O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iker, Débora Gomes Muniz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29992
Resumo: Iniciamos este trabalho apresentando brevemente dois pontos importantes presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Portuguesa no segundo ciclo do Ensino Fundamental. Em seguida, apresentamos os principais estudos, baseados na Linguística Textual, relacionados ao uso das atividades epilinguísticas para o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes desse ciclo. Logo, partimos para a análise de material didático a partir de dois capítulos de dois manuais de Língua Portuguesa, editados pela editora FTD, sendo: Entre palavras – nova edição, de Mauro Ferreira (2006) e Ponto de encontro, de Marco Antonio Hailer, Maria Izabel Massoni e Solange Aranha (2009). Ambos os volumes são voltados para o ensino de Língua Portuguesa para o 6º ano do Ensino Fundamental II, e os capítulos escolhidos tem em comum o estudo do substantivo, devido a sua importância na construção do sentido do texto. Com base nestes dois manuais, verificaremos se as diretrizes sugeridas pelos PCN se somam às teorias apresentadas para a construção de manuais que privilegiem o uso de textos e atividades reflexivas para o desenvolvimento da competência comunicativa nos alunos
id PUC_SP-1_eed2616375af106ebd0e6a7bce52f833
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/29992
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Bastos, Neusa Maria Oliveira BarbosaIker, Débora Gomes Muniz2022-11-11T21:29:38Z2022-11-11T21:29:38Z2013-04-01Iker, Débora Gomes Muniz. O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29992Iniciamos este trabalho apresentando brevemente dois pontos importantes presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Portuguesa no segundo ciclo do Ensino Fundamental. Em seguida, apresentamos os principais estudos, baseados na Linguística Textual, relacionados ao uso das atividades epilinguísticas para o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes desse ciclo. Logo, partimos para a análise de material didático a partir de dois capítulos de dois manuais de Língua Portuguesa, editados pela editora FTD, sendo: Entre palavras – nova edição, de Mauro Ferreira (2006) e Ponto de encontro, de Marco Antonio Hailer, Maria Izabel Massoni e Solange Aranha (2009). Ambos os volumes são voltados para o ensino de Língua Portuguesa para o 6º ano do Ensino Fundamental II, e os capítulos escolhidos tem em comum o estudo do substantivo, devido a sua importância na construção do sentido do texto. Com base nestes dois manuais, verificaremos se as diretrizes sugeridas pelos PCN se somam às teorias apresentadas para a construção de manuais que privilegiem o uso de textos e atividades reflexivas para o desenvolvimento da competência comunicativa nos alunosporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Língua PortuguesaPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAAtividades epilinguísticasGramática reflexivaEnsino de língua portuguesaCompetência comunicativaLinguística textualO ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALDÉBORA GOMES MUNIZ IKER.pdfapplication/pdf1962958https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29992/1/D%c3%89BORA%20GOMES%20MUNIZ%20IKER.pdf0ca7dcdf75d4a17d1b7099d003976627MD51TEXTDÉBORA GOMES MUNIZ IKER.pdf.txtDÉBORA GOMES MUNIZ IKER.pdf.txtExtracted texttext/plain102053https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29992/2/D%c3%89BORA%20GOMES%20MUNIZ%20IKER.pdf.txt58e307149bfa862e8d5545b808d3923cMD52THUMBNAILDÉBORA GOMES MUNIZ IKER.pdf.jpgDÉBORA GOMES MUNIZ IKER.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1136https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29992/3/D%c3%89BORA%20GOMES%20MUNIZ%20IKER.pdf.jpg518e1d1621815e0f561abe39bc42dfd8MD53handle/299922022-11-12 01:07:17.478oai:repositorio.pucsp.br:handle/29992Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-11-12T04:07:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas
title O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas
spellingShingle O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas
Iker, Débora Gomes Muniz
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Atividades epilinguísticas
Gramática reflexiva
Ensino de língua portuguesa
Competência comunicativa
Linguística textual
title_short O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas
title_full O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas
title_fullStr O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas
title_full_unstemmed O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas
title_sort O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas
author Iker, Débora Gomes Muniz
author_facet Iker, Débora Gomes Muniz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Iker, Débora Gomes Muniz
contributor_str_mv Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Atividades epilinguísticas
Gramática reflexiva
Ensino de língua portuguesa
Competência comunicativa
Linguística textual
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades epilinguísticas
Gramática reflexiva
Ensino de língua portuguesa
Competência comunicativa
Linguística textual
description Iniciamos este trabalho apresentando brevemente dois pontos importantes presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Língua Portuguesa no segundo ciclo do Ensino Fundamental. Em seguida, apresentamos os principais estudos, baseados na Linguística Textual, relacionados ao uso das atividades epilinguísticas para o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes desse ciclo. Logo, partimos para a análise de material didático a partir de dois capítulos de dois manuais de Língua Portuguesa, editados pela editora FTD, sendo: Entre palavras – nova edição, de Mauro Ferreira (2006) e Ponto de encontro, de Marco Antonio Hailer, Maria Izabel Massoni e Solange Aranha (2009). Ambos os volumes são voltados para o ensino de Língua Portuguesa para o 6º ano do Ensino Fundamental II, e os capítulos escolhidos tem em comum o estudo do substantivo, devido a sua importância na construção do sentido do texto. Com base nestes dois manuais, verificaremos se as diretrizes sugeridas pelos PCN se somam às teorias apresentadas para a construção de manuais que privilegiem o uso de textos e atividades reflexivas para o desenvolvimento da competência comunicativa nos alunos
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-11T21:29:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-11T21:29:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Iker, Débora Gomes Muniz. O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29992
identifier_str_mv Iker, Débora Gomes Muniz. O ensino da gramática por meio de textos e atividades epilinguísticas. 2013. Monografia de Especialização (Especialização em Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/29992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Língua Portuguesa
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29992/1/D%c3%89BORA%20GOMES%20MUNIZ%20IKER.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29992/2/D%c3%89BORA%20GOMES%20MUNIZ%20IKER.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/29992/3/D%c3%89BORA%20GOMES%20MUNIZ%20IKER.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ca7dcdf75d4a17d1b7099d003976627
58e307149bfa862e8d5545b808d3923c
518e1d1621815e0f561abe39bc42dfd8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277902957576192