Educação inclusiva: percepções de OSC que atuam com pessoas com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35800 |
Resumo: | This dissertation will describe the inclusive education and its challenges to be implemented in the public education system, covering three civil society organizations - OSC with more than twenty years working in education for disabled people – PCD. From their experience it will be presented the challenges faced and the recent achievements, their opinions with regards to the current policy and how the OSC can help in the change process. The methodology which was adopted considered research with OSC using structured interview covering the vision of these OSC with regards to the current education policy their challenges and improvements and their implementation in public schools. The results and conclusions of the study show two important issues in the current system that can be improved. The first one deals with the necessity of approximating schools and the OSC aiming to make use of the existing OSC´s experience in public schools. The second one shows the relevance of the law makers and how they improve the existing law promoting public audiences motivating all sectors of the society to participate in the process |
id |
PUC_SP-1_60a0661cb9286f1ae5647c4d1be0f572 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/35800 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Digam, AliceRibeiro, Thamaris2023-07-05T19:51:39Z2023-07-05T19:51:39Z2015-10-16Ribeiro, Thamaris. Educação inclusiva: percepções de OSC que atuam com pessoas com deficiência. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35800This dissertation will describe the inclusive education and its challenges to be implemented in the public education system, covering three civil society organizations - OSC with more than twenty years working in education for disabled people – PCD. From their experience it will be presented the challenges faced and the recent achievements, their opinions with regards to the current policy and how the OSC can help in the change process. The methodology which was adopted considered research with OSC using structured interview covering the vision of these OSC with regards to the current education policy their challenges and improvements and their implementation in public schools. The results and conclusions of the study show two important issues in the current system that can be improved. The first one deals with the necessity of approximating schools and the OSC aiming to make use of the existing OSC´s experience in public schools. The second one shows the relevance of the law makers and how they improve the existing law promoting public audiences motivating all sectors of the society to participate in the processEssa dissertação aborda o tema da educação inclusiva e seus desafios para implementação na rede pública de ensino Brasileira. Essa realidade será apresentada e discutida a partir da visão de três organizações de sociedade civil – OSC com mais de vinte anos atuando na educação de pessoas com deficiência - PCD. A partir de suas experiências serão apresentados os desafios enfrentados e as conquistas recentes, suas opiniões a respeito da política vigente e como as próprias organizações de sociedade civil podem auxiliar no processo de mudança. A metodologia utilizada foi uma pesquisa com OSC por meio de uma entrevista estruturada que aborda a visão dessas OSC em relação à política de educação inclusiva vigente e os desafios e benefícios da implementação dessa política em escolas públicas. Os resultados e conclusões do estudo demonstram dois importantes pontos de aperfeiçoamento do sistema atual. O primeiro diz respeito à necessidade de aproximação entre as escolas e OSC procurando aproveitar a experiência das OSC no sistema de educação público. Também será destacada a relevância dos legisladores aprimorarem a lei vigente por meio da execução de audiências públicas incentivando a participação ativa de todos os segmentos da sociedadeporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro SetorPUC-SPBrasilFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSEducação inclusivaEscolas públicasOrganização de sociedade civilPessoas com deficiênciaInclusive educationPublic schoolsCivil society organizationsDisabled peopleEducação inclusiva: percepções de OSC que atuam com pessoas com deficiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALTHAMARIS RIBEIRO.pdfapplication/pdf273470https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35800/1/THAMARIS%20RIBEIRO.pdff6a68c8e556315d9b3e11587af6a1b14MD51TEXTTHAMARIS RIBEIRO.pdf.txtTHAMARIS RIBEIRO.pdf.txtExtracted texttext/plain118350https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35800/2/THAMARIS%20RIBEIRO.pdf.txtea2d38acf3425ead3896420d6cdccb1aMD52THUMBNAILTHAMARIS RIBEIRO.pdf.jpgTHAMARIS RIBEIRO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1127https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35800/3/THAMARIS%20RIBEIRO.pdf.jpg57c0018954879be5a848a75dca4498e5MD53handle/358002023-07-06 01:44:24.046oai:repositorio.pucsp.br:handle/35800Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:44:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação inclusiva: percepções de OSC que atuam com pessoas com deficiência |
title |
Educação inclusiva: percepções de OSC que atuam com pessoas com deficiência |
spellingShingle |
Educação inclusiva: percepções de OSC que atuam com pessoas com deficiência Ribeiro, Thamaris CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS Educação inclusiva Escolas públicas Organização de sociedade civil Pessoas com deficiência Inclusive education Public schools Civil society organizations Disabled people |
title_short |
Educação inclusiva: percepções de OSC que atuam com pessoas com deficiência |
title_full |
Educação inclusiva: percepções de OSC que atuam com pessoas com deficiência |
title_fullStr |
Educação inclusiva: percepções de OSC que atuam com pessoas com deficiência |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva: percepções de OSC que atuam com pessoas com deficiência |
title_sort |
Educação inclusiva: percepções de OSC que atuam com pessoas com deficiência |
author |
Ribeiro, Thamaris |
author_facet |
Ribeiro, Thamaris |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Digam, Alice |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Thamaris |
contributor_str_mv |
Digam, Alice |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS Educação inclusiva Escolas públicas Organização de sociedade civil Pessoas com deficiência Inclusive education Public schools Civil society organizations Disabled people |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Escolas públicas Organização de sociedade civil Pessoas com deficiência |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Inclusive education Public schools Civil society organizations Disabled people |
description |
This dissertation will describe the inclusive education and its challenges to be implemented in the public education system, covering three civil society organizations - OSC with more than twenty years working in education for disabled people – PCD. From their experience it will be presented the challenges faced and the recent achievements, their opinions with regards to the current policy and how the OSC can help in the change process. The methodology which was adopted considered research with OSC using structured interview covering the vision of these OSC with regards to the current education policy their challenges and improvements and their implementation in public schools. The results and conclusions of the study show two important issues in the current system that can be improved. The first one deals with the necessity of approximating schools and the OSC aiming to make use of the existing OSC´s experience in public schools. The second one shows the relevance of the law makers and how they improve the existing law promoting public audiences motivating all sectors of the society to participate in the process |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-10-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:51:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:51:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ribeiro, Thamaris. Educação inclusiva: percepções de OSC que atuam com pessoas com deficiência. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35800 |
identifier_str_mv |
Ribeiro, Thamaris. Educação inclusiva: percepções de OSC que atuam com pessoas com deficiência. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Gestão de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35800/1/THAMARIS%20RIBEIRO.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35800/2/THAMARIS%20RIBEIRO.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/35800/3/THAMARIS%20RIBEIRO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f6a68c8e556315d9b3e11587af6a1b14 ea2d38acf3425ead3896420d6cdccb1a 57c0018954879be5a848a75dca4498e5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277908762492928 |