Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26346 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como por objetivo compreender os sentidos e significados de gênero produzidos por duas crianças em idade escolar, a partir do que é ser uma menina e o que é ser um menino dentro do referencial teórico-metodológico da Psicologia Sócio histórica e Histórico cultural. Foram realizadas duas entrevistas, uma com um menino de 7 anos, e outra com uma menina de 10 anos, moradores da cidade de São Paulo. O método escolhido foi o da conversação através da entrevista semi-dirigida, utilizando-se da produção de desenhos das crianças como instrumento auxiliar de análise. A interpretação foi realizada pelo levantamento de núcleos de significação, que procuram identificar os significados e sentidos subjetivos atribuídos ao gênero dos colaboradores. São três os núcleos de significação resultantes: “Os meninos e as meninas”; “Quem sou eu”; “O preconceito das outras pessoas”. Às meninas, são delegadas obrigações e o papel de namorada, e os meninos, têm vida mais fácil e podem empinar pipa e jogar futebol. Os núcleos apresentam reflexões acerca das vivências de gênero, cheias de contradições e conflitos, que perpassam as relações com os outros e com o mundo que os cercam; componentes fundamentais na construção de suas identidades |
id |
PUC_SP-1_742d48d8ff80723dad99390c2a6385a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/26346 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Hime, Flávia Aranteshttp://lattes.cnpq.br/2013276695664058Diniz, Rafaela Ruiz2022-06-17T21:01:51Z2022-06-17T21:01:51Z2020-12-01Diniz, Rafaela Ruiz. Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26346Esta pesquisa tem como por objetivo compreender os sentidos e significados de gênero produzidos por duas crianças em idade escolar, a partir do que é ser uma menina e o que é ser um menino dentro do referencial teórico-metodológico da Psicologia Sócio histórica e Histórico cultural. Foram realizadas duas entrevistas, uma com um menino de 7 anos, e outra com uma menina de 10 anos, moradores da cidade de São Paulo. O método escolhido foi o da conversação através da entrevista semi-dirigida, utilizando-se da produção de desenhos das crianças como instrumento auxiliar de análise. A interpretação foi realizada pelo levantamento de núcleos de significação, que procuram identificar os significados e sentidos subjetivos atribuídos ao gênero dos colaboradores. São três os núcleos de significação resultantes: “Os meninos e as meninas”; “Quem sou eu”; “O preconceito das outras pessoas”. Às meninas, são delegadas obrigações e o papel de namorada, e os meninos, têm vida mais fácil e podem empinar pipa e jogar futebol. Os núcleos apresentam reflexões acerca das vivências de gênero, cheias de contradições e conflitos, que perpassam as relações com os outros e com o mundo que os cercam; componentes fundamentais na construção de suas identidadesporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIADesigualdade de gêneroInfânciaPsicologia sócio-históricaOs sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-históricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRafaela Ruiz Diniz.pdfapplication/pdf2363878https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26346/1/Rafaela%20Ruiz%20Diniz.pdf984b2ce609a596c7ccc42e3837051938MD51TEXTRafaela Ruiz Diniz.pdf.txtRafaela Ruiz Diniz.pdf.txtExtracted texttext/plain117543https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26346/2/Rafaela%20Ruiz%20Diniz.pdf.txt928af8f314f0303d536df54a70403a33MD52THUMBNAILRafaela Ruiz Diniz.pdf.jpgRafaela Ruiz Diniz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1322https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26346/3/Rafaela%20Ruiz%20Diniz.pdf.jpg9a6aac044c30e6cb661128f27350c78bMD53handle/263462022-09-30 18:29:02.847oai:repositorio.pucsp.br:handle/26346Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T21:29:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica |
title |
Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica |
spellingShingle |
Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica Diniz, Rafaela Ruiz CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Desigualdade de gênero Infância Psicologia sócio-histórica |
title_short |
Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica |
title_full |
Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica |
title_fullStr |
Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica |
title_full_unstemmed |
Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica |
title_sort |
Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica |
author |
Diniz, Rafaela Ruiz |
author_facet |
Diniz, Rafaela Ruiz |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hime, Flávia Arantes |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2013276695664058 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Rafaela Ruiz |
contributor_str_mv |
Hime, Flávia Arantes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Desigualdade de gênero Infância Psicologia sócio-histórica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desigualdade de gênero Infância Psicologia sócio-histórica |
description |
Esta pesquisa tem como por objetivo compreender os sentidos e significados de gênero produzidos por duas crianças em idade escolar, a partir do que é ser uma menina e o que é ser um menino dentro do referencial teórico-metodológico da Psicologia Sócio histórica e Histórico cultural. Foram realizadas duas entrevistas, uma com um menino de 7 anos, e outra com uma menina de 10 anos, moradores da cidade de São Paulo. O método escolhido foi o da conversação através da entrevista semi-dirigida, utilizando-se da produção de desenhos das crianças como instrumento auxiliar de análise. A interpretação foi realizada pelo levantamento de núcleos de significação, que procuram identificar os significados e sentidos subjetivos atribuídos ao gênero dos colaboradores. São três os núcleos de significação resultantes: “Os meninos e as meninas”; “Quem sou eu”; “O preconceito das outras pessoas”. Às meninas, são delegadas obrigações e o papel de namorada, e os meninos, têm vida mais fácil e podem empinar pipa e jogar futebol. Os núcleos apresentam reflexões acerca das vivências de gênero, cheias de contradições e conflitos, que perpassam as relações com os outros e com o mundo que os cercam; componentes fundamentais na construção de suas identidades |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-17T21:01:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-17T21:01:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Diniz, Rafaela Ruiz. Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26346 |
identifier_str_mv |
Diniz, Rafaela Ruiz. Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26346/1/Rafaela%20Ruiz%20Diniz.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26346/2/Rafaela%20Ruiz%20Diniz.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26346/3/Rafaela%20Ruiz%20Diniz.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
984b2ce609a596c7ccc42e3837051938 928af8f314f0303d536df54a70403a33 9a6aac044c30e6cb661128f27350c78b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277969348165632 |