Os desafios da área de trade marketing nas indústrias de bens de consumo alimentícias: estudo de caso - Unilever

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Gislaine Cristina de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36035
Resumo: Nesta monografia será abordado o tema Trade marketing, mais especificamente sobre os desafios pelos quais essa área passou e ainda tem pela frente, utilizando como objeto de estudo as indústrias de bens de consumo alimentícias e citando cases de sucesso da Unilever - uma das primeiras indústrias a implantar a área de trade marketing. Também será exposto como surgiu a necessidade de se haver uma área de trade marketing, aspectos de sua origem e evolução, e as perspectivas desse mercado no Brasil e no mundo. Através desse estudo, será possível responder a pergunta-chave do projeto que questiona quais os desafios enfrentados pela área de Trade marketing, como por exemplo: a maneira como a área contribui para que as indústrias de bens de consumo alimentícias possam atrair os consumidores no ponto-de-venda. É cada vez mais crescente a oferta de produtos no mercado e o consumidor em meio a tantas opções, muitas vezes, toma a decisão de compra no próprio ponto-de-venda, por isso, a importância de se direcionar com mais precisão e objetividade as ações de comunicação para esse público. E este processo será visto com mais detalhes, apresentando quais técnicas podem ser utilizadas e de que forma, para que atinjam e conquistem o consumidor. Analisaremos também a relação entre a indústria e o varejo alimentar. De um lado, o Varejo diz que os consumidores compram os produtos ofertados por ele, de outro, a Indústria afirma que os consumidores buscam suas marcas e para isso, o Varejo precisa tê-las. Por ser um setor que surgiu no mercado há, aproximadamente, dez anos, o estudo do tema Trade marketing, será vasto e apresentará os elementos necessários para a análise e conclusão do projeto. A partir da visão de vários autores e instrumentos de pesquisa, poderemos acompanhar, analisar e interpretar como este departamento tem crescido e está sendo, gradativamente, implantado nas empresas
id PUC_SP-1_60a57386f257029d85fa767145279d4d
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/36035
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Zenone, Luiz CláudioCarvalho, Gislaine Cristina de2023-07-10T15:31:01Z2023-07-10T15:31:01Z2011-10-30Carvalho, Gislaine Cristina de. Os desafios da área de trade marketing nas indústrias de bens de consumo alimentícias: estudo de caso - Unilever. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em MBA em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36035Nesta monografia será abordado o tema Trade marketing, mais especificamente sobre os desafios pelos quais essa área passou e ainda tem pela frente, utilizando como objeto de estudo as indústrias de bens de consumo alimentícias e citando cases de sucesso da Unilever - uma das primeiras indústrias a implantar a área de trade marketing. Também será exposto como surgiu a necessidade de se haver uma área de trade marketing, aspectos de sua origem e evolução, e as perspectivas desse mercado no Brasil e no mundo. Através desse estudo, será possível responder a pergunta-chave do projeto que questiona quais os desafios enfrentados pela área de Trade marketing, como por exemplo: a maneira como a área contribui para que as indústrias de bens de consumo alimentícias possam atrair os consumidores no ponto-de-venda. É cada vez mais crescente a oferta de produtos no mercado e o consumidor em meio a tantas opções, muitas vezes, toma a decisão de compra no próprio ponto-de-venda, por isso, a importância de se direcionar com mais precisão e objetividade as ações de comunicação para esse público. E este processo será visto com mais detalhes, apresentando quais técnicas podem ser utilizadas e de que forma, para que atinjam e conquistem o consumidor. Analisaremos também a relação entre a indústria e o varejo alimentar. De um lado, o Varejo diz que os consumidores compram os produtos ofertados por ele, de outro, a Indústria afirma que os consumidores buscam suas marcas e para isso, o Varejo precisa tê-las. Por ser um setor que surgiu no mercado há, aproximadamente, dez anos, o estudo do tema Trade marketing, será vasto e apresentará os elementos necessários para a análise e conclusão do projeto. A partir da visão de vários autores e instrumentos de pesquisa, poderemos acompanhar, analisar e interpretar como este departamento tem crescido e está sendo, gradativamente, implantado nas empresasporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em MBA em MarketingPUC-SPBrasilFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTrade marketingPonto-de-vendaIndústrias de bens de consumo alimentíciasVarejo alimentarOs desafios da área de trade marketing nas indústrias de bens de consumo alimentícias: estudo de caso - Unileverinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALGISLAINE CRISTINA DE CARVALHO.pdfapplication/pdf547428https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36035/1/GISLAINE%20CRISTINA%20DE%20CARVALHO.pdf0f2eff646c96f8c7b4372c4981bb02adMD51TEXTGISLAINE CRISTINA DE CARVALHO.pdf.txtGISLAINE CRISTINA DE CARVALHO.pdf.txtExtracted texttext/plain107016https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36035/2/GISLAINE%20CRISTINA%20DE%20CARVALHO.pdf.txt598b49e7a5770a6cb5b0213dd35e054aMD52THUMBNAILGISLAINE CRISTINA DE CARVALHO.pdf.jpgGISLAINE CRISTINA DE CARVALHO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1301https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36035/3/GISLAINE%20CRISTINA%20DE%20CARVALHO.pdf.jpg123c28886595f1cf4b67ef25a6f029f4MD53handle/360352023-07-11 01:06:13.776oai:repositorio.pucsp.br:handle/36035Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-11T04:06:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os desafios da área de trade marketing nas indústrias de bens de consumo alimentícias: estudo de caso - Unilever
