A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Michele Jesus
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11043
Resumo: The dissertation presents an analysis of teacher s textbooks, adopted in public schools in a city in Minas Gerais, focusing on the elaboration of the concept of multiplication from the 1st to 5th year of elementary school. The qualitative analysis about 16 multiplication activities, the most part divided in about four tasks, was developed by the match between the National Curriculum Parameters - PCNs, adopted as guidelines by the investigated textbooks and the Theory of Raymond Duval. As a result, we obtained that most of the initial activities involves conversion. Among the other tasks of the activity involves at least one treatment. We also found an activity involving only treatment, and only three activities without tasks involving treatment. Still, we had a proposal in the guidelines to the teacher, promoting conversion in both directions for proper coordination of semiotic representation registers. Most used registers are mixed, involving the numerical record with natural language
id PUC_SP-1_6ba2d046c778045acfbccb2fa1a239ff
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/11043
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Maranhão, Maria Cristina Souza de Albuquerquehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4070362J3Diniz, Michele Jesus2016-04-27T16:57:39Z2015-10-282015-08-10Diniz, Michele Jesus. A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11043The dissertation presents an analysis of teacher s textbooks, adopted in public schools in a city in Minas Gerais, focusing on the elaboration of the concept of multiplication from the 1st to 5th year of elementary school. The qualitative analysis about 16 multiplication activities, the most part divided in about four tasks, was developed by the match between the National Curriculum Parameters - PCNs, adopted as guidelines by the investigated textbooks and the Theory of Raymond Duval. As a result, we obtained that most of the initial activities involves conversion. Among the other tasks of the activity involves at least one treatment. We also found an activity involving only treatment, and only three activities without tasks involving treatment. Still, we had a proposal in the guidelines to the teacher, promoting conversion in both directions for proper coordination of semiotic representation registers. Most used registers are mixed, involving the numerical record with natural languageA dissertação apresenta uma análise dos Livros da Coleção do Professor, adotados na rede municipal de uma cidade de Minas Gerais, focalizando o processo de elaboração do conceito de multiplicação do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. A análise, de caráter qualitativo, sobre 16 atividades de multiplicação, subdivididas em cerca de quatro tarefas, em sua maior parte, desenvolveu-se mediante o pareamento entre os Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs, adotados como diretrizes no município e a Teoria de Raymond Duval. Como resultados, obtivemos que maior parte das atividades iniciais envolve conversão. Dentre as demais tarefas da atividade ao menos uma envolve tratamento. Encontramos também uma atividade envolvendo apenas tratamento, e apenas três atividades sem tarefas envolvendo tratamento. Ainda, obtivemos uma proposta nas orientações ao professor, promovendo conversão em dois sentidos, para a devida coordenação de registros de representação semiótica. A maior parte dos registros utilizados é misto, envolvendo o registro numérico com o da língua naturalConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24227/Michele%20Jesus%20Diniz.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoEnsinoLivros do professorMatemáticaTeoria de DuvalEducationMathematicsTextbooksTheory of DuvalCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMichele Jesus Diniz.pdf.txtMichele Jesus Diniz.pdf.txtExtracted texttext/plain65981https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11043/3/Michele%20Jesus%20Diniz.pdf.txte740d263475141b12e28daab9b1f3f37MD53ORIGINALMichele Jesus Diniz.pdfapplication/pdf30556825https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11043/1/Michele%20Jesus%20Diniz.pdfcc380b50f637b4a38131f260df765e9fMD51THUMBNAILMichele Jesus Diniz.pdf.jpgMichele Jesus Diniz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3609https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11043/2/Michele%20Jesus%20Diniz.pdf.jpg016e2fdabff47942282c07491d1a057cMD52handle/110432022-04-27 13:12:28.777oai:repositorio.pucsp.br:handle/11043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T16:12:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais
title A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais
spellingShingle A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais
Diniz, Michele Jesus
Ensino
Livros do professor
Matemática
Teoria de Duval
Education
Mathematics
Textbooks
Theory of Duval
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais
title_full A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais
title_fullStr A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais
title_full_unstemmed A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais
title_sort A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais
author Diniz, Michele Jesus
author_facet Diniz, Michele Jesus
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maranhão, Maria Cristina Souza de Albuquerque
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4070362J3
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Michele Jesus
contributor_str_mv Maranhão, Maria Cristina Souza de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Livros do professor
Matemática
Teoria de Duval
topic Ensino
Livros do professor
Matemática
Teoria de Duval
Education
Mathematics
Textbooks
Theory of Duval
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Mathematics
Textbooks
Theory of Duval
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The dissertation presents an analysis of teacher s textbooks, adopted in public schools in a city in Minas Gerais, focusing on the elaboration of the concept of multiplication from the 1st to 5th year of elementary school. The qualitative analysis about 16 multiplication activities, the most part divided in about four tasks, was developed by the match between the National Curriculum Parameters - PCNs, adopted as guidelines by the investigated textbooks and the Theory of Raymond Duval. As a result, we obtained that most of the initial activities involves conversion. Among the other tasks of the activity involves at least one treatment. We also found an activity involving only treatment, and only three activities without tasks involving treatment. Still, we had a proposal in the guidelines to the teacher, promoting conversion in both directions for proper coordination of semiotic representation registers. Most used registers are mixed, involving the numerical record with natural language
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-10-28
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T16:57:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Diniz, Michele Jesus. A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11043
identifier_str_mv Diniz, Michele Jesus. A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11043/3/Michele%20Jesus%20Diniz.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11043/1/Michele%20Jesus%20Diniz.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11043/2/Michele%20Jesus%20Diniz.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e740d263475141b12e28daab9b1f3f37
cc380b50f637b4a38131f260df765e9f
016e2fdabff47942282c07491d1a057c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277909014151168