A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Terezinha Calil Padis
Data de Publicação: 1983
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16355
Resumo: Este trabalho teve por finalidade responder à questão: "Como é a representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade?" A importância dessa pergunta, no campo da psicologia da educação, está em que tais representações podem funcionar como estereótipos socializadores, os quais estão presentes, como "conteúdos culturais", no processo de formação da identidade. O objetivo foi documentar um aspecto da cultura visual, buscando descrever e analisar anúncios que contivessem fotografias e cenas referentes à criança, ao jovem, ao adulto e ao velho. O material utilizado para o estudo foi coletado de fotografias de anúncios publicados em revistas de distribuição nacional. Este trabalho buscou em parte, fazer uma replicação do trabalho que Erving Goffman fez nos Estados Unidos, com sexos. Foram abordados aspectos teóricos referentes ao processo de socialização, à formação da identidade, e ao significado das fotografias, e à questão histórica da definição das idades. Foram coletadas aproximadamente 3.000 fotografias de anúncios, levantadas categorias de análise após a seleção feita com as fotografias. O tema foi enfatizar idade, tendo sido possível também focalizar masculino e feminino. Foi destacado o aspecto da hiper-ritualização, presentes nas cenas retratadas nos anúncios, diferenciando-as das cenas da vida real. Uma análise mais detalhada foi feita com crianças e velhos, onde foi possível levantar um maior número de categorias. Foi possível considerar que as imagens retratadas das diferentes idades através das cenas fabricadas, construídas, com uma versão idealizada, mas não real, criam questões na formação da identidade, pois aparecem versões idealizadas de identidades sociais, possivelmente trazendo problemas na formação da identidade pessoal
id PUC_SP-1_6be69ae20688f033b100472f2bf730cd
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/16355
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Malufe, José Robertohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778419H5Campos, Terezinha Calil Padis2016-04-28T20:57:23Z2008-05-191983-12-30Campos, Terezinha Calil Padis. A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores. 1983. 200 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1983.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16355Este trabalho teve por finalidade responder à questão: "Como é a representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade?" A importância dessa pergunta, no campo da psicologia da educação, está em que tais representações podem funcionar como estereótipos socializadores, os quais estão presentes, como "conteúdos culturais", no processo de formação da identidade. O objetivo foi documentar um aspecto da cultura visual, buscando descrever e analisar anúncios que contivessem fotografias e cenas referentes à criança, ao jovem, ao adulto e ao velho. O material utilizado para o estudo foi coletado de fotografias de anúncios publicados em revistas de distribuição nacional. Este trabalho buscou em parte, fazer uma replicação do trabalho que Erving Goffman fez nos Estados Unidos, com sexos. Foram abordados aspectos teóricos referentes ao processo de socialização, à formação da identidade, e ao significado das fotografias, e à questão histórica da definição das idades. Foram coletadas aproximadamente 3.000 fotografias de anúncios, levantadas categorias de análise após a seleção feita com as fotografias. O tema foi enfatizar idade, tendo sido possível também focalizar masculino e feminino. Foi destacado o aspecto da hiper-ritualização, presentes nas cenas retratadas nos anúncios, diferenciando-as das cenas da vida real. Uma análise mais detalhada foi feita com crianças e velhos, onde foi possível levantar um maior número de categorias. Foi possível considerar que as imagens retratadas das diferentes idades através das cenas fabricadas, construídas, com uma versão idealizada, mas não real, criam questões na formação da identidade, pois aparecem versões idealizadas de identidades sociais, possivelmente trazendo problemas na formação da identidade pessoalapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32533/terezinha%20calil%20padis%20campo.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaPsicologia da EducacaoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAA representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTterezinha calil padis campo.pdf.txtterezinha calil padis campo.pdf.txtExtracted texttext/plain200https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16355/3/terezinha%20calil%20padis%20campo.pdf.txt0dd8e709bbf5e53490c9493ca2396ec2MD53ORIGINALterezinha calil padis campo.pdfapplication/pdf5731134https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16355/1/terezinha%20calil%20padis%20campo.pdf0ec2b802478784d1266dfdb11ee49ce6MD51THUMBNAILterezinha calil padis campo.pdf.jpgterezinha calil padis campo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg5265https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16355/2/terezinha%20calil%20padis%20campo.pdf.jpg0206baa3333d06b57f5ace219c22668cMD52handle/163552024-07-25 07:59:58.816oai:repositorio.pucsp.br:handle/16355Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-07-25T10:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores
title A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores
spellingShingle A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores
Campos, Terezinha Calil Padis
Psicologia da Educacao
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores
title_full A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores
title_fullStr A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores
title_full_unstemmed A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores
title_sort A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores
author Campos, Terezinha Calil Padis
author_facet Campos, Terezinha Calil Padis
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Malufe, José Roberto
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778419H5
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Terezinha Calil Padis
contributor_str_mv Malufe, José Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da Educacao
topic Psicologia da Educacao
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Este trabalho teve por finalidade responder à questão: "Como é a representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade?" A importância dessa pergunta, no campo da psicologia da educação, está em que tais representações podem funcionar como estereótipos socializadores, os quais estão presentes, como "conteúdos culturais", no processo de formação da identidade. O objetivo foi documentar um aspecto da cultura visual, buscando descrever e analisar anúncios que contivessem fotografias e cenas referentes à criança, ao jovem, ao adulto e ao velho. O material utilizado para o estudo foi coletado de fotografias de anúncios publicados em revistas de distribuição nacional. Este trabalho buscou em parte, fazer uma replicação do trabalho que Erving Goffman fez nos Estados Unidos, com sexos. Foram abordados aspectos teóricos referentes ao processo de socialização, à formação da identidade, e ao significado das fotografias, e à questão histórica da definição das idades. Foram coletadas aproximadamente 3.000 fotografias de anúncios, levantadas categorias de análise após a seleção feita com as fotografias. O tema foi enfatizar idade, tendo sido possível também focalizar masculino e feminino. Foi destacado o aspecto da hiper-ritualização, presentes nas cenas retratadas nos anúncios, diferenciando-as das cenas da vida real. Uma análise mais detalhada foi feita com crianças e velhos, onde foi possível levantar um maior número de categorias. Foi possível considerar que as imagens retratadas das diferentes idades através das cenas fabricadas, construídas, com uma versão idealizada, mas não real, criam questões na formação da identidade, pois aparecem versões idealizadas de identidades sociais, possivelmente trazendo problemas na formação da identidade pessoal
publishDate 1983
dc.date.issued.fl_str_mv 1983-12-30
dc.date.available.fl_str_mv 2008-05-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-28T20:57:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Campos, Terezinha Calil Padis. A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores. 1983. 200 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1983.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16355
identifier_str_mv Campos, Terezinha Calil Padis. A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores. 1983. 200 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1983.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16355/3/terezinha%20calil%20padis%20campo.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16355/1/terezinha%20calil%20padis%20campo.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16355/2/terezinha%20calil%20padis%20campo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0dd8e709bbf5e53490c9493ca2396ec2
0ec2b802478784d1266dfdb11ee49ce6
0206baa3333d06b57f5ace219c22668c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277989416861696