Conexões entre sexualidade e deficiência são desafios para pensar escola diversa e inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Edson Mendes da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Seffner, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232114
Resumo: O objetivo deste artigo é problematizar dois marcadores sociais da diferença, que,por mais que os reconheçamos como promotores da diversidade, tomam depânico muitos, quando percebem sua presença na sala de aula,são eles:as questões da ordem da sexualidade e aquelas da ordem da deficiência. Destarte, trabalhamos com a ideia de que não se trata apenas de entender a diversidade na escola como fruto de inclusão de indivíduos portadores de tais ou quais marcadores sociais da diferença;entretanto,em realidade,cada indivíduo é uma unidade complexa de diversos marcadores, que atuam em conexão e em relação com a classe de alunos, o que torna o empreendimento de construir uma escola marcada pela diversidade bastante complexo,doponto de vista da sociabilidade e dos aspectos cognitivos. Do mesmo modo, associada ao fenômeno do corpo, no qual a ausência de membros ou a presença de limitações funcionais tornam-se elementos definidores do sujeito, compreendemos que a deficiência deveser vista como mais uma forma de se viver e experenciar o corpo biológico. Isso significa afirmar que a deficiência é a expressão da diversidade humana,que, dotada de sentidos, não pode se restringir ao espaço do discurso, no qual a sexualidade daqueles sujeitos seja submetida à provisoriedade dos termos teóricos e legais, impondo-lhes uma sexualidade normatizada.
id UFRGS-2_647429ab867ee896a63f32b6bfe177e3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232114
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva Junior, Edson Mendes daSeffner, Fernando2021-11-23T04:34:32Z20202674-8703http://hdl.handle.net/10183/232114001133242O objetivo deste artigo é problematizar dois marcadores sociais da diferença, que,por mais que os reconheçamos como promotores da diversidade, tomam depânico muitos, quando percebem sua presença na sala de aula,são eles:as questões da ordem da sexualidade e aquelas da ordem da deficiência. Destarte, trabalhamos com a ideia de que não se trata apenas de entender a diversidade na escola como fruto de inclusão de indivíduos portadores de tais ou quais marcadores sociais da diferença;entretanto,em realidade,cada indivíduo é uma unidade complexa de diversos marcadores, que atuam em conexão e em relação com a classe de alunos, o que torna o empreendimento de construir uma escola marcada pela diversidade bastante complexo,doponto de vista da sociabilidade e dos aspectos cognitivos. Do mesmo modo, associada ao fenômeno do corpo, no qual a ausência de membros ou a presença de limitações funcionais tornam-se elementos definidores do sujeito, compreendemos que a deficiência deveser vista como mais uma forma de se viver e experenciar o corpo biológico. Isso significa afirmar que a deficiência é a expressão da diversidade humana,que, dotada de sentidos, não pode se restringir ao espaço do discurso, no qual a sexualidade daqueles sujeitos seja submetida à provisoriedade dos termos teóricos e legais, impondo-lhes uma sexualidade normatizada.The aim of this article is to analyze two social markers of difference present in schools: issues of the order of sexuality and issues of the order of disability. On the one hand, the presence of these markers promotes greater diversity in the school culture, which is largely stimulated by public policies. On the other hand, the association between sexuality and disability produces situations of moral panic and social anxiety in schools. It is not just a matter of understanding diversity at school as the result of the inclusion of individuals with suchor such social markers of difference. Each individual is a complex unit of several markers, which act in connection and in relationship with students, which makes the undertaking to build a school marked by diversity quite complex, from the point of view of sociability and cognitive aspects.application/pdfporRevista de Estudos Interdisciplinares. São José, SC. Vol. 2 n. 1 (2020), p. 86-106EducaçãoDiversidadeRacionalidadePessoas com deficiênciaEducação inclusivaSexualidadeDiversityDisabled peopleSexualityInclusive educationConexões entre sexualidade e deficiência são desafios para pensar escola diversa e inclusivaConnections between sexuality and disability are challenges to think about diverse and