A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Olinda F. da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36668
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar estratégias de produção escrita no ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, foi constituído um corpus formado por um conjunto de atividades de produção escrita apresentadas em material didático distribuído aos estudantes das escolas públicas estaduais pelo governo do Estado de São Paulo. A análise está sustentada nos estudos de Koch & Elias (2010), Marcuschi (2008), Antunes (2005), Serafini (1994), entre outros pesquisadores. Os resultados da análise indicam que as estratégias de produção escrita que mais se destacam no material analisado estão ligadas à intertextualidade, ao gênero textual, à contextualização da escrita, à coesão textual e ao planejamento e revisão da escrita. Relacionada a essas estratégias encontra-se uma concepção de escrita como interação, segundo a qual os sujeitos participam ativamente do processo de escrita, mobilizando os seus conhecimentos e pressupondo conhecimentos do leitor ou conhecimentos compartilhados por ambos
id PUC_SP-1_d869f837007706c753e365c2c953652f
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/36668
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Elias, Vanda Maria da SilvaSilva, Maria Olinda F. da2023-07-28T20:48:34Z2023-07-28T20:48:34Z2011-12-01Silva, Maria Olinda F. da. A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36668Esta pesquisa tem como objetivo analisar estratégias de produção escrita no ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, foi constituído um corpus formado por um conjunto de atividades de produção escrita apresentadas em material didático distribuído aos estudantes das escolas públicas estaduais pelo governo do Estado de São Paulo. A análise está sustentada nos estudos de Koch & Elias (2010), Marcuschi (2008), Antunes (2005), Serafini (1994), entre outros pesquisadores. Os resultados da análise indicam que as estratégias de produção escrita que mais se destacam no material analisado estão ligadas à intertextualidade, ao gênero textual, à contextualização da escrita, à coesão textual e ao planejamento e revisão da escrita. Relacionada a essas estratégias encontra-se uma concepção de escrita como interação, segundo a qual os sujeitos participam ativamente do processo de escrita, mobilizando os seus conhecimentos e pressupondo conhecimentos do leitor ou conhecimentos compartilhados por ambosporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAA produção escrita no ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARIA OLINDA F. DA SILVA.pdfapplication/pdf212967https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36668/1/MARIA%20OLINDA%20F.%20DA%20SILVA.pdf875c58f68190a3b0b709db319ea94cdbMD51TEXTMARIA OLINDA F. DA SILVA.pdf.txtMARIA OLINDA F. DA SILVA.pdf.txtExtracted texttext/plain72133https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36668/2/MARIA%20OLINDA%20F.%20DA%20SILVA.pdf.txt7c1f3a13ba0dbbd673280d9dd0b3b0e7MD52THUMBNAILMARIA OLINDA F. DA SILVA.pdf.jpgMARIA OLINDA F. DA SILVA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1240https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36668/3/MARIA%20OLINDA%20F.%20DA%20SILVA.pdf.jpga2c21ae0403d39bb74bab97237a62d0dMD53handle/366682023-07-29 01:08:02.753oai:repositorio.pucsp.br:handle/36668Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-29T04:08:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa
title A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa
spellingShingle A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa
Silva, Maria Olinda F. da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa
title_full A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa
title_fullStr A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa
title_sort A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa
author Silva, Maria Olinda F. da
author_facet Silva, Maria Olinda F. da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elias, Vanda Maria da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Olinda F. da
contributor_str_mv Elias, Vanda Maria da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar estratégias de produção escrita no ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, foi constituído um corpus formado por um conjunto de atividades de produção escrita apresentadas em material didático distribuído aos estudantes das escolas públicas estaduais pelo governo do Estado de São Paulo. A análise está sustentada nos estudos de Koch & Elias (2010), Marcuschi (2008), Antunes (2005), Serafini (1994), entre outros pesquisadores. Os resultados da análise indicam que as estratégias de produção escrita que mais se destacam no material analisado estão ligadas à intertextualidade, ao gênero textual, à contextualização da escrita, à coesão textual e ao planejamento e revisão da escrita. Relacionada a essas estratégias encontra-se uma concepção de escrita como interação, segundo a qual os sujeitos participam ativamente do processo de escrita, mobilizando os seus conhecimentos e pressupondo conhecimentos do leitor ou conhecimentos compartilhados por ambos
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T20:48:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-28T20:48:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Maria Olinda F. da. A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36668
identifier_str_mv Silva, Maria Olinda F. da. A produção escrita no ensino de Língua Portuguesa. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36668/1/MARIA%20OLINDA%20F.%20DA%20SILVA.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36668/2/MARIA%20OLINDA%20F.%20DA%20SILVA.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36668/3/MARIA%20OLINDA%20F.%20DA%20SILVA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 875c58f68190a3b0b709db319ea94cdb
7c1f3a13ba0dbbd673280d9dd0b3b0e7
a2c21ae0403d39bb74bab97237a62d0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796017009262592