Comportamento de consumo: uma análise dos fatores que controlam a escolha de bebidas, com base no modelo na perspectiva comportamental, de Foxall

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosenthal, Benjamin
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16801
Resumo: Consumer behavior is a key issue in modern society and one of the pillars of occidental economies. This research investigated consumer behavior for beverages (beer, soda and juice) through the analysis of one year choices for 423 consumers in the city of Sao Paulo. Such choices were analyzed according to a model (the Behavioral Perspective Model) developed by Gordon Foxall. This model split the benefits (reinforcements) of the brands in both utilitarian and informative and it was created based on Behavior Analysis interpretation of behavior. This study aimed to understand how these benefits (utilitarian and informative) control consumer choices, identifying the levels of loyalty and fidelity of consumers to these benefits. The findings confirm some patterns previously discovered in past studies: a) there was considerable loyalty towards high informative benefits; b) there was considerable loyalty towards low utilitarian benefits; c) loyalty towards specific utilitarian and informative levels were slightly superior to the one s previously identified in other similar studies; d) price did not appeared as a relevant factor in determining brand volume of each main category brand
id PUC_SP-1_64fbe88f39c0bf164b5ca51e99d6c055
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16801
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Luna, Sergio Vasconcelos deRosenthal, Benjamin2016-04-29T13:18:04Z2007-09-052007-06-01Rosenthal, Benjamin. Consumer behavior: an analysis of the variables that control choices in beverages, based on the behavioral perspective model, from Foxall. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16801Consumer behavior is a key issue in modern society and one of the pillars of occidental economies. This research investigated consumer behavior for beverages (beer, soda and juice) through the analysis of one year choices for 423 consumers in the city of Sao Paulo. Such choices were analyzed according to a model (the Behavioral Perspective Model) developed by Gordon Foxall. This model split the benefits (reinforcements) of the brands in both utilitarian and informative and it was created based on Behavior Analysis interpretation of behavior. This study aimed to understand how these benefits (utilitarian and informative) control consumer choices, identifying the levels of loyalty and fidelity of consumers to these benefits. The findings confirm some patterns previously discovered in past studies: a) there was considerable loyalty towards high informative benefits; b) there was considerable loyalty towards low utilitarian benefits; c) loyalty towards specific utilitarian and informative levels were slightly superior to the one s previously identified in other similar studies; d) price did not appeared as a relevant factor in determining brand volume of each main category brandO comportamento de consumo é um assunto-chave na sociedade atual, sendo há muito um dos principais motores das economias ocidentais ou das economicamente ocidentalizadas. Esta pesquisa investigou o comportamento de consumo de bebidas (cerveja, refrigerante e suco), em São Paulo, pela análise das escolhas de 423 consumidores durante 1 ano (8 meses para suco). Essas escolhas foram analisadas com o emprego de um modelo o Behavioral Perspective Model (ou o Modelo na Perspectiva Comportamental) elaborado por Gordon Foxall. Este modelo divide os benefícios das marcas em utilitários e informativos e foi montado com base na forma como a Análise do Comportamento enxerga o comportamento. Este estudo buscou entender como esses reforços (benefícios) utilitários e informativos controlam as escolhas dos consumidores, identificando os níveis de lealdade e fidelidade dos consumidores a estes reforços. As descobertas confirmam alguns padrões identificados em estudos anteriores: a) houve grande lealdade a reforços informativos elevados; b) houve alta lealdade a reforços utilitários baixos; c) as medidas de lealdade a níveis específicos de reforços informativos e utilitários foram ligeiramente superiores às verificadas em estudos anteriores; d) preço não se mostrou um fator relevante na determinação do volume das principais marcas de cada categoriaapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35561/Benjamin%20Rosenthal.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do ComportamentoPUC-SPBRPsicologiaBehaviorismoComportamento de consumoMarcasBebidasAnalise do comportamentoBebidas -- ConsumoComportamento do consumidorConsumidores -- AtitudesMarketingBehaviorismConsumer behaviorBehavior perspective modelBrandsBeveragesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALComportamento de consumo: uma análise dos fatores que controlam a escolha de bebidas, com base no modelo na perspectiva comportamental, de FoxallConsumer behavior: an analysis of the variables that control choices in beverages, based on the behavioral perspective model, from Foxallinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTBenjamin Rosenthal.pdf.txtBenjamin Rosenthal.pdf.txtExtracted texttext/plain195668https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16801/3/Benjamin%20Rosenthal.pdf.txt446e121d05ff39929b918396beeb408cMD53ORIGINALBenjamin Rosenthal.pdfapplication/pdf932498https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16801/1/Benjamin%20Rosenthal.pdf8768962c03634621066dc3588b4b678fMD51THUMBNAILBenjamin Rosenthal.pdf.jpgBenjamin Rosenthal.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16801/2/Benjamin%20Rosenthal.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52handle/168012022-04-27 18:53:57.796oai:repositorio.pucsp.br:handle/16801Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T21:53:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Comportamento de consumo: uma análise dos fatores que controlam a escolha de bebidas, com base no modelo na perspectiva comportamental, de Foxall
