Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Letícia Granhani
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28714
Resumo: Existem poucos estudos sobre os desafios do trabalho preventivo ao uso de risco e dependência de drogas no meio escolar. Esta investigação busca compreender quais são as dificuldades vivenciadas por profissionais que atuam no âmbito escolar no trabalho de prevenção ao uso de risco e dependência de drogas na perspectiva da Redução de Danos. Esta investigação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio do método da entrevista reflexiva individual interpretada à luz do pensamento desconstrutivo-construtivo da Fenomenologia Existencial. As entrevistas foram realizadas com três profissionais que atuam na área há mais que dez anos. Foi possível identificar o sentido que os entrevistados atribuem a um projeto de prevenção ao uso de risco e dependência de drogas, com isso revelamos que o trabalho preventivo na abordagem de Redução de Danos deveria ser aquele que possibilita o pensamento reflexivo e fortalece a possibilidade de escolhas mais autênticas. Compreendemos vários desafios apresentados para implementar, realizar e avaliar um trabalho de prevenção com a perspectiva da Redução de Danos, dentre eles estão mais presentes a influência da mídia proibicionista, o preconceito, a não aceitação e participação da família do projeto, elaboração do programa e o modo de avaliação do projeto. Após uma revisão bibliográfica e realização de uma pesquisa de campo, fazendo uso da entrevista reflexiva individual compreendemos que o mais importante para driblar essas dificuldades é integrar todas essas diferentes influências do projeto de prevenção ao uso de risco e dependência de drogas
id PUC_SP-1_61c308df499f49b84c0513cd59c037c0
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28714
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Sodelli, MarceloVilela, Letícia Granhani2022-10-11T11:48:10Z2022-10-11T11:48:10Z2011-08-17Vilela, Letícia Granhani. Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28714Existem poucos estudos sobre os desafios do trabalho preventivo ao uso de risco e dependência de drogas no meio escolar. Esta investigação busca compreender quais são as dificuldades vivenciadas por profissionais que atuam no âmbito escolar no trabalho de prevenção ao uso de risco e dependência de drogas na perspectiva da Redução de Danos. Esta investigação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio do método da entrevista reflexiva individual interpretada à luz do pensamento desconstrutivo-construtivo da Fenomenologia Existencial. As entrevistas foram realizadas com três profissionais que atuam na área há mais que dez anos. Foi possível identificar o sentido que os entrevistados atribuem a um projeto de prevenção ao uso de risco e dependência de drogas, com isso revelamos que o trabalho preventivo na abordagem de Redução de Danos deveria ser aquele que possibilita o pensamento reflexivo e fortalece a possibilidade de escolhas mais autênticas. Compreendemos vários desafios apresentados para implementar, realizar e avaliar um trabalho de prevenção com a perspectiva da Redução de Danos, dentre eles estão mais presentes a influência da mídia proibicionista, o preconceito, a não aceitação e participação da família do projeto, elaboração do programa e o modo de avaliação do projeto. Após uma revisão bibliográfica e realização de uma pesquisa de campo, fazendo uso da entrevista reflexiva individual compreendemos que o mais importante para driblar essas dificuldades é integrar todas essas diferentes influências do projeto de prevenção ao uso de risco e dependência de drogasporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIARedução de danosPrevençãoDrogasDesafiosFenomenologiaPrevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLetícia Granhani Vilela - TCC.pdfapplication/pdf600726https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28714/1/Let%c3%adcia%20Granhani%20Vilela%20-%20TCC.pdfd650e6fe6f528592f3013644fcface69MD51TEXTLetícia Granhani Vilela - TCC.pdf.txtLetícia Granhani Vilela - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain156914https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28714/2/Let%c3%adcia%20Granhani%20Vilela%20-%20TCC.pdf.txt0c38d7dd5ce6a867f98c19e399a3957aMD52THUMBNAILLetícia Granhani Vilela - TCC.pdf.jpgLetícia Granhani Vilela - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1252https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28714/3/Let%c3%adcia%20Granhani%20Vilela%20-%20TCC.pdf.jpg5b236ad1ad9f004371d553c3bc0194fdMD53handle/287142022-10-12 01:03:42.182oai:repositorio.pucsp.br:handle/28714Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-12T04:03:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar
title Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar
spellingShingle Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar
Vilela, Letícia Granhani
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Redução de danos
Prevenção
Drogas
Desafios
Fenomenologia
title_short Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar
title_full Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar
title_fullStr Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar
title_full_unstemmed Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar
title_sort Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar
author Vilela, Letícia Granhani
author_facet Vilela, Letícia Granhani
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sodelli, Marcelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Letícia Granhani
contributor_str_mv Sodelli, Marcelo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Redução de danos
Prevenção
Drogas
Desafios
Fenomenologia
dc.subject.por.fl_str_mv Redução de danos
Prevenção
Drogas
Desafios
Fenomenologia
description Existem poucos estudos sobre os desafios do trabalho preventivo ao uso de risco e dependência de drogas no meio escolar. Esta investigação busca compreender quais são as dificuldades vivenciadas por profissionais que atuam no âmbito escolar no trabalho de prevenção ao uso de risco e dependência de drogas na perspectiva da Redução de Danos. Esta investigação caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio do método da entrevista reflexiva individual interpretada à luz do pensamento desconstrutivo-construtivo da Fenomenologia Existencial. As entrevistas foram realizadas com três profissionais que atuam na área há mais que dez anos. Foi possível identificar o sentido que os entrevistados atribuem a um projeto de prevenção ao uso de risco e dependência de drogas, com isso revelamos que o trabalho preventivo na abordagem de Redução de Danos deveria ser aquele que possibilita o pensamento reflexivo e fortalece a possibilidade de escolhas mais autênticas. Compreendemos vários desafios apresentados para implementar, realizar e avaliar um trabalho de prevenção com a perspectiva da Redução de Danos, dentre eles estão mais presentes a influência da mídia proibicionista, o preconceito, a não aceitação e participação da família do projeto, elaboração do programa e o modo de avaliação do projeto. Após uma revisão bibliográfica e realização de uma pesquisa de campo, fazendo uso da entrevista reflexiva individual compreendemos que o mais importante para driblar essas dificuldades é integrar todas essas diferentes influências do projeto de prevenção ao uso de risco e dependência de drogas
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-11T11:48:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-11T11:48:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Vilela, Letícia Granhani. Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28714
identifier_str_mv Vilela, Letícia Granhani. Prevenção ao uso de risco e dependência de drogas: os desafios da redução de danos no âmbito escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28714/1/Let%c3%adcia%20Granhani%20Vilela%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28714/2/Let%c3%adcia%20Granhani%20Vilela%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28714/3/Let%c3%adcia%20Granhani%20Vilela%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d650e6fe6f528592f3013644fcface69
0c38d7dd5ce6a867f98c19e399a3957a
5b236ad1ad9f004371d553c3bc0194fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277868141707264