Análise do Comportamento do Consumidor sob uma perspectiva comportamental: Modelos de consumo em um ambiente relativamente fechado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Vinicius Pereira Pinto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2052
Resumo: Comportamento do consumidor pode ser definido como sendo uma ampla classe de comportamentos que comporta eventos como: comprar, poupar, apostar, escolher marcas e produtos, adotar inovações ou consumir serviços, incluindo em seu bojo atividades do indivíduo no presente, no passado e visando prever consumos futuros. Sob uma perspectiva comportamental (Behavior Perspective Model - BPM) o comportamento do consumidor ocorre entre o cenário de consumo e a história de aprendizagem do agente que, por sua vez, vai sinalizar as consequências aversivas e reforçadoras de suas ações. O trabalho em questão busca traçar o padrão de compra de consumidores de dois mercados, o primeiro de grande porte e o segundo de porte menor, verificando a relação entre as diferenças em aspectos da abertura do cenário (variedade de marcas disponíveis) e preços dos produtos Arroz, Feijão, Café, Açúcar e Óleo de Soja com a quantidade relativa de produtos comprados e frequência relativa de compra. Foram utilizados dois protocolos de registro para coletar os dados referentes às compras de 200 consumidores no ato do pagamento (100 em cada mercado) e para coletar os dados referentes à quantidade de marcas disponíveis de cada produto e seus respectivos preços. Os resultados mostraram diferenças na frequência relativa de consumo e na quantidade comprada relacionadas à quantidade de marcas disponíveis, além de variações nos preços, exceto para o produto Açúcar. Com isso, o presente trabalho estende os dados sobre os efeitos da abertura do cenário.
id PUC_GO_fc9064a7705945a97e71dc0b1c336095
oai_identifier_str oai:ambar:tede/2052
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Análise do Comportamento do Consumidor sob uma perspectiva comportamental: Modelos de consumo em um ambiente relativamente fechadoPsicologiaComportamento do ConsumidorAnálise Experimental do ComportamentoCenários de ConsumoPsychologyConsumer BehaviorExperimental Analysis of BehaviorConsumer ScenariosCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAComportamento do consumidor pode ser definido como sendo uma ampla classe de comportamentos que comporta eventos como: comprar, poupar, apostar, escolher marcas e produtos, adotar inovações ou consumir serviços, incluindo em seu bojo atividades do indivíduo no presente, no passado e visando prever consumos futuros. Sob uma perspectiva comportamental (Behavior Perspective Model - BPM) o comportamento do consumidor ocorre entre o cenário de consumo e a história de aprendizagem do agente que, por sua vez, vai sinalizar as consequências aversivas e reforçadoras de suas ações. O trabalho em questão busca traçar o padrão de compra de consumidores de dois mercados, o primeiro de grande porte e o segundo de porte menor, verificando a relação entre as diferenças em aspectos da abertura do cenário (variedade de marcas disponíveis) e preços dos produtos Arroz, Feijão, Café, Açúcar e Óleo de Soja com a quantidade relativa de produtos comprados e frequência relativa de compra. Foram utilizados dois protocolos de registro para coletar os dados referentes às compras de 200 consumidores no ato do pagamento (100 em cada mercado) e para coletar os dados referentes à quantidade de marcas disponíveis de cada produto e seus respectivos preços. Os resultados mostraram diferenças na frequência relativa de consumo e na quantidade comprada relacionadas à quantidade de marcas disponíveis, além de variações nos preços, exceto para o produto Açúcar. Com isso, o presente trabalho estende os dados sobre os efeitos da abertura do cenário.Consumer behavior can be defined as being a wide class o behavior that holds events, like: buying, savings, betting, choosing, adopting innovations, as well consuming services, including present or past activities, in order to predict future consumption. From a behavioral perspective (Behavior Perspective Model- BPM), consumer behavior occurs between the consumer s setting and agent s learning history, which in its turn signals the aversive and reinforcing consequences of his/her actions. The present work aimed to draw consumption patterns in two markets, a bigger one, and a smaller one, in order to verify the relationships between differences in both setting scope (measured from quantity of available brands) and price of Rice, Beans, Cofee, Sugar, and Soybean Oil against relative quantity bought and relative buying frequency. It was used two protocols to collect data from 200 consumers during the cash payment (100 in each market), and to provide data on products brands availability and price. The results showed differences in relative consumption frequency and quantity related to brands range, as so to price variations, except for Sugar. On these bases, the present work extends the findings about setting scope on consumer behavior.