Doenças ocupacionais na prática docente: um olhar voltado para conscientização e prevenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Rosemary da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28696
Resumo: The present research consist in understanding about the occupational diseases, in the teaching practice in the public school in State of São Paulo. Since the illness is worsening in the professional career due to the long years of occupation and the wear suffered by the effort of the physical body and mind, with so many requirements by: family, management team, society itself. I emphasize interpersonal relationships between teachers, students and management team as major influencers of illness due to lack of financial and emotional support of the school community and management. The situation worsens with teachers already sick and readapted for different sectors of you graduation of origin and the most serious cases the exoneration of the Public Education Network. Occupational disease with more incidence in the State Network of Educators are depression in 1º, musculoskeletal problems in 2º, anxiety disorder in 3º and hoarseness in 4º. As regards, the methodological procedures, grounded research develops in the literature, on interviews of several teachers, the laws governing the Magisterium and in the tables of study guided the Teachers Union Public Network of São Paulo
id PUC_SP-1_6b84ff3d6d27a0722d4e1a780b7df2dd
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/28696
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Campos, Terezinha Calil PadisPaixão, Rosemary da Silva2022-10-11T11:44:13Z2022-10-11T11:44:13Z2015-12-01Paixão, Rosemary da Silva. Doenças ocupacionais na prática docente: um olhar voltado para conscientização e prevenção. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28696The present research consist in understanding about the occupational diseases, in the teaching practice in the public school in State of São Paulo. Since the illness is worsening in the professional career due to the long years of occupation and the wear suffered by the effort of the physical body and mind, with so many requirements by: family, management team, society itself. I emphasize interpersonal relationships between teachers, students and management team as major influencers of illness due to lack of financial and emotional support of the school community and management. The situation worsens with teachers already sick and readapted for different sectors of you graduation of origin and the most serious cases the exoneration of the Public Education Network. Occupational disease with more incidence in the State Network of Educators are depression in 1º, musculoskeletal problems in 2º, anxiety disorder in 3º and hoarseness in 4º. As regards, the methodological procedures, grounded research develops in the literature, on interviews of several teachers, the laws governing the Magisterium and in the tables of study guided the Teachers Union Public Network of São PauloA presente pesquisa busca uma maior compreensão sobre as doenças ocupacionais na prática docente da rede pública estadual de São Paulo, visto que o adoecimento desses profissionais se agrave na carreira por conta dos longos anos de profissão e dos desgastes sofridos pelo esforço do corpo físico e pela mente, diante de tantas exigências: da família, da equipe gestora e da própria sociedade. Destaco as relações interpessoais entre professores, alunos, e equipe gestora como grandes influenciadores do adoecimento, devido aos inúmeros conflitos e à falta de suporte financeiro e emocional da comunidade escolar e gestão. A situação agrava-se com os docentes já doentes e readaptados para setores divergentes de sua formação de origem e, nos casos mais graves há exoneração da rede pública de ensino. As doenças ocupacionais com mais incidência nos Educadores da rede estadual são: a depressão em 1º, os problemas osteomusculares em 2º, o transtorno de ansiedade em 3º, e a rouquidão em 4º. No que se refere aos procedimentos metodológicos, a pesquisa desenvolveu-se alicerçada no levantamento bibliográfico, nas entrevistas de diversos professores, nas leis que regem o magistério e no estudo de tabelas pautadas no sindicato dos professores da rede pública do estado de São PauloporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODoenças ocupacionais na prática docenteRelações interpessoais-docentediscente-gestoresReadaptação e exoneraçãoOccupational diseasesInterpersonal relationships between teachersStudents and management teamReadapted and exonerationDoenças ocupacionais na prática docente: um olhar voltado para conscientização e prevençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALROSEMARY DA SILVA PAIXÃO - TCC.pdfapplication/pdf1046738https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28696/1/ROSEMARY%20DA%20SILVA%20PAIX%c3%83O%20-%20TCC.pdf173dcfc9e69726c0a203e8aabb241329MD51TEXTROSEMARY