Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36631 |
Resumo: | Este trabalho propõe-se a trazer reflexões acerca do ensino de gramática nas aulas de língua portuguesa. Mais especificamente, há um foco no uso do texto e a intenção de assim, garantir não somente a contextualização das questões gramaticais propostas, mas principalmente, a competência discursiva dos falantes. Há a discussão do “certo” ou “errado” que nos persegue e nos aterroriza e deixa sobre nós o fantasma da gramática e seu padrão de bom uso. É sabido que grande parte das pessoas teme em ser rotulada de culta ou inculta, mesmo por aquela que na verdade “curta”, pode não nos permitir ser parte ativa do funcionamento da língua. Neste trabalho há uma proposta teórica e prática que estão centradas na educação lingüística. É apresentado um plano de aula e essa proposta procura negar a compartimentalização das práticas de linguagem e das práticas de leitura de textos ou ainda das aulas simplesmente focadas em regras gramáticas descontextualizadas. Os pressupostos teóricos nos quais este trabalho se baseia, bem como a proposta prática, foram desenvolvidos por meio de uma revisão da literatura pertinente e ambos tem foco monográfico. Sendo assim, à luz das abordagens presentes, este trabalho busca uma possibilidade de ensino de gramática que não só valorize o falante e seus conhecimentos, mas também possa ampliar a sua competência discursiva e consequentemente, sua inserção em diversos contextos sociais |
id |
PUC_SP-1_6fb5f87f49cabf5135f8f37c4db79533 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/36631 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Passarelli, Lílian Maria GhiuroPerror, Cristiana Marchiori2023-07-28T20:48:18Z2023-07-28T20:48:18Z2010-05-17Perror, Cristiana Marchiori. Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto?. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36631Este trabalho propõe-se a trazer reflexões acerca do ensino de gramática nas aulas de língua portuguesa. Mais especificamente, há um foco no uso do texto e a intenção de assim, garantir não somente a contextualização das questões gramaticais propostas, mas principalmente, a competência discursiva dos falantes. Há a discussão do “certo” ou “errado” que nos persegue e nos aterroriza e deixa sobre nós o fantasma da gramática e seu padrão de bom uso. É sabido que grande parte das pessoas teme em ser rotulada de culta ou inculta, mesmo por aquela que na verdade “curta”, pode não nos permitir ser parte ativa do funcionamento da língua. Neste trabalho há uma proposta teórica e prática que estão centradas na educação lingüística. É apresentado um plano de aula e essa proposta procura negar a compartimentalização das práticas de linguagem e das práticas de leitura de textos ou ainda das aulas simplesmente focadas em regras gramáticas descontextualizadas. Os pressupostos teóricos nos quais este trabalho se baseia, bem como a proposta prática, foram desenvolvidos por meio de uma revisão da literatura pertinente e ambos tem foco monográfico. Sendo assim, à luz das abordagens presentes, este trabalho busca uma possibilidade de ensino de gramática que não só valorize o falante e seus conhecimentos, mas também possa ampliar a sua competência discursiva e consequentemente, sua inserção em diversos contextos sociaisporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAGramáticaTextoEducação lingüísticaEnsino de gramática por meio de textos: um pretexto?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCristiana Marchiori Perror.pdfapplication/pdf223583https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36631/1/Cristiana%20Marchiori%20Perror.pdfae2d116bbf3adbf2d90a13620bd1f9ccMD51TEXTCristiana Marchiori Perror.pdf.txtCristiana Marchiori Perror.pdf.txtExtracted texttext/plain143191https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36631/2/Cristiana%20Marchiori%20Perror.pdf.txt1ada6a351591d0f6fdc3cf163102b490MD52THUMBNAILCristiana Marchiori Perror.pdf.jpgCristiana Marchiori Perror.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36631/3/Cristiana%20Marchiori%20Perror.pdf.jpgad80f7057accf54b4058af1aba727114MD53handle/366312023-09-18 12:37:19.358oai:repositorio.pucsp.br:handle/36631Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-09-18T15:37:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto? |
title |
Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto? |
spellingShingle |
Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto? Perror, Cristiana Marchiori CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Gramática Texto Educação lingüística |
title_short |
Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto? |
title_full |
Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto? |
title_fullStr |
Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto? |
title_full_unstemmed |
Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto? |
title_sort |
Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto? |
author |
Perror, Cristiana Marchiori |
author_facet |
Perror, Cristiana Marchiori |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Passarelli, Lílian Maria Ghiuro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perror, Cristiana Marchiori |
contributor_str_mv |
Passarelli, Lílian Maria Ghiuro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Gramática Texto Educação lingüística |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramática Texto Educação lingüística |
description |
Este trabalho propõe-se a trazer reflexões acerca do ensino de gramática nas aulas de língua portuguesa. Mais especificamente, há um foco no uso do texto e a intenção de assim, garantir não somente a contextualização das questões gramaticais propostas, mas principalmente, a competência discursiva dos falantes. Há a discussão do “certo” ou “errado” que nos persegue e nos aterroriza e deixa sobre nós o fantasma da gramática e seu padrão de bom uso. É sabido que grande parte das pessoas teme em ser rotulada de culta ou inculta, mesmo por aquela que na verdade “curta”, pode não nos permitir ser parte ativa do funcionamento da língua. Neste trabalho há uma proposta teórica e prática que estão centradas na educação lingüística. É apresentado um plano de aula e essa proposta procura negar a compartimentalização das práticas de linguagem e das práticas de leitura de textos ou ainda das aulas simplesmente focadas em regras gramáticas descontextualizadas. Os pressupostos teóricos nos quais este trabalho se baseia, bem como a proposta prática, foram desenvolvidos por meio de uma revisão da literatura pertinente e ambos tem foco monográfico. Sendo assim, à luz das abordagens presentes, este trabalho busca uma possibilidade de ensino de gramática que não só valorize o falante e seus conhecimentos, mas também possa ampliar a sua competência discursiva e consequentemente, sua inserção em diversos contextos sociais |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-05-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-28T20:48:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-28T20:48:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Perror, Cristiana Marchiori. Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto?. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36631 |
identifier_str_mv |
Perror, Cristiana Marchiori. Ensino de gramática por meio de textos: um pretexto?. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/36631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36631/1/Cristiana%20Marchiori%20Perror.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36631/2/Cristiana%20Marchiori%20Perror.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/36631/3/Cristiana%20Marchiori%20Perror.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ae2d116bbf3adbf2d90a13620bd1f9cc 1ada6a351591d0f6fdc3cf163102b490 ad80f7057accf54b4058af1aba727114 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278006912352256 |