IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fusaro, Alberto Cabral
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39959
Resumo: Our investigation fits into a branch of Artificial Intelligence research, namely the Weak AIs subset, aiming to figure out the way that these AIs are applied in videogames development – we call it just “games”, referring to all games that run on any form of electronics platform. Our focus bears on how a set of AI agents, generating different illusions, whether of intelligence, affection, realism and so on, participate in an illusory system in balance with each game element in its fair measure to form a sufficient illusion, an effect resulting from the triadic interaction between the player, the gameplay and the game, in which a virtual space of immersive reality is formed, so the experience of playing and the resulting emotions are real
id PUC_SP-1_5f3a9b5bebfa4f9a3534478093f49fdd
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/39959
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Santaella, Lúciahttp://lattes.cnpq.br/8886485096957731http://lattes.cnpq.br/7269874028374920Fusaro, Alberto Cabral2023-11-09T21:44:49Z2023-11-09T21:44:49Z2023-09-19Fusaro, Alberto Cabral. IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames. 19/0. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 19/0.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39959Our investigation fits into a branch of Artificial Intelligence research, namely the Weak AIs subset, aiming to figure out the way that these AIs are applied in videogames development – we call it just “games”, referring to all games that run on any form of electronics platform. Our focus bears on how a set of AI agents, generating different illusions, whether of intelligence, affection, realism and so on, participate in an illusory system in balance with each game element in its fair measure to form a sufficient illusion, an effect resulting from the triadic interaction between the player, the gameplay and the game, in which a virtual space of immersive reality is formed, so the experience of playing and the resulting emotions are realNossa pesquisa se enquadra em um segmento do ramo de estudos de Inteligência Artificial, mais especificamente o das IAs Fracas, investigando o modo como são utilizadas no desenvolvimento de games – jogos que operam em uma plataforma de tecnologia eletrônica. Focalizamos a investigação no modo como um conjunto de agentes de IA, gerando ilusões distintas, sejam de inteligência, de afeto, de realismo ou outra, participam de um sistema ilusório em equilíbrio com cada elemento de game em sua justa medida para formar uma ilusão suficiente, um efeito resultante da interação triádica entre o jogador, o contexto do jogar (gameplay) e o game, no qual se forma um espaço virtual de realidade imersiva de modo que a experiência do jogar e as emoções resultantes são reaisCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design DigitalPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Exatas e TecnologiaCNPQ::ENGENHARIASInteligência artificialGamesAprendizagem de máquinaSimulação comportamentalIlusãoArtificial intelligenceGamesMachine learningBehavioral simulationIllusionIA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogamesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALAlberto Cabral Fusaro.pdfapplication/pdf3613385https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39959/1/Alberto%20Cabral%20Fusaro.pdf4ff5c49e06e2821a461fc53f55641b8aMD51TEXTAlberto Cabral Fusaro.pdf.txtAlberto Cabral Fusaro.pdf.txtExtracted texttext/plain276034https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39959/2/Alberto%20Cabral%20Fusaro.pdf.txt36f56de814c62f340a9a3fb58a315d61MD52THUMBNAILAlberto Cabral Fusaro.pdf.jpgAlberto Cabral Fusaro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1450https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39959/3/Alberto%20Cabral%20Fusaro.pdf.jpg2875b5286021e7c5c25c307f7855607aMD53handle/399592023-11-10 09:14:19.238oai:repositorio.pucsp.br:handle/39959Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-11-10T12:14:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames
title IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames
spellingShingle IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames
Fusaro, Alberto Cabral
CNPQ::ENGENHARIAS
Inteligência artificial
Games
Aprendizagem de máquina
Simulação comportamental
Ilusão
Artificial intelligence
Games
Machine learning
Behavioral simulation
Illusion
title_short IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames
title_full IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames
title_fullStr IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames
title_full_unstemmed IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames
title_sort IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames
author Fusaro, Alberto Cabral
author_facet Fusaro, Alberto Cabral
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santaella, Lúcia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8886485096957731
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7269874028374920
dc.contributor.author.fl_str_mv Fusaro, Alberto Cabral
contributor_str_mv Santaella, Lúcia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Inteligência artificial
Games
Aprendizagem de máquina
Simulação comportamental
Ilusão
Artificial intelligence
Games
Machine learning
Behavioral simulation
Illusion
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência artificial
Games
Aprendizagem de máquina
Simulação comportamental
Ilusão
dc.subject.eng.fl_str_mv Artificial intelligence
Games
Machine learning
Behavioral simulation
Illusion
description Our investigation fits into a branch of Artificial Intelligence research, namely the Weak AIs subset, aiming to figure out the way that these AIs are applied in videogames development – we call it just “games”, referring to all games that run on any form of electronics platform. Our focus bears on how a set of AI agents, generating different illusions, whether of intelligence, affection, realism and so on, participate in an illusory system in balance with each game element in its fair measure to form a sufficient illusion, an effect resulting from the triadic interaction between the player, the gameplay and the game, in which a virtual space of immersive reality is formed, so the experience of playing and the resulting emotions are real
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-09T21:44:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-09T21:44:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Fusaro, Alberto Cabral. IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames. 19/0. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 19/0.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39959
identifier_str_mv Fusaro, Alberto Cabral. IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames. 19/0. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 19/0.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39959/1/Alberto%20Cabral%20Fusaro.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39959/2/Alberto%20Cabral%20Fusaro.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/39959/3/Alberto%20Cabral%20Fusaro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ff5c49e06e2821a461fc53f55641b8a
36f56de814c62f340a9a3fb58a315d61
2875b5286021e7c5c25c307f7855607a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277771459854336