O andar da carruagem: representação social do psicólogo organizacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18750 |
Resumo: | O presente estudo tem como intuito investigar qual a Representação Social do psicólogo organizacional para os estudantes de Psicologia, ponderando a existência de analogias e distinções entre as representações dos alunos de 1° e 5° ano. Dessa forma, esta pesquisa prioriza responder a seguinte questão: O processo de formação acadêmico altera a Representação Social dos estudantes de Psicologia a respeito do psicólogo organizacional? Com este trabalho disponibilizo informações mais recentes e atualizadas a respeito da formação, atuação e importância deste profissional, que podem subsidiar, futuramente, novas pesquisas na área. Apresenta um enfoque exploratório e comparativo, de caráter quantitativo e qualitativo. Foi empregado como referencial metodológico a Teoria das Representações Sociais, mais especificamente, a Teoria do Núcleo Central. A pesquisa utilizou como instrumento de investigação um questionário contendo duas questões abertas e um exercício de livre associação. Foram aplicados nas salas de aula, em 120 estudantes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sendo 60 alunos do primeiro ano e 60 do quinto. As respostas aos questionários foram analisadas por meio de dois softwares, ALCESTE E EVOC, que nos forneceram subsídios para analisar e refletir sobre o tema abordado por este trabalho. Os resultados apontam para um discurso homogêneo e pouco diversificado, centrado no campo de atuação, nas atividades convencionais e nas funções, relacional e regulatória, conferidas ao psicólogo organizacional. Sendo assim, pode-se constatar que o processo de formação não modifica a Representação Social, guiando-nos apenas para um discurso mais detalhado e estereotipado sobre este profissional. Isso ocorre, devido à identidade do psicólogo organizacional ainda estar em um processo de construção, tornando possível a existência e conservação de uma imagem superficial ou mesmo enviesada deste profissional, que acaba sendo sustentada pela formação acadêmica |
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