IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39959 |
Resumo: | Our investigation fits into a branch of Artificial Intelligence research, namely the Weak AIs subset, aiming to figure out the way that these AIs are applied in videogames development – we call it just “games”, referring to all games that run on any form of electronics platform. Our focus bears on how a set of AI agents, generating different illusions, whether of intelligence, affection, realism and so on, participate in an illusory system in balance with each game element in its fair measure to form a sufficient illusion, an effect resulting from the triadic interaction between the player, the gameplay and the game, in which a virtual space of immersive reality is formed, so the experience of playing and the resulting emotions are real |
id |
PUC_SP-1_5f3a9b5bebfa4f9a3534478093f49fdd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/39959 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Santaella, Lúciahttp://lattes.cnpq.br/8886485096957731http://lattes.cnpq.br/7269874028374920Fusaro, Alberto Cabral2023-11-09T21:44:49Z2023-11-09T21:44:49Z2023-09-19Fusaro, Alberto Cabral. IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames. 19/0. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 19/0.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39959Our investigation fits into a branch of Artificial Intelligence research, namely the Weak AIs subset, aiming to figure out the way that these AIs are applied in videogames development – we call it just “games”, referring to all games that run on any form of electronics platform. Our focus bears on how a set of AI agents, generating different illusions, whether of intelligence, affection, realism and so on, participate in an illusory system in balance with each game element in its fair measure to form a sufficient illusion, an effect resulting from the triadic interaction between the player, the gameplay and the game, in which a virtual space of immersive reality is formed, so the experience of playing and the resulting emotions are realNossa pesquisa se enquadra em um segmento do ramo de estudos de Inteligência Artificial, mais especificamente o das IAs Fracas, investigando o modo como são utilizadas no desenvolvimento de games – jogos que operam em uma plataforma de tecnologia eletrônica. Focalizamos a investigação no modo como um conjunto de agentes de IA, gerando ilusões distintas, sejam de inteligência, de afeto, de realismo ou outra, participam de um sistema ilusório em equilíbrio com cada elemento de game em sua justa medida para formar uma ilusão suficiente, um efeito resultante da interação triádica entre o jogador, o contexto do jogar (gameplay) e o game, no qual se forma um espaço virtual de realidade imersiva de modo que a experiência do jogar e as emoções resultantes são reaisCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::ENGENHARIASInteligência artificialGamesAprendizagem de máquinaSimulação comportamentalIlusãoArtificial intelligenceGamesMachine learningBehavioral simulationIllusionIA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogamesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALAlberto Cabral Fusaro.pdfapplication/pdf3613385https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39959/1/Alberto%20Cabral%20Fusaro.pdf4ff5c49e06e2821a461fc53f55641b8aMD51TEXTAlberto Cabral Fusaro.pdf.txtAlberto Cabral Fusaro.pdf.txtExtracted texttext/plain276034https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39959/2/Alberto%20Cabral%20Fusaro.pdf.txt36f56de814c62f340a9a3fb58a315d61MD52THUMBNAILAlberto Cabral Fusaro.pdf.jpgAlberto Cabral Fusaro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1450https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39959/3/Alberto%20Cabral%20Fusaro.pdf.jpg2875b5286021e7c5c25c307f7855607aMD53handle/399592023-11-10 09:14:19.238oai:repositorio.pucsp.br:handle/39959Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-11-10T12:14:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames |
title |
IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames |
spellingShingle |
IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames Fusaro, Alberto Cabral CNPQ::ENGENHARIAS Inteligência artificial Games Aprendizagem de máquina Simulação comportamental Ilusão Artificial intelligence Games Machine learning Behavioral simulation Illusion |
title_short |
IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames |
title_full |
IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames |
title_fullStr |
IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames |
title_full_unstemmed |
IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames |
title_sort |
IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames |
author |
Fusaro, Alberto Cabral |
author_facet |
Fusaro, Alberto Cabral |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santaella, Lúcia |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8886485096957731 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7269874028374920 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fusaro, Alberto Cabral |
contributor_str_mv |
Santaella, Lúcia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS Inteligência artificial Games Aprendizagem de máquina Simulação comportamental Ilusão Artificial intelligence Games Machine learning Behavioral simulation Illusion |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência artificial Games Aprendizagem de máquina Simulação comportamental Ilusão |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Artificial intelligence Games Machine learning Behavioral simulation Illusion |
description |
Our investigation fits into a branch of Artificial Intelligence research, namely the Weak AIs subset, aiming to figure out the way that these AIs are applied in videogames development – we call it just “games”, referring to all games that run on any form of electronics platform. Our focus bears on how a set of AI agents, generating different illusions, whether of intelligence, affection, realism and so on, participate in an illusory system in balance with each game element in its fair measure to form a sufficient illusion, an effect resulting from the triadic interaction between the player, the gameplay and the game, in which a virtual space of immersive reality is formed, so the experience of playing and the resulting emotions are real |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-09T21:44:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-09T21:44:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-09-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Fusaro, Alberto Cabral. IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames. 19/0. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 19/0. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39959 |
identifier_str_mv |
Fusaro, Alberto Cabral. IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames. 19/0. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 19/0. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39959/1/Alberto%20Cabral%20Fusaro.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39959/2/Alberto%20Cabral%20Fusaro.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39959/3/Alberto%20Cabral%20Fusaro.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4ff5c49e06e2821a461fc53f55641b8a 36f56de814c62f340a9a3fb58a315d61 2875b5286021e7c5c25c307f7855607a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277771459854336 |