Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33894 |
Resumo: | Revisaremos uma serie de teorias relacionadas à idade como fator determinante na aprendizagem de uma língua estrangeira. Para analisarmos de forma mais detalhada este tema, abordaremos, especificamente, as dificuldades na aprendizagem em idade adulta, tendo como ponto específico um elemento da linguagem, neste caso será a sintaxes. Desta forma, este trabalho pretende verificar quais são os aspectos que levam muitos adultos a sentirem dificuldade em aprender um segundo idioma e por que muitos ao começar a estudar espanhol relatam ter uma sensação de incapacidade e frustração em adquirir uma segunda língua. Analisarei as dificuldades de adultos entre 20 y 40 anos e de adolescentes entre 13 y 18 anos. Para tentar responder este questionamento, em uma primeira instancia será revisado a Literatura sobre a temática e, em segundo lugar ocorrerá a análises do corpus, analisarei exercícios de dois grupos de alunos de aulas particulares, todos de nível intermediário, da cidade de Pirassununga- SP, Brasil |
id |
PUC_SP-1_71d85b15344a0d74ec08bf084eba95be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/33894 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Abdalla, Gloria CortésCaetano, Edmary Cristina de Godoy2023-07-05T19:26:05Z2023-07-05T19:26:05Z2009-05-25Caetano, Edmary Cristina de Godoy. Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33894Revisaremos uma serie de teorias relacionadas à idade como fator determinante na aprendizagem de uma língua estrangeira. Para analisarmos de forma mais detalhada este tema, abordaremos, especificamente, as dificuldades na aprendizagem em idade adulta, tendo como ponto específico um elemento da linguagem, neste caso será a sintaxes. Desta forma, este trabalho pretende verificar quais são os aspectos que levam muitos adultos a sentirem dificuldade em aprender um segundo idioma e por que muitos ao começar a estudar espanhol relatam ter uma sensação de incapacidade e frustração em adquirir uma segunda língua. Analisarei as dificuldades de adultos entre 20 y 40 anos e de adolescentes entre 13 y 18 anos. Para tentar responder este questionamento, em uma primeira instancia será revisado a Literatura sobre a temática e, em segundo lugar ocorrerá a análises do corpus, analisarei exercícios de dois grupos de alunos de aulas particulares, todos de nível intermediário, da cidade de Pirassununga- SP, BrasilPasaremos revista a una serie de investigaciones relacionadas con el factor edad en el aprendizaje de una lengua extranjera. Para poder profundizar en el análisis del tema, abordaremos en especifico las dificultades en el aprendizaje en edad adulta de un componente especifico del lenguaje, en este caso será la sintaxis. Así, este trabajo pretende verificar cuales son los aspectos que acaban por llevar muchos adultos a sentir dificultad en aprender un segundo idioma y por que muchos al empezar a hacer español relatan tener una sensación de incapacidad y frustración en adquirir una segunda lengua. Se analizarán las dificultades de alumnos en edad adulta entre 20 y 40 años comparadas con adolescentes entre 13 y 18 años. Para intentar responder a esa interrogante, en una primera instancia, se revisará la Literatura sobre el tema y, en un segundo lugar, basándome en el Análisis de los Errores como teoría de análisis del corpus, analizaré ejercicios de dos grupos de alumnos de clases privadas, todos de nivel intermedio, de la ciudad de Pirassununga - SP, BrasilporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em O Ensino de Espanhol para BrasileirosPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASEnsino de línguasDidáticaDidática de adultosEnseñanza de lenguasDidácticaDidáctica de adultosLas dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALEDMARY CRISTINA DE GODOY CAETANO.pdfapplication/pdf203573https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33894/1/EDMARY%20CRISTINA%20DE%20GODOY%20CAETANO.pdfcd3eca20ab527aa7dc44ce0b4c807b2cMD51TEXTEDMARY CRISTINA DE GODOY CAETANO.pdf.txtEDMARY CRISTINA DE GODOY CAETANO.pdf.txtExtracted texttext/plain71009https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33894/2/EDMARY%20CRISTINA%20DE%20GODOY%20CAETANO.pdf.txtec957ef2d4eb72a3b0f9d2a17a7a7b19MD52THUMBNAILEDMARY CRISTINA DE GODOY CAETANO.pdf.jpgEDMARY CRISTINA DE GODOY CAETANO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33894/3/EDMARY%20CRISTINA%20DE%20GODOY%20CAETANO.pdf.jpge4cd0b824d95cb3718bcd18bca25af08MD53handle/338942023-08-16 10:57:39.863oai:repositorio.pucsp.br:handle/33894Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-08-16T13:57:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.es.fl_str_mv |
Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA |
title |
Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA |
spellingShingle |
Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA Caetano, Edmary Cristina de Godoy CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Ensino de línguas Didática Didática de adultos Enseñanza de lenguas Didáctica Didáctica de adultos |
title_short |
Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA |
title_full |
Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA |
title_fullStr |
Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA |
title_full_unstemmed |
Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA |
title_sort |
Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA |
author |
Caetano, Edmary Cristina de Godoy |
author_facet |
Caetano, Edmary Cristina de Godoy |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abdalla, Gloria Cortés |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Edmary Cristina de Godoy |
contributor_str_mv |
Abdalla, Gloria Cortés |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Ensino de línguas Didática Didática de adultos Enseñanza de lenguas Didáctica Didáctica de adultos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas Didática Didática de adultos |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enseñanza de lenguas Didáctica Didáctica de adultos |
description |
Revisaremos uma serie de teorias relacionadas à idade como fator determinante na aprendizagem de uma língua estrangeira. Para analisarmos de forma mais detalhada este tema, abordaremos, especificamente, as dificuldades na aprendizagem em idade adulta, tendo como ponto específico um elemento da linguagem, neste caso será a sintaxes. Desta forma, este trabalho pretende verificar quais são os aspectos que levam muitos adultos a sentirem dificuldade em aprender um segundo idioma e por que muitos ao começar a estudar espanhol relatam ter uma sensação de incapacidade e frustração em adquirir uma segunda língua. Analisarei as dificuldades de adultos entre 20 y 40 anos e de adolescentes entre 13 y 18 anos. Para tentar responder este questionamento, em uma primeira instancia será revisado a Literatura sobre a temática e, em segundo lugar ocorrerá a análises do corpus, analisarei exercícios de dois grupos de alunos de aulas particulares, todos de nível intermediário, da cidade de Pirassununga- SP, Brasil |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-05-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-05T19:26:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-05T19:26:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Caetano, Edmary Cristina de Godoy. Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33894 |
identifier_str_mv |
Caetano, Edmary Cristina de Godoy. Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33894/1/EDMARY%20CRISTINA%20DE%20GODOY%20CAETANO.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33894/2/EDMARY%20CRISTINA%20DE%20GODOY%20CAETANO.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33894/3/EDMARY%20CRISTINA%20DE%20GODOY%20CAETANO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cd3eca20ab527aa7dc44ce0b4c807b2c ec957ef2d4eb72a3b0f9d2a17a7a7b19 e4cd0b824d95cb3718bcd18bca25af08 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277895052361728 |