Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Edmary Cristina de Godoy
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33894
Resumo: Revisaremos uma serie de teorias relacionadas à idade como fator determinante na aprendizagem de uma língua estrangeira. Para analisarmos de forma mais detalhada este tema, abordaremos, especificamente, as dificuldades na aprendizagem em idade adulta, tendo como ponto específico um elemento da linguagem, neste caso será a sintaxes. Desta forma, este trabalho pretende verificar quais são os aspectos que levam muitos adultos a sentirem dificuldade em aprender um segundo idioma e por que muitos ao começar a estudar espanhol relatam ter uma sensação de incapacidade e frustração em adquirir uma segunda língua. Analisarei as dificuldades de adultos entre 20 y 40 anos e de adolescentes entre 13 y 18 anos. Para tentar responder este questionamento, em uma primeira instancia será revisado a Literatura sobre a temática e, em segundo lugar ocorrerá a análises do corpus, analisarei exercícios de dois grupos de alunos de aulas particulares, todos de nível intermediário, da cidade de Pirassununga- SP, Brasil
id PUC_SP-1_71d85b15344a0d74ec08bf084eba95be
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/33894
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Abdalla, Gloria CortésCaetano, Edmary Cristina de Godoy2023-07-05T19:26:05Z2023-07-05T19:26:05Z2009-05-25Caetano, Edmary Cristina de Godoy. Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33894Revisaremos uma serie de teorias relacionadas à idade como fator determinante na aprendizagem de uma língua estrangeira. Para analisarmos de forma mais detalhada este tema, abordaremos, especificamente, as dificuldades na aprendizagem em idade adulta, tendo como ponto específico um elemento da linguagem, neste caso será a sintaxes. Desta forma, este trabalho pretende verificar quais são os aspectos que levam muitos adultos a sentirem dificuldade em aprender um segundo idioma e por que muitos ao começar a estudar espanhol relatam ter uma sensação de incapacidade e frustração em adquirir uma segunda língua. Analisarei as dificuldades de adultos entre 20 y 40 anos e de adolescentes entre 13 y 18 anos. Para tentar responder este questionamento, em uma primeira instancia será revisado a Literatura sobre a temática e, em segundo lugar ocorrerá a análises do corpus, analisarei exercícios de dois grupos de alunos de aulas particulares, todos de nível intermediário, da cidade de Pirassununga- SP, BrasilPasaremos revista a una serie de investigaciones relacionadas con el factor edad en el aprendizaje de una lengua extranjera. Para poder profundizar en el análisis del tema, abordaremos en especifico las dificultades en el aprendizaje en edad adulta de un componente especifico del lenguaje, en este caso será la sintaxis. Así, este trabajo pretende verificar cuales son los aspectos que acaban por llevar muchos adultos a sentir dificultad en aprender un segundo idioma y por que muchos al empezar a hacer español relatan tener una sensación de incapacidad y frustración en adquirir una segunda lengua. Se analizarán las dificultades de alumnos en edad adulta entre 20 y 40 años comparadas con adolescentes entre 13 y 18 años. Para intentar responder a esa interrogante, en una primera instancia, se revisará la Literatura sobre el tema y, en un segundo lugar, basándome en el Análisis de los Errores como teoría de análisis del corpus, analizaré ejercicios de dos grupos de alumnos de clases privadas, todos de nivel intermedio, de la ciudad de Pirassununga - SP, BrasilporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em O Ensino de Espanhol para BrasileirosPUC-SPBrasilFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASEnsino de línguasDidáticaDidática de adultosEnseñanza de lenguasDidácticaDidáctica de adultosLas dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALEDMARY CRISTINA DE GODOY CAETANO.pdfapplication/pdf203573https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33894/1/EDMARY%20CRISTINA%20DE%20GODOY%20CAETANO.pdfcd3eca20ab527aa7dc44ce0b4c807b2cMD51TEXTEDMARY CRISTINA DE GODOY CAETANO.pdf.txtEDMARY CRISTINA DE GODOY CAETANO.pdf.txtExtracted texttext/plain71009https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33894/2/EDMARY%20CRISTINA%20DE%20GODOY%20CAETANO.pdf.txtec957ef2d4eb72a3b0f9d2a17a7a7b19MD52THUMBNAILEDMARY CRISTINA DE GODOY CAETANO.pdf.jpgEDMARY CRISTINA DE GODOY CAETANO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1194https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33894/3/EDMARY%20CRISTINA%20DE%20GODOY%20CAETANO.pdf.jpge4cd0b824d95cb3718bcd18bca25af08MD53handle/338942023-08-16 10:57:39.863oai:repositorio.pucsp.br:handle/33894Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-08-16T13:57:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.es.fl_str_mv Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA
title Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA
spellingShingle Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA
Caetano, Edmary Cristina de Godoy
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Ensino de línguas
Didática
Didática de adultos
Enseñanza de lenguas
Didáctica
Didáctica de adultos
title_short Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA
title_full Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA
title_fullStr Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA
title_full_unstemmed Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA
title_sort Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA
author Caetano, Edmary Cristina de Godoy
author_facet Caetano, Edmary Cristina de Godoy
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abdalla, Gloria Cortés
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Edmary Cristina de Godoy
contributor_str_mv Abdalla, Gloria Cortés
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Ensino de línguas
Didática
Didática de adultos
Enseñanza de lenguas
Didáctica
Didáctica de adultos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Didática
Didática de adultos
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza de lenguas
Didáctica
Didáctica de adultos
description Revisaremos uma serie de teorias relacionadas à idade como fator determinante na aprendizagem de uma língua estrangeira. Para analisarmos de forma mais detalhada este tema, abordaremos, especificamente, as dificuldades na aprendizagem em idade adulta, tendo como ponto específico um elemento da linguagem, neste caso será a sintaxes. Desta forma, este trabalho pretende verificar quais são os aspectos que levam muitos adultos a sentirem dificuldade em aprender um segundo idioma e por que muitos ao começar a estudar espanhol relatam ter uma sensação de incapacidade e frustração em adquirir uma segunda língua. Analisarei as dificuldades de adultos entre 20 y 40 anos e de adolescentes entre 13 y 18 anos. Para tentar responder este questionamento, em uma primeira instancia será revisado a Literatura sobre a temática e, em segundo lugar ocorrerá a análises do corpus, analisarei exercícios de dois grupos de alunos de aulas particulares, todos de nível intermediário, da cidade de Pirassununga- SP, Brasil
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-05-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:26:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:26:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Caetano, Edmary Cristina de Godoy. Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33894
identifier_str_mv Caetano, Edmary Cristina de Godoy. Las dificultades existentes en el aprendizaje de lengua española para adultos: una estudio con alumnos de EJA. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em O Ensino de Espanhol para Brasileiros
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33894/1/EDMARY%20CRISTINA%20DE%20GODOY%20CAETANO.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33894/2/EDMARY%20CRISTINA%20DE%20GODOY%20CAETANO.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33894/3/EDMARY%20CRISTINA%20DE%20GODOY%20CAETANO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cd3eca20ab527aa7dc44ce0b4c807b2c
ec957ef2d4eb72a3b0f9d2a17a7a7b19
e4cd0b824d95cb3718bcd18bca25af08
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277895052361728