DA SILVA PAIXÃO - TCC.pdf.txtROSEMARY DA SILVA PAIXÃO - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain146085https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28696/2/ROSEMARY%20DA%20SILVA%20PAIX%c3%83O%20-%20TCC.pdf.txtbd9a9d2f505750474b23bb555b20248dMD52THUMBNAILROSEMARY DA SILVA PAIXÃO - TCC.pdf.jpgROSEMARY DA SILVA PAIXÃO - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28696/3/ROSEMARY%20DA%20SILVA%20PAIX%c3%83O%20-%20TCC.pdf.jpgfba5408bcc3ed3ec147426e16380b5b6MD53handle/286962022-10-12 01:03:30.237oai:repositorio.pucsp.br:handle/28696Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-10-12T04:03:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Doenças ocupacionais na prática docente: um olhar voltado para conscientização e prevenção
title Doenças ocupacionais na prática docente: um olhar voltado para conscientização e prevenção
spellingShingle Doenças ocupacionais na prática docente: um olhar voltado para conscientização e prevenção
Paixão, Rosemary da Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Doenças ocupacionais na prática docente
Relações interpessoais-docentediscente-gestores
Readaptação e exoneração
Occupational diseases
Interpersonal relationships between teachers
Students and management team
Readapted and exoneration
title_short Doenças ocupacionais na prática docente: um olhar voltado para conscientização e prevenção
title_full Doenças ocupacionais na prática docente: um olhar voltado para conscientização e prevenção
title_fullStr Doenças ocupacionais na prática docente: um olhar voltado para conscientização e prevenção
title_full_unstemmed Doenças ocupacionais na prática docente: um olhar voltado para conscientização e prevenção
title_sort Doenças ocupacionais na prática docente: um olhar voltado para conscientização e prevenção
author Paixão, Rosemary da Silva
author_facet Paixão, Rosemary da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Terezinha Calil Padis
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Rosemary da Silva
contributor_str_mv Campos, Terezinha Calil Padis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Doenças ocupacionais na prática docente
Relações interpessoais-docentediscente-gestores
Readaptação e exoneração
Occupational diseases
Interpersonal relationships between teachers
Students and management team
Readapted and exoneration
dc.subject.por.fl_str_mv Doenças ocupacionais na prática docente
Relações interpessoais-docentediscente-gestores
Readaptação e exoneração
dc.subject.eng.fl_str_mv Occupational diseases
Interpersonal relationships between teachers
Students and management team
Readapted and exoneration
description The present research consist in understanding about the occupational diseases, in the teaching practice in the public school in State of São Paulo. Since the illness is worsening in the professional career due to the long years of occupation and the wear suffered by the effort of the physical body and mind, with so many requirements by: family, management team, society itself. I emphasize interpersonal relationships between teachers, students and management team as major influencers of illness due to lack of financial and emotional support of the school community and management. The situation worsens with teachers already sick and readapted for different sectors of you graduation of origin and the most serious cases the exoneration of the Public Education Network. Occupational disease with more incidence in the State Network of Educators are depression in 1º, musculoskeletal problems in 2º, anxiety disorder in 3º and hoarseness in 4º. As regards, the methodological procedures, grounded research develops in the literature, on interviews of several teachers, the laws governing the Magisterium and in the tables of study guided the Teachers Union Public Network of São Paulo
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-11T11:44:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-11T11:44:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Paixão, Rosemary da Silva. Doenças ocupacionais na prática docente: um olhar voltado para conscientização e prevenção. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28696
identifier_str_mv Paixão, Rosemary da Silva. Doenças ocupacionais na prática docente: um olhar voltado para conscientização e prevenção. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/28696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28696/1/ROSEMARY%20DA%20SILVA%20PAIX%c3%83O%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28696/2/ROSEMARY%20DA%20SILVA%20PAIX%c3%83O%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/28696/3/ROSEMARY%20DA%20SILVA%20PAIX%c3%83O%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 173dcfc9e69726c0a203e8aabb241329
bd9a9d2f505750474b23bb555b20248d
fba5408bcc3ed3ec147426e16380b5b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277881867567104