inclusive school info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133242.pdf.txt001133242.pdf.txtExtracted Texttext/plain60278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232114/2/001133242.pdf.txtd3cb6ec50119077638bf067648c2575fMD52ORIGINAL001133242.pdfTexto completoapplication/pdf464665http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232114/1/001133242.pdf2a7e2a9a69c40b730324669c648dd8c3MD5110183/2321142022-03-26 05:10:57.924054oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232114Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-03-26T08:10:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conexões entre sexualidade e deficiência são desafios para pensar escola diversa e inclusiva
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Connections between sexuality and disability are challenges to think about diverse and inclusive school
title Conexões entre sexualidade e deficiência são desafios para pensar escola diversa e inclusiva
spellingShingle Conexões entre sexualidade e deficiência são desafios para pensar escola diversa e inclusiva
Silva Junior, Edson Mendes da
Educação
Diversidade
Racionalidade
Pessoas com deficiência
Educação inclusiva
Sexualidade
Diversity
Disabled people
Sexuality
Inclusive education
title_short Conexões entre sexualidade e deficiência são desafios para pensar escola diversa e inclusiva
title_full Conexões entre sexualidade e deficiência são desafios para pensar escola diversa e inclusiva
title_fullStr Conexões entre sexualidade e deficiência são desafios para pensar escola diversa e inclusiva
title_full_unstemmed Conexões entre sexualidade e deficiência são desafios para pensar escola diversa e inclusiva
title_sort Conexões entre sexualidade e deficiência são desafios para pensar escola diversa e inclusiva
author Silva Junior, Edson Mendes da
author_facet Silva Junior, Edson Mendes da
Seffner, Fernando
author_role author
author2 Seffner, Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Junior, Edson Mendes da
Seffner, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Diversidade
Racionalidade
Pessoas com deficiência
Educação inclusiva
Sexualidade
topic Educação
Diversidade
Racionalidade
Pessoas com deficiência
Educação inclusiva
Sexualidade
Diversity
Disabled people
Sexuality
Inclusive education
dc.subject.eng.fl_str_mv Diversity
Disabled people
Sexuality
Inclusive education
description O objetivo deste artigo é problematizar dois marcadores sociais da diferença, que,por mais que os reconheçamos como promotores da diversidade, tomam depânico muitos, quando percebem sua presença na sala de aula,são eles:as questões da ordem da sexualidade e aquelas da ordem da deficiência. Destarte, trabalhamos com a ideia de que não se trata apenas de entender a diversidade na escola como fruto de inclusão de indivíduos portadores de tais ou quais marcadores sociais da diferença;entretanto,em realidade,cada indivíduo é uma unidade complexa de diversos marcadores, que atuam em conexão e em relação com a classe de alunos, o que torna o empreendimento de construir uma escola marcada pela diversidade bastante complexo,doponto de vista da sociabilidade e dos aspectos cognitivos. Do mesmo modo, associada ao fenômeno do corpo, no qual a ausência de membros ou a presença de limitações funcionais tornam-se elementos definidores do sujeito, compreendemos que a deficiência deveser vista como mais uma forma de se viver e experenciar o corpo biológico. Isso significa afirmar que a deficiência é a expressão da diversidade humana,que, dotada de sentidos, não pode se restringir ao espaço do discurso, no qual a sexualidade daqueles sujeitos seja submetida à provisoriedade dos termos teóricos e legais, impondo-lhes uma sexualidade normatizada.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-23T04:34:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232114
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2674-8703
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133242
identifier_str_mv 2674-8703
001133242
url http://hdl.handle.net/10183/232114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de Estudos Interdisciplinares. São José, SC. Vol. 2 n. 1 (2020), p. 86-106
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232114/2/001133242.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232114/1/001133242.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d3cb6ec50119077638bf067648c2575f
2a7e2a9a69c40b730324669c648dd8c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447775165284352