A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36668 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar estratégias de produção escrita no ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, foi constituído um corpus formado por um conjunto de atividades de produção escrita apresentadas em material didático distribuído aos estudantes das escolas públicas estaduais pelo governo do Estado de São Paulo. A análise está sustentada nos estudos de Koch & Elias (2010), Marcuschi (2008), Antunes (2005), Serafini (1994), entre outros pesquisadores. Os resultados da análise indicam que as estratégias de produção escrita que mais se destacam no material analisado estão ligadas à intertextualidade, ao gênero textual, à contextualização da escrita, à coesão textual e ao planejamento e revisão da escrita. Relacionada a essas estratégias encontra-se uma concepção de escrita como interação, segundo a qual os sujeitos participam ativamente do processo de escrita, mobilizando os seus conhecimentos e pressupondo conhecimentos do leitor ou conhecimentos compartilhados por ambos |
id |
PUC_SP-1_d869f837007706c753e365c2c953652f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/36668 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Elias, Vanda Maria da SilvaSilva, Maria Olinda F. da2023-07-28T20:48:34Z2023-07-28T20:48:34Z2011-12-01Silva, Maria Olinda F. da. A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36668Esta pesquisa tem como objetivo analisar estratégias de produção escrita no ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, foi constituído um corpus formado por um conjunto de atividades de produção escrita apresentadas em material didático distribuído aos estudantes das escolas públicas estaduais pelo governo do Estado de São Paulo. A análise está sustentada nos estudos de Koch & Elias (2010), Marcuschi (2008), Antunes (2005), Serafini (1994), entre outros pesquisadores. Os resultados da análise indicam que as estratégias de produção escrita que mais se destacam no material analisado estão ligadas à intertextualidade, ao gênero textual, à contextualização da escrita, à coesão textual e ao planejamento e revisão da escrita. Relacionada a essas estratégias encontra-se uma concepção de escrita como interação, segundo a qual os sujeitos participam ativamente do processo de escrita, mobilizando os seus conhecimentos e pressupondo conhecimentos do leitor ou conhecimentos compartilhados por ambosporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAA produção escrita no ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARIA OLINDA F. DA SILVA.pdfapplication/pdf212967https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36668/1/MARIA%20OLINDA%20F.%20DA%20SILVA.pdf875c58f68190a3b0b709db319ea94cdbMD51TEXTMARIA OLINDA F. DA SILVA.pdf.txtMARIA OLINDA F. DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain72133https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36668/2/MARIA%20OLINDA%20F.%20DA%20SILVA.pdf.txt7c1f3a13ba0dbbd673280d9dd0b3b0e7MD52THUMBNAILMARIA OLINDA F. DA SILVA.pdf.jpgMARIA OLINDA F. DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1240https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36668/3/MARIA%20OLINDA%20F.%20DA%20SILVA.pdf.jpga2c21ae0403d39bb74bab97237a62d0dMD53handle/366682023-07-29 01:08:02.753oai:repositorio.pucsp.br:handle/36668Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-29T04:08:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa |
title |
A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa |
spellingShingle |
A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa Silva, Maria Olinda F. da CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
title_short |
A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa |
title_full |
A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa |
title_fullStr |
A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa |
title_full_unstemmed |
A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa |
title_sort |
A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa |
author |
Silva, Maria Olinda F. da |
author_facet |
Silva, Maria Olinda F. da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Elias, Vanda Maria da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Olinda F. da |
contributor_str_mv |
Elias, Vanda Maria da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar estratégias de produção escrita no ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, foi constituído um corpus formado por um conjunto de atividades de produção escrita apresentadas em material didático distribuído aos estudantes das escolas públicas estaduais pelo governo do Estado de São Paulo. A análise está sustentada nos estudos de Koch & Elias (2010), Marcuschi (2008), Antunes (2005), Serafini (1994), entre outros pesquisadores. Os resultados da análise indicam que as estratégias de produção escrita que mais se destacam no material analisado estão ligadas à intertextualidade, ao gênero textual, à contextualização da escrita, à coesão textual e ao planejamento e revisão da escrita. Relacionada a essas estratégias encontra-se uma concepção de escrita como interação, segundo a qual os sujeitos participam ativamente do processo de escrita, mobilizando os seus conhecimentos e pressupondo conhecimentos do leitor ou conhecimentos compartilhados por ambos |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-28T20:48:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-28T20:48:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Silva, Maria Olinda F. da. A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36668 |
identifier_str_mv |
Silva, Maria Olinda F. da. A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36668/1/MARIA%20OLINDA%20F.%20DA%20SILVA.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36668/2/MARIA%20OLINDA%20F.%20DA%20SILVA.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36668/3/MARIA%20OLINDA%20F.%20DA%20SILVA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
875c58f68190a3b0b709db319ea94cdb 7c1f3a13ba0dbbd673280d9dd0b3b0e7 a2c21ae0403d39bb74bab97237a62d0d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1799796017009262592 |