Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28714 |
Resumo: | Existem poucos estudos sobre os desafios do trabalho preventivo ao uso de risco e dependência de drogas no meio escolar. Esta investigação busca compreender quais são as dificuldades vivenciadas por profissionais que atuam no âmbito escolar no trabalho de prevenção ao uso de risco e dependência de drogas na perspectiva da Redução de Danos. Esta investigação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio do método da entrevista reflexiva individual interpretada à luz do pensamento desconstrutivo-construtivo da Fenomenologia Existencial. As entrevistas foram realizadas com três profissionais que atuam na área há mais que dez anos. Foi possível identificar o sentido que os entrevistados atribuem a um projeto de prevenção ao uso de risco e dependência de drogas, com isso revelamos que o trabalho preventivo na abordagem de Redução de Danos deveria ser aquele que possibilita o pensamento reflexivo e fortalece a possibilidade de escolhas mais autênticas. Compreendemos vários desafios apresentados para implementar, realizar e avaliar um trabalho de prevenção com a perspectiva da Redução de Danos, dentre eles estão mais presentes a influência da mídia proibicionista, o preconceito, a não aceitação e participação da família do projeto, elaboração do programa e o modo de avaliação do projeto. Após uma revisão bibliográfica e realização de uma pesquisa de campo, fazendo uso da entrevista reflexiva individual compreendemos que o mais importante para driblar essas dificuldades é integrar todas essas diferentes influências do projeto de prevenção ao uso de risco e dependência de drogas |
id |
PUC_SP-1_61c308df499f49b84c0513cd59c037c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/28714 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Sodelli, MarceloVilela, Letícia Granhani2022-10-11T11:48:10Z2022-10-11T11:48:10Z2011-08-17Vilela, Letícia Granhani. Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28714Existem poucos estudos sobre os desafios do trabalho preventivo ao uso de risco e dependência de drogas no meio escolar. Esta investigação busca compreender quais são as dificuldades vivenciadas por profissionais que atuam no âmbito escolar no trabalho de prevenção ao uso de risco e dependência de drogas na perspectiva da Redução de Danos. Esta investigação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio do método da entrevista reflexiva individual interpretada à luz do pensamento desconstrutivo-construtivo da Fenomenologia Existencial. As entrevistas foram realizadas com três profissionais que atuam na área há mais que dez anos. Foi possível identificar o sentido que os entrevistados atribuem a um projeto de prevenção ao uso de risco e dependência de drogas, com isso revelamos que o trabalho preventivo na abordagem de Redução de Danos deveria ser aquele que possibilita o pensamento reflexivo e fortalece a possibilidade de escolhas mais autênticas. Compreendemos vários desafios apresentados para implementar, realizar e avaliar um trabalho de prevenção com a perspectiva da Redução de Danos, dentre eles estão mais presentes a influência da mídia proibicionista, o preconceito, a não aceitação e participação da família do projeto, elaboração do programa e o modo de avaliação do projeto. Após uma revisão bibliográfica e realização de uma pesquisa de campo, fazendo uso da entrevista reflexiva individual compreendemos que o mais importante para driblar essas dificuldades é integrar todas essas diferentes influências do projeto de prevenção ao uso de risco e dependência de drogasporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIARedução de danosPrevençãoDrogasDesafiosFenomenologiaPrevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLetícia Granhani Vilela - TCC.pdfapplication/pdf600726https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28714/1/Let%c3%adcia%20Granhani%20Vilela%20-%20TCC.pdfd650e6fe6f528592f3013644fcface69MD51TEXTLetícia Granhani Vilela - TCC.pdf.txtLetícia Granhani Vilela - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain156914https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28714/2/Let%c3%adcia%20Granhani%20Vilela%20-%20TCC.pdf.txt0c38d7dd5ce6a867f98c19e399a3957aMD52THUMBNAILLetícia Granhani Vilela - TCC.pdf.jpgLetícia Granhani Vilela - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1252https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28714/3/Let%c3%adcia%20Granhani%20Vilela%20-%20TCC.pdf.jpg5b236ad1ad9f004371d553c3bc0194fdMD53handle/287142022-10-12 01:03:42.182oai:repositorio.pucsp.br:handle/28714Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-12T04:03:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar |
title |
Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar |
spellingShingle |
Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar Vilela, Letícia Granhani CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Redução de danos Prevenção Drogas Desafios Fenomenologia |
title_short |
Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar |
title_full |
Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar |
title_fullStr |
Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar |
title_full_unstemmed |
Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar |
title_sort |
Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar |
author |
Vilela, Letícia Granhani |
author_facet |
Vilela, Letícia Granhani |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sodelli, Marcelo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilela, Letícia Granhani |
contributor_str_mv |
Sodelli, Marcelo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Redução de danos Prevenção Drogas Desafios Fenomenologia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redução de danos Prevenção Drogas Desafios Fenomenologia |
description |
Existem poucos estudos sobre os desafios do trabalho preventivo ao uso de risco e dependência de drogas no meio escolar. Esta investigação busca compreender quais são as dificuldades vivenciadas por profissionais que atuam no âmbito escolar no trabalho de prevenção ao uso de risco e dependência de drogas na perspectiva da Redução de Danos. Esta investigação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio do método da entrevista reflexiva individual interpretada à luz do pensamento desconstrutivo-construtivo da Fenomenologia Existencial. As entrevistas foram realizadas com três profissionais que atuam na área há mais que dez anos. Foi possível identificar o sentido que os entrevistados atribuem a um projeto de prevenção ao uso de risco e dependência de drogas, com isso revelamos que o trabalho preventivo na abordagem de Redução de Danos deveria ser aquele que possibilita o pensamento reflexivo e fortalece a possibilidade de escolhas mais autênticas. Compreendemos vários desafios apresentados para implementar, realizar e avaliar um trabalho de prevenção com a perspectiva da Redução de Danos, dentre eles estão mais presentes a influência da mídia proibicionista, o preconceito, a não aceitação e participação da família do projeto, elaboração do programa e o modo de avaliação do projeto. Após uma revisão bibliográfica e realização de uma pesquisa de campo, fazendo uso da entrevista reflexiva individual compreendemos que o mais importante para driblar essas dificuldades é integrar todas essas diferentes influências do projeto de prevenção ao uso de risco e dependência de drogas |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-08-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-11T11:48:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-11T11:48:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Vilela, Letícia Granhani. Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28714 |
identifier_str_mv |
Vilela, Letícia Granhani. Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28714/1/Let%c3%adcia%20Granhani%20Vilela%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28714/2/Let%c3%adcia%20Granhani%20Vilela%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28714/3/Let%c3%adcia%20Granhani%20Vilela%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d650e6fe6f528592f3013644fcface69 0c38d7dd5ce6a867f98c19e399a3957a 5b236ad1ad9f004371d553c3bc0194fd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277868141707264 |