A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11043 |
Resumo: | The dissertation presents an analysis of teacher s textbooks, adopted in public schools in a city in Minas Gerais, focusing on the elaboration of the concept of multiplication from the 1st to 5th year of elementary school. The qualitative analysis about 16 multiplication activities, the most part divided in about four tasks, was developed by the match between the National Curriculum Parameters - PCNs, adopted as guidelines by the investigated textbooks and the Theory of Raymond Duval. As a result, we obtained that most of the initial activities involves conversion. Among the other tasks of the activity involves at least one treatment. We also found an activity involving only treatment, and only three activities without tasks involving treatment. Still, we had a proposal in the guidelines to the teacher, promoting conversion in both directions for proper coordination of semiotic representation registers. Most used registers are mixed, involving the numerical record with natural language |
id |
PUC_SP-1_6ba2d046c778045acfbccb2fa1a239ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/11043 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Maranhão, Maria Cristina Souza de Albuquerquehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4070362J3Diniz, Michele Jesus2016-04-27T16:57:39Z2015-10-282015-08-10Diniz, Michele Jesus. A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11043The dissertation presents an analysis of teacher s textbooks, adopted in public schools in a city in Minas Gerais, focusing on the elaboration of the concept of multiplication from the 1st to 5th year of elementary school. The qualitative analysis about 16 multiplication activities, the most part divided in about four tasks, was developed by the match between the National Curriculum Parameters - PCNs, adopted as guidelines by the investigated textbooks and the Theory of Raymond Duval. As a result, we obtained that most of the initial activities involves conversion. Among the other tasks of the activity involves at least one treatment. We also found an activity involving only treatment, and only three activities without tasks involving treatment. Still, we had a proposal in the guidelines to the teacher, promoting conversion in both directions for proper coordination of semiotic representation registers. Most used registers are mixed, involving the numerical record with natural languageA dissertação apresenta uma análise dos Livros da Coleção do Professor, adotados na rede municipal de uma cidade de Minas Gerais, focalizando o processo de elaboração do conceito de multiplicação do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. A análise, de caráter qualitativo, sobre 16 atividades de multiplicação, subdivididas em cerca de quatro tarefas, em sua maior parte, desenvolveu-se mediante o pareamento entre os Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs, adotados como diretrizes no município e a Teoria de Raymond Duval. Como resultados, obtivemos que maior parte das atividades iniciais envolve conversão. Dentre as demais tarefas da atividade ao menos uma envolve tratamento. Encontramos também uma atividade envolvendo apenas tratamento, e apenas três atividades sem tarefas envolvendo tratamento. Ainda, obtivemos uma proposta nas orientações ao professor, promovendo conversão em dois sentidos, para a devida coordenação de registros de representação semiótica. A maior parte dos registros utilizados é misto, envolvendo o registro numérico com o da língua naturalConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/24227/Michele%20Jesus%20Diniz.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação MatemáticaPUC-SPBREducaçãoEnsinoLivros do professorMatemáticaTeoria de DuvalEducationMathematicsTextbooksTheory of DuvalCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTMichele Jesus Diniz.pdf.txtMichele Jesus Diniz.pdf.txtExtracted texttext/plain65981https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11043/3/Michele%20Jesus%20Diniz.pdf.txte740d263475141b12e28daab9b1f3f37MD53ORIGINALMichele Jesus Diniz.pdfapplication/pdf30556825https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11043/1/Michele%20Jesus%20Diniz.pdfcc380b50f637b4a38131f260df765e9fMD51THUMBNAILMichele Jesus Diniz.pdf.jpgMichele Jesus Diniz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3609https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11043/2/Michele%20Jesus%20Diniz.pdf.jpg016e2fdabff47942282c07491d1a057cMD52handle/110432022-04-27 13:12:28.777oai:repositorio.pucsp.br:handle/11043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T16:12:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais |
title |
A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais |
spellingShingle |
A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais Diniz, Michele Jesus Ensino Livros do professor Matemática Teoria de Duval Education Mathematics Textbooks Theory of Duval CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais |
title_full |
A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais |
title_fullStr |
A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais |
title_sort |
A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais |
author |
Diniz, Michele Jesus |
author_facet |
Diniz, Michele Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maranhão, Maria Cristina Souza de Albuquerque |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4070362J3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Michele Jesus |
contributor_str_mv |
Maranhão, Maria Cristina Souza de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Livros do professor Matemática Teoria de Duval |
topic |
Ensino Livros do professor Matemática Teoria de Duval Education Mathematics Textbooks Theory of Duval CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Mathematics Textbooks Theory of Duval |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
The dissertation presents an analysis of teacher s textbooks, adopted in public schools in a city in Minas Gerais, focusing on the elaboration of the concept of multiplication from the 1st to 5th year of elementary school. The qualitative analysis about 16 multiplication activities, the most part divided in about four tasks, was developed by the match between the National Curriculum Parameters - PCNs, adopted as guidelines by the investigated textbooks and the Theory of Raymond Duval. As a result, we obtained that most of the initial activities involves conversion. Among the other tasks of the activity involves at least one treatment. We also found an activity involving only treatment, and only three activities without tasks involving treatment. Still, we had a proposal in the guidelines to the teacher, promoting conversion in both directions for proper coordination of semiotic representation registers. Most used registers are mixed, involving the numerical record with natural language |
publishDate |
2015 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-10-28 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-27T16:57:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Diniz, Michele Jesus. A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11043 |
identifier_str_mv |
Diniz, Michele Jesus. A multiplicação nos livros do professor usados nos anos iniciais do ensino fundamental em uma cidade de Minas Gerais. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11043/3/Michele%20Jesus%20Diniz.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11043/1/Michele%20Jesus%20Diniz.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/11043/2/Michele%20Jesus%20Diniz.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e740d263475141b12e28daab9b1f3f37 cc380b50f637b4a38131f260df765e9f 016e2fdabff47942282c07491d1a057c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277909014151168 |