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaCoelho, Cristianohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791459Y6Heck, Elisa Tavares Sanabiohttp://lattes.cnpq.br/7141705270844402Simonassi, Lorismário Ernestohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvXavier, Vinicius Pereira Pinto2016-07-27T14:22:13Z2012-01-192010-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfXAVIER, Vinicius Pereira Pinto. Análise do Comportamento do Consumidor sob uma perspectiva comportamental: Modelos de consumo em um ambiente relativamente fechado. 2010. 53 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2052porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-26T22:47:42Zoai:ambar:tede/2052Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-26T22:47:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do Comportamento do Consumidor sob uma perspectiva comportamental: Modelos de consumo em um ambiente relativamente fechado
title Análise do Comportamento do Consumidor sob uma perspectiva comportamental: Modelos de consumo em um ambiente relativamente fechado
spellingShingle Análise do Comportamento do Consumidor sob uma perspectiva comportamental: Modelos de consumo em um ambiente relativamente fechado
Xavier, Vinicius Pereira Pinto
Psicologia
Comportamento do Consumidor
Análise Experimental do Comportamento
Cenários de Consumo
Psychology
Consumer Behavior
Experimental Analysis of Behavior
Consumer Scenarios
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Análise do Comportamento do Consumidor sob uma perspectiva comportamental: Modelos de consumo em um ambiente relativamente fechado
title_full Análise do Comportamento do Consumidor sob uma perspectiva comportamental: Modelos de consumo em um ambiente relativamente fechado
title_fullStr Análise do Comportamento do Consumidor sob uma perspectiva comportamental: Modelos de consumo em um ambiente relativamente fechado
title_full_unstemmed Análise do Comportamento do Consumidor sob uma perspectiva comportamental: Modelos de consumo em um ambiente relativamente fechado
title_sort Análise do Comportamento do Consumidor sob uma perspectiva comportamental: Modelos de consumo em um ambiente relativamente fechado
author Xavier, Vinicius Pereira Pinto
author_facet Xavier, Vinicius Pereira Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Cristiano
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791459Y6
Heck, Elisa Tavares Sanabio
http://lattes.cnpq.br/7141705270844402
Simonassi, Lorismário Ernesto
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacv
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Vinicius Pereira Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Comportamento do Consumidor
Análise Experimental do Comportamento
Cenários de Consumo
Psychology
Consumer Behavior
Experimental Analysis of Behavior
Consumer Scenarios
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic Psicologia
Comportamento do Consumidor
Análise Experimental do Comportamento
Cenários de Consumo
Psychology
Consumer Behavior
Experimental Analysis of Behavior
Consumer Scenarios
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Comportamento do consumidor pode ser definido como sendo uma ampla classe de comportamentos que comporta eventos como: comprar, poupar, apostar, escolher marcas e produtos, adotar inovações ou consumir serviços, incluindo em seu bojo atividades do indivíduo no presente, no passado e visando prever consumos futuros. Sob uma perspectiva comportamental (Behavior Perspective Model - BPM) o comportamento do consumidor ocorre entre o cenário de consumo e a história de aprendizagem do agente que, por sua vez, vai sinalizar as consequências aversivas e reforçadoras de suas ações. O trabalho em questão busca traçar o padrão de compra de consumidores de dois mercados, o primeiro de grande porte e o segundo de porte menor, verificando a relação entre as diferenças em aspectos da abertura do cenário (variedade de marcas disponíveis) e preços dos produtos Arroz, Feijão, Café, Açúcar e Óleo de Soja com a quantidade relativa de produtos comprados e frequência relativa de compra. Foram utilizados dois protocolos de registro para coletar os dados referentes às compras de 200 consumidores no ato do pagamento (100 em cada mercado) e para coletar os dados referentes à quantidade de marcas disponíveis de cada produto e seus respectivos preços. Os resultados mostraram diferenças na frequência relativa de consumo e na quantidade comprada relacionadas à quantidade de marcas disponíveis, além de variações nos preços, exceto para o produto Açúcar. Com isso, o presente trabalho estende os dados sobre os efeitos da abertura do cenário.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-08
2012-01-19
2016-07-27T14:22:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv XAVIER, Vinicius Pereira Pinto. Análise do Comportamento do Consumidor sob uma perspectiva comportamental: Modelos de consumo em um ambiente relativamente fechado. 2010. 53 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2052
identifier_str_mv XAVIER, Vinicius Pereira Pinto. Análise do Comportamento do Consumidor sob uma perspectiva comportamental: Modelos de consumo em um ambiente relativamente fechado. 2010. 53 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/2052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202256122216448