Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Rafaela Ruiz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26346
Resumo: Esta pesquisa tem como por objetivo compreender os sentidos e significados de gênero produzidos por duas crianças em idade escolar, a partir do que é ser uma menina e o que é ser um menino dentro do referencial teórico-metodológico da Psicologia Sócio histórica e Histórico cultural. Foram realizadas duas entrevistas, uma com um menino de 7 anos, e outra com uma menina de 10 anos, moradores da cidade de São Paulo. O método escolhido foi o da conversação através da entrevista semi-dirigida, utilizando-se da produção de desenhos das crianças como instrumento auxiliar de análise. A interpretação foi realizada pelo levantamento de núcleos de significação, que procuram identificar os significados e sentidos subjetivos atribuídos ao gênero dos colaboradores. São três os núcleos de significação resultantes: “Os meninos e as meninas”; “Quem sou eu”; “O preconceito das outras pessoas”. Às meninas, são delegadas obrigações e o papel de namorada, e os meninos, têm vida mais fácil e podem empinar pipa e jogar futebol. Os núcleos apresentam reflexões acerca das vivências de gênero, cheias de contradições e conflitos, que perpassam as relações com os outros e com o mundo que os cercam; componentes fundamentais na construção de suas identidades
id PUC_SP-1_742d48d8ff80723dad99390c2a6385a2
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/26346
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Hime, Flávia Aranteshttp://lattes.cnpq.br/2013276695664058Diniz, Rafaela Ruiz2022-06-17T21:01:51Z2022-06-17T21:01:51Z2020-12-01Diniz, Rafaela Ruiz. Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26346Esta pesquisa tem como por objetivo compreender os sentidos e significados de gênero produzidos por duas crianças em idade escolar, a partir do que é ser uma menina e o que é ser um menino dentro do referencial teórico-metodológico da Psicologia Sócio histórica e Histórico cultural. Foram realizadas duas entrevistas, uma com um menino de 7 anos, e outra com uma menina de 10 anos, moradores da cidade de São Paulo. O método escolhido foi o da conversação através da entrevista semi-dirigida, utilizando-se da produção de desenhos das crianças como instrumento auxiliar de análise. A interpretação foi realizada pelo levantamento de núcleos de significação, que procuram identificar os significados e sentidos subjetivos atribuídos ao gênero dos colaboradores. São três os núcleos de significação resultantes: “Os meninos e as meninas”; “Quem sou eu”; “O preconceito das outras pessoas”. Às meninas, são delegadas obrigações e o papel de namorada, e os meninos, têm vida mais fácil e podem empinar pipa e jogar futebol. Os núcleos apresentam reflexões acerca das vivências de gênero, cheias de contradições e conflitos, que perpassam as relações com os outros e com o mundo que os cercam; componentes fundamentais na construção de suas identidadesporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIADesigualdade de gêneroInfânciaPsicologia sócio-históricaOs sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-históricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRafaela Ruiz Diniz.pdfapplication/pdf2363878https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26346/1/Rafaela%20Ruiz%20Diniz.pdf984b2ce609a596c7ccc42e3837051938MD51TEXTRafaela Ruiz Diniz.pdf.txtRafaela Ruiz Diniz.pdf.txtExtracted texttext/plain117543https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26346/2/Rafaela%20Ruiz%20Diniz.pdf.txt928af8f314f0303d536df54a70403a33MD52THUMBNAILRafaela Ruiz Diniz.pdf.jpgRafaela Ruiz Diniz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1322https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26346/3/Rafaela%20Ruiz%20Diniz.pdf.jpg9a6aac044c30e6cb661128f27350c78bMD53handle/263462022-09-30 18:29:02.847oai:repositorio.pucsp.br:handle/26346Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T21:29:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica
title Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica
spellingShingle Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica
Diniz, Rafaela Ruiz
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Desigualdade de gênero
Infância
Psicologia sócio-histórica
title_short Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica
title_full Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica
title_fullStr Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica
title_full_unstemmed Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica
title_sort Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica
author Diniz, Rafaela Ruiz
author_facet Diniz, Rafaela Ruiz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hime, Flávia Arantes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2013276695664058
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Rafaela Ruiz
contributor_str_mv Hime, Flávia Arantes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Desigualdade de gênero
Infância
Psicologia sócio-histórica
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdade de gênero
Infância
Psicologia sócio-histórica
description Esta pesquisa tem como por objetivo compreender os sentidos e significados de gênero produzidos por duas crianças em idade escolar, a partir do que é ser uma menina e o que é ser um menino dentro do referencial teórico-metodológico da Psicologia Sócio histórica e Histórico cultural. Foram realizadas duas entrevistas, uma com um menino de 7 anos, e outra com uma menina de 10 anos, moradores da cidade de São Paulo. O método escolhido foi o da conversação através da entrevista semi-dirigida, utilizando-se da produção de desenhos das crianças como instrumento auxiliar de análise. A interpretação foi realizada pelo levantamento de núcleos de significação, que procuram identificar os significados e sentidos subjetivos atribuídos ao gênero dos colaboradores. São três os núcleos de significação resultantes: “Os meninos e as meninas”; “Quem sou eu”; “O preconceito das outras pessoas”. Às meninas, são delegadas obrigações e o papel de namorada, e os meninos, têm vida mais fácil e podem empinar pipa e jogar futebol. Os núcleos apresentam reflexões acerca das vivências de gênero, cheias de contradições e conflitos, que perpassam as relações com os outros e com o mundo que os cercam; componentes fundamentais na construção de suas identidades
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-17T21:01:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-17T21:01:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Diniz, Rafaela Ruiz. Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26346
identifier_str_mv Diniz, Rafaela Ruiz. Os sentidos e significados das vivências de gênero para crianças em idade escolar na perspectiva da psicologia sócio-histórica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/26346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26346/1/Rafaela%20Ruiz%20Diniz.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26346/2/Rafaela%20Ruiz%20Diniz.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/26346/3/Rafaela%20Ruiz%20Diniz.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 984b2ce609a596c7ccc42e3837051938
928af8f314f0303d536df54a70403a33
9a6aac044c30e6cb661128f27350c78b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277969348165632