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Consumer behavior: an analysis of the variables that control choices in beverages, based on the behavioral perspective model, from Foxall
title Comportamento de consumo: uma análise dos fatores que controlam a escolha de bebidas, com base no modelo na perspectiva comportamental, de Foxall
spellingShingle Comportamento de consumo: uma análise dos fatores que controlam a escolha de bebidas, com base no modelo na perspectiva comportamental, de Foxall
Rosenthal, Benjamin
Behaviorismo
Comportamento de consumo
Marcas
Bebidas
Analise do comportamento
Bebidas -- Consumo
Comportamento do consumidor
Consumidores -- Atitudes
Marketing
Behaviorism
Consumer behavior
Behavior perspective model
Brands
Beverages
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
title_short Comportamento de consumo: uma análise dos fatores que controlam a escolha de bebidas, com base no modelo na perspectiva comportamental, de Foxall
title_full Comportamento de consumo: uma análise dos fatores que controlam a escolha de bebidas, com base no modelo na perspectiva comportamental, de Foxall
title_fullStr Comportamento de consumo: uma análise dos fatores que controlam a escolha de bebidas, com base no modelo na perspectiva comportamental, de Foxall
title_full_unstemmed Comportamento de consumo: uma análise dos fatores que controlam a escolha de bebidas, com base no modelo na perspectiva comportamental, de Foxall
title_sort Comportamento de consumo: uma análise dos fatores que controlam a escolha de bebidas, com base no modelo na perspectiva comportamental, de Foxall
author Rosenthal, Benjamin
author_facet Rosenthal, Benjamin
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luna, Sergio Vasconcelos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosenthal, Benjamin
contributor_str_mv Luna, Sergio Vasconcelos de
dc.subject.por.fl_str_mv Behaviorismo
Comportamento de consumo
Marcas
Bebidas
Analise do comportamento
Bebidas -- Consumo
Comportamento do consumidor
Consumidores -- Atitudes
topic Behaviorismo
Comportamento de consumo
Marcas
Bebidas
Analise do comportamento
Bebidas -- Consumo
Comportamento do consumidor
Consumidores -- Atitudes
Marketing
Behaviorism
Consumer behavior
Behavior perspective model
Brands
Beverages
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Marketing
Behaviorism
Consumer behavior
Behavior perspective model
Brands
Beverages
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
description Consumer behavior is a key issue in modern society and one of the pillars of occidental economies. This research investigated consumer behavior for beverages (beer, soda and juice) through the analysis of one year choices for 423 consumers in the city of Sao Paulo. Such choices were analyzed according to a model (the Behavioral Perspective Model) developed by Gordon Foxall. This model split the benefits (reinforcements) of the brands in both utilitarian and informative and it was created based on Behavior Analysis interpretation of behavior. This study aimed to understand how these benefits (utilitarian and informative) control consumer choices, identifying the levels of loyalty and fidelity of consumers to these benefits. The findings confirm some patterns previously discovered in past studies: a) there was considerable loyalty towards high informative benefits; b) there was considerable loyalty towards low utilitarian benefits; c) loyalty towards specific utilitarian and informative levels were slightly superior to the one s previously identified in other similar studies; d) price did not appeared as a relevant factor in determining brand volume of each main category brand
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-09-05
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-06-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T13:18:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Rosenthal, Benjamin. Consumer behavior: an analysis of the variables that control choices in beverages, based on the behavioral perspective model, from Foxall. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16801
identifier_str_mv Rosenthal, Benjamin. Consumer behavior: an analysis of the variables that control choices in beverages, based on the behavioral perspective model, from Foxall. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16801/3/Benjamin%20Rosenthal.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16801/1/Benjamin%20Rosenthal.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16801/2/Benjamin%20Rosenthal.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 446e121d05ff39929b918396beeb408c
8768962c03634621066dc3588b4b678f
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277774646476800