O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29992 |
Resumo: | Iniciamos este trabalho apresentando brevemente dois pontos importantes presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Portuguesa no segundo ciclo do Ensino Fundamental. Em seguida, apresentamos os principais estudos, baseados na Linguística Textual, relacionados ao uso das atividades epilinguísticas para o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes desse ciclo. Logo, partimos para a análise de material didático a partir de dois capítulos de dois manuais de Língua Portuguesa, editados pela editora FTD, sendo: Entre palavras – nova edição, de Mauro Ferreira (2006) e Ponto de encontro, de Marco Antonio Hailer, Maria Izabel Massoni e Solange Aranha (2009). Ambos os volumes são voltados para o ensino de Língua Portuguesa para o 6º ano do Ensino Fundamental II, e os capítulos escolhidos tem em comum o estudo do substantivo, devido a sua importância na construção do sentido do texto. Com base nestes dois manuais, verificaremos se as diretrizes sugeridas pelos PCN se somam às teorias apresentadas para a construção de manuais que privilegiem o uso de textos e atividades reflexivas para o desenvolvimento da competência comunicativa nos alunos |
id |
PUC_SP-1_eed2616375af106ebd0e6a7bce52f833 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/29992 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Bastos, Neusa Maria Oliveira BarbosaIker, Débora Gomes Muniz2022-11-11T21:29:38Z2022-11-11T21:29:38Z2013-04-01Iker, Débora Gomes Muniz. O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29992Iniciamos este trabalho apresentando brevemente dois pontos importantes presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Portuguesa no segundo ciclo do Ensino Fundamental. Em seguida, apresentamos os principais estudos, baseados na Linguística Textual, relacionados ao uso das atividades epilinguísticas para o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes desse ciclo. Logo, partimos para a análise de material didático a partir de dois capítulos de dois manuais de Língua Portuguesa, editados pela editora FTD, sendo: Entre palavras – nova edição, de Mauro Ferreira (2006) e Ponto de encontro, de Marco Antonio Hailer, Maria Izabel Massoni e Solange Aranha (2009). Ambos os volumes são voltados para o ensino de Língua Portuguesa para o 6º ano do Ensino Fundamental II, e os capítulos escolhidos tem em comum o estudo do substantivo, devido a sua importância na construção do sentido do texto. Com base nestes dois manuais, verificaremos se as diretrizes sugeridas pelos PCN se somam às teorias apresentadas para a construção de manuais que privilegiem o uso de textos e atividades reflexivas para o desenvolvimento da competência comunicativa nos alunosporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAAtividades epilinguísticasGramática reflexivaEnsino de língua portuguesaCompetência comunicativaLinguística textualO ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDÉBORA GOMES MUNIZ IKER.pdfapplication/pdf1962958https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29992/1/D%c3%89BORA%20GOMES%20MUNIZ%20IKER.pdf0ca7dcdf75d4a17d1b7099d003976627MD51TEXTDÉBORA GOMES MUNIZ IKER.pdf.txtDÉBORA GOMES MUNIZ IKER.pdf.txtExtracted texttext/plain102053https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29992/2/D%c3%89BORA%20GOMES%20MUNIZ%20IKER.pdf.txt58e307149bfa862e8d5545b808d3923cMD52THUMBNAILDÉBORA GOMES MUNIZ IKER.pdf.jpgDÉBORA GOMES MUNIZ IKER.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1136https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29992/3/D%c3%89BORA%20GOMES%20MUNIZ%20IKER.pdf.jpg518e1d1621815e0f561abe39bc42dfd8MD53handle/299922022-11-12 01:07:17.478oai:repositorio.pucsp.br:handle/29992Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-11-12T04:07:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas |
title |
O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas |
spellingShingle |
O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas Iker, Débora Gomes Muniz CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Atividades epilinguísticas Gramática reflexiva Ensino de língua portuguesa Competência comunicativa Linguística textual |
title_short |
O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas |
title_full |
O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas |
title_fullStr |
O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas |
title_full_unstemmed |
O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas |
title_sort |
O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas |
author |
Iker, Débora Gomes Muniz |
author_facet |
Iker, Débora Gomes Muniz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Iker, Débora Gomes Muniz |
contributor_str_mv |
Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Atividades epilinguísticas Gramática reflexiva Ensino de língua portuguesa Competência comunicativa Linguística textual |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades epilinguísticas Gramática reflexiva Ensino de língua portuguesa Competência comunicativa Linguística textual |
description |
Iniciamos este trabalho apresentando brevemente dois pontos importantes presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Portuguesa no segundo ciclo do Ensino Fundamental. Em seguida, apresentamos os principais estudos, baseados na Linguística Textual, relacionados ao uso das atividades epilinguísticas para o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes desse ciclo. Logo, partimos para a análise de material didático a partir de dois capítulos de dois manuais de Língua Portuguesa, editados pela editora FTD, sendo: Entre palavras – nova edição, de Mauro Ferreira (2006) e Ponto de encontro, de Marco Antonio Hailer, Maria Izabel Massoni e Solange Aranha (2009). Ambos os volumes são voltados para o ensino de Língua Portuguesa para o 6º ano do Ensino Fundamental II, e os capítulos escolhidos tem em comum o estudo do substantivo, devido a sua importância na construção do sentido do texto. Com base nestes dois manuais, verificaremos se as diretrizes sugeridas pelos PCN se somam às teorias apresentadas para a construção de manuais que privilegiem o uso de textos e atividades reflexivas para o desenvolvimento da competência comunicativa nos alunos |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-04-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-11T21:29:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-11T21:29:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Iker, Débora Gomes Muniz. O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29992 |
identifier_str_mv |
Iker, Débora Gomes Muniz. O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Língua Portuguesa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29992/1/D%c3%89BORA%20GOMES%20MUNIZ%20IKER.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29992/2/D%c3%89BORA%20GOMES%20MUNIZ%20IKER.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29992/3/D%c3%89BORA%20GOMES%20MUNIZ%20IKER.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0ca7dcdf75d4a17d1b7099d003976627 58e307149bfa862e8d5545b808d3923c 518e1d1621815e0f561abe39bc42dfd8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277902957576192 |