title Os desafios da área de trade marketing nas indústrias de bens de consumo alimentícias: estudo de caso - Unilever
spellingShingle Os desafios da área de trade marketing nas indústrias de bens de consumo alimentícias: estudo de caso - Unilever
Carvalho, Gislaine Cristina de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Trade marketing
Ponto-de-venda
Indústrias de bens de consumo alimentícias
Varejo alimentar
title_short Os desafios da área de trade marketing nas indústrias de bens de consumo alimentícias: estudo de caso - Unilever
title_full Os desafios da área de trade marketing nas indústrias de bens de consumo alimentícias: estudo de caso - Unilever
title_fullStr Os desafios da área de trade marketing nas indústrias de bens de consumo alimentícias: estudo de caso - Unilever
title_full_unstemmed Os desafios da área de trade marketing nas indústrias de bens de consumo alimentícias: estudo de caso - Unilever
title_sort Os desafios da área de trade marketing nas indústrias de bens de consumo alimentícias: estudo de caso - Unilever
author Carvalho, Gislaine Cristina de
author_facet Carvalho, Gislaine Cristina de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zenone, Luiz Cláudio
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Gislaine Cristina de
contributor_str_mv Zenone, Luiz Cláudio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Trade marketing
Ponto-de-venda
Indústrias de bens de consumo alimentícias
Varejo alimentar
dc.subject.por.fl_str_mv Trade marketing
Ponto-de-venda
Indústrias de bens de consumo alimentícias
Varejo alimentar
description Nesta monografia será abordado o tema Trade marketing, mais especificamente sobre os desafios pelos quais essa área passou e ainda tem pela frente, utilizando como objeto de estudo as indústrias de bens de consumo alimentícias e citando cases de sucesso da Unilever - uma das primeiras indústrias a implantar a área de trade marketing. Também será exposto como surgiu a necessidade de se haver uma área de trade marketing, aspectos de sua origem e evolução, e as perspectivas desse mercado no Brasil e no mundo. Através desse estudo, será possível responder a pergunta-chave do projeto que questiona quais os desafios enfrentados pela área de Trade marketing, como por exemplo: a maneira como a área contribui para que as indústrias de bens de consumo alimentícias possam atrair os consumidores no ponto-de-venda. É cada vez mais crescente a oferta de produtos no mercado e o consumidor em meio a tantas opções, muitas vezes, toma a decisão de compra no próprio ponto-de-venda, por isso, a importância de se direcionar com mais precisão e objetividade as ações de comunicação para esse público. E este processo será visto com mais detalhes, apresentando quais técnicas podem ser utilizadas e de que forma, para que atinjam e conquistem o consumidor. Analisaremos também a relação entre a indústria e o varejo alimentar. De um lado, o Varejo diz que os consumidores compram os produtos ofertados por ele, de outro, a Indústria afirma que os consumidores buscam suas marcas e para isso, o Varejo precisa tê-las. Por ser um setor que surgiu no mercado há, aproximadamente, dez anos, o estudo do tema Trade marketing, será vasto e apresentará os elementos necessários para a análise e conclusão do projeto. A partir da visão de vários autores e instrumentos de pesquisa, poderemos acompanhar, analisar e interpretar como este departamento tem crescido e está sendo, gradativamente, implantado nas empresas
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-10-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-10T15:31:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-10T15:31:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Carvalho, Gislaine Cristina de. Os desafios da área de trade marketing nas indústrias de bens de consumo alimentícias: estudo de caso - Unilever. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em MBA em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36035
identifier_str_mv Carvalho, Gislaine Cristina de. Os desafios da área de trade marketing nas indústrias de bens de consumo alimentícias: estudo de caso - Unilever. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em MBA em Marketing) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em MBA em Marketing
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36035/1/GISLAINE%20CRISTINA%20DE%20CARVALHO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36035/2/GISLAINE%20CRISTINA%20DE%20CARVALHO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36035/3/GISLAINE%20CRISTINA%20DE%20CARVALHO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f2eff646c96f8c7b4372c4981bb02ad
598b49e7a5770a6cb5b0213dd35e054a
123c28886595f1cf4b67ef25a6f029f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277820421013504