A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1983 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16355 |
Resumo: | Este trabalho teve por finalidade responder à questão: "Como é a representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade?" A importância dessa pergunta, no campo da psicologia da educação, está em que tais representações podem funcionar como estereótipos socializadores, os quais estão presentes, como "conteúdos culturais", no processo de formação da identidade. O objetivo foi documentar um aspecto da cultura visual, buscando descrever e analisar anúncios que contivessem fotografias e cenas referentes à criança, ao jovem, ao adulto e ao velho. O material utilizado para o estudo foi coletado de fotografias de anúncios publicados em revistas de distribuição nacional. Este trabalho buscou em parte, fazer uma replicação do trabalho que Erving Goffman fez nos Estados Unidos, com sexos. Foram abordados aspectos teóricos referentes ao processo de socialização, à formação da identidade, e ao significado das fotografias, e à questão histórica da definição das idades. Foram coletadas aproximadamente 3.000 fotografias de anúncios, levantadas categorias de análise após a seleção feita com as fotografias. O tema foi enfatizar idade, tendo sido possível também focalizar masculino e feminino. Foi destacado o aspecto da hiper-ritualização, presentes nas cenas retratadas nos anúncios, diferenciando-as das cenas da vida real. Uma análise mais detalhada foi feita com crianças e velhos, onde foi possível levantar um maior número de categorias. Foi possível considerar que as imagens retratadas das diferentes idades através das cenas fabricadas, construídas, com uma versão idealizada, mas não real, criam questões na formação da identidade, pois aparecem versões idealizadas de identidades sociais, possivelmente trazendo problemas na formação da identidade pessoal |
id |
PUC_SP-1_6be69ae20688f033b100472f2bf730cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/16355 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Malufe, José Robertohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778419H5Campos, Terezinha Calil Padis2016-04-28T20:57:23Z2008-05-191983-12-30Campos, Terezinha Calil Padis. A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores. 1983. 200 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1983.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16355Este trabalho teve por finalidade responder à questão: "Como é a representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade?" A importância dessa pergunta, no campo da psicologia da educação, está em que tais representações podem funcionar como estereótipos socializadores, os quais estão presentes, como "conteúdos culturais", no processo de formação da identidade. O objetivo foi documentar um aspecto da cultura visual, buscando descrever e analisar anúncios que contivessem fotografias e cenas referentes à criança, ao jovem, ao adulto e ao velho. O material utilizado para o estudo foi coletado de fotografias de anúncios publicados em revistas de distribuição nacional. Este trabalho buscou em parte, fazer uma replicação do trabalho que Erving Goffman fez nos Estados Unidos, com sexos. Foram abordados aspectos teóricos referentes ao processo de socialização, à formação da identidade, e ao significado das fotografias, e à questão histórica da definição das idades. Foram coletadas aproximadamente 3.000 fotografias de anúncios, levantadas categorias de análise após a seleção feita com as fotografias. O tema foi enfatizar idade, tendo sido possível também focalizar masculino e feminino. Foi destacado o aspecto da hiper-ritualização, presentes nas cenas retratadas nos anúncios, diferenciando-as das cenas da vida real. Uma análise mais detalhada foi feita com crianças e velhos, onde foi possível levantar um maior número de categorias. Foi possível considerar que as imagens retratadas das diferentes idades através das cenas fabricadas, construídas, com uma versão idealizada, mas não real, criam questões na formação da identidade, pois aparecem versões idealizadas de identidades sociais, possivelmente trazendo problemas na formação da identidade pessoalapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/32533/terezinha%20calil%20padis%20campo.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da EducaçãoPUC-SPBRPsicologiaPsicologia da EducacaoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAA representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTterezinha calil padis campo.pdf.txtterezinha calil padis campo.pdf.txtExtracted texttext/plain200https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16355/3/terezinha%20calil%20padis%20campo.pdf.txt0dd8e709bbf5e53490c9493ca2396ec2MD53ORIGINALterezinha calil padis campo.pdfapplication/pdf5731134https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16355/1/terezinha%20calil%20padis%20campo.pdf0ec2b802478784d1266dfdb11ee49ce6MD51THUMBNAILterezinha calil padis campo.pdf.jpgterezinha calil padis campo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg5265https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16355/2/terezinha%20calil%20padis%20campo.pdf.jpg0206baa3333d06b57f5ace219c22668cMD52handle/163552024-07-25 07:59:58.816oai:repositorio.pucsp.br:handle/16355Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2024-07-25T10:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores |
title |
A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores |
spellingShingle |
A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores Campos, Terezinha Calil Padis Psicologia da Educacao CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores |
title_full |
A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores |
title_fullStr |
A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores |
title_full_unstemmed |
A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores |
title_sort |
A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores |
author |
Campos, Terezinha Calil Padis |
author_facet |
Campos, Terezinha Calil Padis |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Malufe, José Roberto |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778419H5 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Terezinha Calil Padis |
contributor_str_mv |
Malufe, José Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia da Educacao |
topic |
Psicologia da Educacao CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
Este trabalho teve por finalidade responder à questão: "Como é a representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade?" A importância dessa pergunta, no campo da psicologia da educação, está em que tais representações podem funcionar como estereótipos socializadores, os quais estão presentes, como "conteúdos culturais", no processo de formação da identidade. O objetivo foi documentar um aspecto da cultura visual, buscando descrever e analisar anúncios que contivessem fotografias e cenas referentes à criança, ao jovem, ao adulto e ao velho. O material utilizado para o estudo foi coletado de fotografias de anúncios publicados em revistas de distribuição nacional. Este trabalho buscou em parte, fazer uma replicação do trabalho que Erving Goffman fez nos Estados Unidos, com sexos. Foram abordados aspectos teóricos referentes ao processo de socialização, à formação da identidade, e ao significado das fotografias, e à questão histórica da definição das idades. Foram coletadas aproximadamente 3.000 fotografias de anúncios, levantadas categorias de análise após a seleção feita com as fotografias. O tema foi enfatizar idade, tendo sido possível também focalizar masculino e feminino. Foi destacado o aspecto da hiper-ritualização, presentes nas cenas retratadas nos anúncios, diferenciando-as das cenas da vida real. Uma análise mais detalhada foi feita com crianças e velhos, onde foi possível levantar um maior número de categorias. Foi possível considerar que as imagens retratadas das diferentes idades através das cenas fabricadas, construídas, com uma versão idealizada, mas não real, criam questões na formação da identidade, pois aparecem versões idealizadas de identidades sociais, possivelmente trazendo problemas na formação da identidade pessoal |
publishDate |
1983 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1983-12-30 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-05-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-28T20:57:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Campos, Terezinha Calil Padis. A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores. 1983. 200 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1983. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16355 |
identifier_str_mv |
Campos, Terezinha Calil Padis. A representação de idade e sexo nas fotografias de anúncios de publicidade: estereótipos socializadores. 1983. 200 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1983. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16355/3/terezinha%20calil%20padis%20campo.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16355/1/terezinha%20calil%20padis%20campo.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/16355/2/terezinha%20calil%20padis%20campo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0dd8e709bbf5e53490c9493ca2396ec2 0ec2b802478784d1266dfdb11ee49ce6 0206baa3333d06b57f5ace219c22668c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277989416861696 |