Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perror, Cristiana Marchiori
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36631
Resumo: Este trabalho propõe-se a trazer reflexões acerca do ensino de gramática nas aulas de língua portuguesa. Mais especificamente, há um foco no uso do texto e a intenção de assim, garantir não somente a contextualização das questões gramaticais propostas, mas principalmente, a competência discursiva dos falantes. Há a discussão do “certo” ou “errado” que nos persegue e nos aterroriza e deixa sobre nós o fantasma da gramática e seu padrão de bom uso. É sabido que grande parte das pessoas teme em ser rotulada de culta ou inculta, mesmo por aquela que na verdade “curta”, pode não nos permitir ser parte ativa do funcionamento da língua. Neste trabalho há uma proposta teórica e prática que estão centradas na educação lingüística. É apresentado um plano de aula e essa proposta procura negar a compartimentalização das práticas de linguagem e das práticas de leitura de textos ou ainda das aulas simplesmente focadas em regras gramáticas descontextualizadas. Os pressupostos teóricos nos quais este trabalho se baseia, bem como a proposta prática, foram desenvolvidos por meio de uma revisão da literatura pertinente e ambos tem foco monográfico. Sendo assim, à luz das abordagens presentes, este trabalho busca uma possibilidade de ensino de gramática que não só valorize o falante e seus conhecimentos, mas também possa ampliar a sua competência discursiva e consequentemente, sua inserção em diversos contextos sociais
id PUC_SP-1_6fb5f87f49cabf5135f8f37c4db79533
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/36631
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Passarelli, Lílian Maria GhiuroPerror, Cristiana Marchiori2023-07-28T20:48:18Z2023-07-28T20:48:18Z2010-05-17Perror, Cristiana Marchiori. Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto?. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36631Este trabalho propõe-se a trazer reflexões acerca do ensino de gramática nas aulas de língua portuguesa. Mais especificamente, há um foco no uso do texto e a intenção de assim, garantir não somente a contextualização das questões gramaticais propostas, mas principalmente, a competência discursiva dos falantes. Há a discussão do “certo” ou “errado” que nos persegue e nos aterroriza e deixa sobre nós o fantasma da gramática e seu padrão de bom uso. É sabido que grande parte das pessoas teme em ser rotulada de culta ou inculta, mesmo por aquela que na verdade “curta”, pode não nos permitir ser parte ativa do funcionamento da língua. Neste trabalho há uma proposta teórica e prática que estão centradas na educação lingüística. É apresentado um plano de aula e essa proposta procura negar a compartimentalização das práticas de linguagem e das práticas de leitura de textos ou ainda das aulas simplesmente focadas em regras gramáticas descontextualizadas. Os pressupostos teóricos nos quais este trabalho se baseia, bem como a proposta prática, foram desenvolvidos por meio de uma revisão da literatura pertinente e ambos tem foco monográfico. Sendo assim, à luz das abordagens presentes, este trabalho busca uma possibilidade de ensino de gramática que não só valorize o falante e seus conhecimentos, mas também possa ampliar a sua competência discursiva e consequentemente, sua inserção em diversos contextos sociaisporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAGramáticaTextoEducação lingüísticaEnsino de gramática por meio de textos: um pretexto?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCristiana Marchiori Perror.pdfapplication/pdf223583https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36631/1/Cristiana%20Marchiori%20Perror.pdfae2d116bbf3adbf2d90a13620bd1f9ccMD51TEXTCristiana Marchiori Perror.pdf.txtCristiana Marchiori Perror.pdf.txtExtracted texttext/plain143191https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36631/2/Cristiana%20Marchiori%20Perror.pdf.txt1ada6a351591d0f6fdc3cf163102b490MD52THUMBNAILCristiana Marchiori Perror.pdf.jpgCristiana Marchiori Perror.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36631/3/Cristiana%20Marchiori%20Perror.pdf.jpgad80f7057accf54b4058af1aba727114MD53handle/366312023-09-18 12:37:19.358oai:repositorio.pucsp.br:handle/36631Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-18T15:37:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto?
title Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto?
spellingShingle Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto?
Perror, Cristiana Marchiori
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Gramática
Texto
Educação lingüística
title_short Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto?
title_full Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto?
title_fullStr Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto?
title_full_unstemmed Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto?
title_sort Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto?
author Perror, Cristiana Marchiori
author_facet Perror, Cristiana Marchiori
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passarelli, Lílian Maria Ghiuro
dc.contributor.author.fl_str_mv Perror, Cristiana Marchiori
contributor_str_mv Passarelli, Lílian Maria Ghiuro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Gramática
Texto
Educação lingüística
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática
Texto
Educação lingüística
description Este trabalho propõe-se a trazer reflexões acerca do ensino de gramática nas aulas de língua portuguesa. Mais especificamente, há um foco no uso do texto e a intenção de assim, garantir não somente a contextualização das questões gramaticais propostas, mas principalmente, a competência discursiva dos falantes. Há a discussão do “certo” ou “errado” que nos persegue e nos aterroriza e deixa sobre nós o fantasma da gramática e seu padrão de bom uso. É sabido que grande parte das pessoas teme em ser rotulada de culta ou inculta, mesmo por aquela que na verdade “curta”, pode não nos permitir ser parte ativa do funcionamento da língua. Neste trabalho há uma proposta teórica e prática que estão centradas na educação lingüística. É apresentado um plano de aula e essa proposta procura negar a compartimentalização das práticas de linguagem e das práticas de leitura de textos ou ainda das aulas simplesmente focadas em regras gramáticas descontextualizadas. Os pressupostos teóricos nos quais este trabalho se baseia, bem como a proposta prática, foram desenvolvidos por meio de uma revisão da literatura pertinente e ambos tem foco monográfico. Sendo assim, à luz das abordagens presentes, este trabalho busca uma possibilidade de ensino de gramática que não só valorize o falante e seus conhecimentos, mas também possa ampliar a sua competência discursiva e consequentemente, sua inserção em diversos contextos sociais
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T20:48:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-28T20:48:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Perror, Cristiana Marchiori. Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto?. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36631
identifier_str_mv Perror, Cristiana Marchiori. Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto?. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36631/1/Cristiana%20Marchiori%20Perror.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36631/2/Cristiana%20Marchiori%20Perror.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36631/3/Cristiana%20Marchiori%20Perror.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ae2d116bbf3adbf2d90a13620bd1f9cc
1ada6a351591d0f6fdc3cf163102b490
ad80f7057accf54b4058af1aba727114
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278006912352256