O efeito dos indicadores de trade marketing no desempenho de marcas da categoria de bebidas energéticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raad, Mikhael Nizar
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/13949
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
id UNB-2_f5d42fcdf959c37a86154b459fe492b2
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/13949
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Raad, Mikhael NizarPorto, Rafael BarreirosRAAD, Mikhael Nizar. O efeito dos indicadores de trade marketing no desempenho de marcas da categoria de bebidas energéticas. 2016. 61 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/13949Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.Pesquisadores demonstram muitas formas de trabalhar estratégias do marketing mix para obter ganhos de performance em vendas, mas como combiná-las, de modo a orientar a prioridade de esforços nas estratégias que mais impactem o desempenho das marcas, é algo ainda pouco explorado na academia. Tais estudos geralmente têm dificuldade em generalizar seus resultados para as indústrias fabricantes, por restringir-se a um nível de análise de um grupo de consumidores ou poucas lojas varejistas, ou em propor previsões de venda, por investigar de forma isolada poucos indicadores comerciais estratégicos. Tendo o contexto do marketing comercial das indústrias de bens de consumo, este trabalho investigou o impacto de trade marketing no varejo sobre a participação de mercado ddaes mesatrrcaatésg idaas categoria de bebidas energéticas de uma região. Para tanto foi realizado um estudo cqoumas ein feoxrpmeariçmõeens tadle c ionmdi cbaadsoer eesm d eda tdraodse d me aurmkeat ienmg pdree s9a m daer cpaess qdueis ean deerg méteicrocsa daoo, longo de 29 meses. O efeito na participação de mercado foi analisado em duas perspectivas, estruturando uma equação que explicasse o desempenho de um produto e de cada marca comercializada no período. Em geral, os resultados indicaram que as participações de mercado em volume e em valor vendido são influenciadas positivamente pelos mesmos indicadores, mudando, em alguns casos, soo gbrraeu t raded ei mmpaorrkteâtnincgia ed ed ecsaedmap epnrehdoi todre. mOa trrcaabsa, lhcoo nfcoiil iadnisdcou tcidoon càe itlousz ed ea ctheoadrioass que estruturam padrões de mercado.Submitted by Martha Santiago (marthinica.santiago@gmail.com) on 2016-08-01T14:11:54Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_MikhaelNizarRaad.pdf: 4282567 bytes, checksum: 5e9b2543b2eac300aee56840300e93d2 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2016-08-03T12:41:30Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_MikhaelNizarRaad.pdf: 4282567 bytes, checksum: 5e9b2543b2eac300aee56840300e93d2 (MD5)Made available in DSpace on 2016-08-03T12:41:30Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_MikhaelNizarRaad.pdf: 4282567 bytes, checksum: 5e9b2543b2eac300aee56840300e93d2 (MD5)O efeito dos indicadores de trade marketing no desempenho de marcas da categoria de bebidas energéticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-08-03T12:41:30Z2016-08-03T12:41:30Z2016-06-22Comércio varejistaVendasMarketinginfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_MikhaelNizarRaad.pdf2016_MikhaelNizarRaad.pdfapplication/pdf4282567http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13949/1/2016_MikhaelNizarRaad.pdf5e9b2543b2eac300aee56840300e93d2MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13949/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13949/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13949/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13949/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/139492016-08-03 09:41:30.299oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-08-03T12:41:30Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O efeito dos indicadores de trade marketing no desempenho de marcas da categoria de bebidas energéticas
title O efeito dos indicadores de trade marketing no desempenho de marcas da categoria de bebidas energéticas
spellingShingle O efeito dos indicadores de trade marketing no desempenho de marcas da categoria de bebidas energéticas
Raad, Mikhael Nizar
Comércio varejista
Vendas
Marketing
title_short O efeito dos indicadores de trade marketing no desempenho de marcas da categoria de bebidas energéticas
title_full O efeito dos indicadores de trade marketing no desempenho de marcas da categoria de bebidas energéticas
title_fullStr O efeito dos indicadores de trade marketing no desempenho de marcas da categoria de bebidas energéticas
title_full_unstemmed O efeito dos indicadores de trade marketing no desempenho de marcas da categoria de bebidas energéticas
title_sort O efeito dos indicadores de trade marketing no desempenho de marcas da categoria de bebidas energéticas
author Raad, Mikhael Nizar
author_facet Raad, Mikhael Nizar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raad, Mikhael Nizar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto, Rafael Barreiros
contributor_str_mv Porto, Rafael Barreiros
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio varejista
Vendas
Marketing
topic Comércio varejista
Vendas
Marketing
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-06-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T12:41:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-03T12:41:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RAAD, Mikhael Nizar. O efeito dos indicadores de trade marketing no desempenho de marcas da categoria de bebidas energéticas. 2016. 61 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/13949
identifier_str_mv RAAD, Mikhael Nizar. O efeito dos indicadores de trade marketing no desempenho de marcas da categoria de bebidas energéticas. 2016. 61 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/13949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13949/1/2016_MikhaelNizarRaad.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13949/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13949/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13949/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13949/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e9b2543b2eac300aee56840300e93d2
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907888286990336