS.pdf.jpgBARBARA MACHADO MARTINS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33428/3/BARBARA%20MACHADO%20MARTINS.pdf.jpg142e938367fa2a971ade634b9d99cdfeMD53handle/334282023-07-06 01:08:29.504oai:repositorio.pucsp.br:handle/33428Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:08:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5” |
title |
O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5” |
spellingShingle |
O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5” Martins, Barbara Machado CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
title_short |
O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5” |
title_full |
O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5” |
title_fullStr |
O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5” |
title_full_unstemmed |
O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5” |
title_sort |
O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5” |
author |
Martins, Barbara Machado |
author_facet |
Martins, Barbara Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dias, Ana Rosa Ferreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Barbara Machado |
contributor_str_mv |
Dias, Ana Rosa Ferreira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
Antesda década de 1990, no Brasil, somente a escrita tinha visibilidade no ensino da Língua Portuguesa. Afala e a escrita eram concebidas como modalidades dicotômicas,sendo que a última estava destinada à supremacia. À oralidade era destinado o lugar do comum, do cotidianoe, por isso, não precisava ser ensinada, já que era inata ao ser humano. A implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais1, em 1998, e a concepção de letramento trouxeram uma nova visão sobre o ensino da oralidade. A partir de então, as editoras passaram a tentar se adequar a esse novo olhar, inserindonos livrosatividades que trabalhassem com essa modalidade. Diante da importância do ensino da oralidade, este trabalho se propõe a analisar, com base nos gêneros do discursoe na concepção de fala e escrita proposta por Marcuschi (2001),como os gêneros e as atividades oraissão trabalhadosnolivro “Presente LínguaPortuguesa5” (2012),de Débora Vaz, Elody Nunes Moraes, Rosângela Veliago, observando se a obraestá de acordo com a proposta dos PCN. Para tanto, a presente monografiatrará discussões sobre alfabetização, oralidade e letramento,língua oral e escritae sobre ainserção do livro didático no Brasil. Além disso, no desenvolvimento deste trabalho, será feita uma breve descrição dosgêneros e das atividades orais presentes na obrae, posteriormente, a análise do corpuse as considerações finais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-03-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:19:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:19:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Martins, Barbara Machado. O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5”. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33428 |
identifier_str_mv |
Martins, Barbara Machado. O ensino da oralidade no livro didático: um olhar sobre a obra “Presente Língua Portuguesa 5”. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33428/1/BARBARA%20MACHADO%20MARTINS.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33428/2/BARBARA%20MACHADO%20MARTINS.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33428/3/BARBARA%20MACHADO%20MARTINS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
755a6f6432b089491bec997c1d53dab8 aeabdf48c39abe0464c31b9b8d93e37d 142e938367fa2a971ade634b9d99cdfe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277786720829440 |