O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27951 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos e significados produzidos por uma aluna de escola democrática sobre a opressão e desigualdade de gênero, a partir do referencial teórico-metodológico da Psicologia Sócio histórica. Foi realizada uma entrevista com uma aluna de 15 anos de um colégio democrático de São Paulo, a partir do método da conversação e do levantamento de núcleos de significação, que procuram identificar os significados e sentidos subjetivos da participante, sobre a escola democrática e o ser mulher. Foram elaborados quatro núcleos: “Lá eu tenho um espaço em que sou acolhida, ouvida e que me ajudam”; “Querendo ou não, os homens não lidam com nem metade das coisas que as mulheres lidam, como o machismo”; “No dia-a-dia eu nunca tive esse tipo de pressão, em casa eu posso ser quem eu quiser e na escola nunca ocorreu nada grave”; “Eu nunca parei para pensar nessas coisas antes, acho que... não sei.”. Eles contêm as reflexões da participante sobre quem ela é e como é sua experiência de ser mulher, sua relação com a escola democrática e seu funcionamento (estrutural e com os educandos), seu posicionamento frente a propostas reflexivas sobre gênero e suas opiniões sobre estas questões |
id |
PUC_SP-1_bee9ea0f51923851f9318b53ac3f7068 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/27951 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Hime, Flávia ArantesTambellini, Carolina Lanzoni2022-09-28T22:11:02Z2022-09-28T22:11:02Z2018-06-30Tambellini, Carolina Lanzoni. O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27951Esta pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos e significados produzidos por uma aluna de escola democrática sobre a opressão e desigualdade de gênero, a partir do referencial teórico-metodológico da Psicologia Sócio histórica. Foi realizada uma entrevista com uma aluna de 15 anos de um colégio democrático de São Paulo, a partir do método da conversação e do levantamento de núcleos de significação, que procuram identificar os significados e sentidos subjetivos da participante, sobre a escola democrática e o ser mulher. Foram elaborados quatro núcleos: “Lá eu tenho um espaço em que sou acolhida, ouvida e que me ajudam”; “Querendo ou não, os homens não lidam com nem metade das coisas que as mulheres lidam, como o machismo”; “No dia-a-dia eu nunca tive esse tipo de pressão, em casa eu posso ser quem eu quiser e na escola nunca ocorreu nada grave”; “Eu nunca parei para pensar nessas coisas antes, acho que... não sei.”. Eles contêm as reflexões da participante sobre quem ela é e como é sua experiência de ser mulher, sua relação com a escola democrática e seu funcionamento (estrutural e com os educandos), seu posicionamento frente a propostas reflexivas sobre gênero e suas opiniões sobre estas questõesporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEducação democráticaDesigualdade de gêneroPsicologia sóciohistóricaO que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCAROLINA LANZONI TAMBELLINI - TCC.pdfapplication/pdf969541https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27951/1/CAROLINA%20LANZONI%20TAMBELLINI%20-%20TCC.pdf7c74ef14bbd6c17eec46317bc8465a85MD51TEXTCAROLINA LANZONI TAMBELLINI - TCC.pdf.txtCAROLINA LANZONI TAMBELLINI - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain225635https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27951/2/CAROLINA%20LANZONI%20TAMBELLINI%20-%20TCC.pdf.txtfab2e7518f81d645ed513ab87bdbf503MD52THUMBNAILCAROLINA LANZONI TAMBELLINI - TCC.pdf.jpgCAROLINA LANZONI TAMBELLINI - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27951/3/CAROLINA%20LANZONI%20TAMBELLINI%20-%20TCC.pdf.jpg7e5ca1a13fc521108f03f344195b41ecMD53handle/279512022-09-30 18:29:02.403oai:repositorio.pucsp.br:handle/27951Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T21:29:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados |
title |
O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados |
spellingShingle |
O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados Tambellini, Carolina Lanzoni CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Educação democrática Desigualdade de gênero Psicologia sóciohistórica |
title_short |
O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados |
title_full |
O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados |
title_fullStr |
O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados |
title_full_unstemmed |
O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados |
title_sort |
O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados |
author |
Tambellini, Carolina Lanzoni |
author_facet |
Tambellini, Carolina Lanzoni |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hime, Flávia Arantes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tambellini, Carolina Lanzoni |
contributor_str_mv |
Hime, Flávia Arantes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Educação democrática Desigualdade de gênero Psicologia sóciohistórica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação democrática Desigualdade de gênero Psicologia sóciohistórica |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos e significados produzidos por uma aluna de escola democrática sobre a opressão e desigualdade de gênero, a partir do referencial teórico-metodológico da Psicologia Sócio histórica. Foi realizada uma entrevista com uma aluna de 15 anos de um colégio democrático de São Paulo, a partir do método da conversação e do levantamento de núcleos de significação, que procuram identificar os significados e sentidos subjetivos da participante, sobre a escola democrática e o ser mulher. Foram elaborados quatro núcleos: “Lá eu tenho um espaço em que sou acolhida, ouvida e que me ajudam”; “Querendo ou não, os homens não lidam com nem metade das coisas que as mulheres lidam, como o machismo”; “No dia-a-dia eu nunca tive esse tipo de pressão, em casa eu posso ser quem eu quiser e na escola nunca ocorreu nada grave”; “Eu nunca parei para pensar nessas coisas antes, acho que... não sei.”. Eles contêm as reflexões da participante sobre quem ela é e como é sua experiência de ser mulher, sua relação com a escola democrática e seu funcionamento (estrutural e com os educandos), seu posicionamento frente a propostas reflexivas sobre gênero e suas opiniões sobre estas questões |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-06-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-28T22:11:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-28T22:11:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Tambellini, Carolina Lanzoni. O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27951 |
identifier_str_mv |
Tambellini, Carolina Lanzoni. O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Psicologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27951/1/CAROLINA%20LANZONI%20TAMBELLINI%20-%20TCC.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27951/2/CAROLINA%20LANZONI%20TAMBELLINI%20-%20TCC.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27951/3/CAROLINA%20LANZONI%20TAMBELLINI%20-%20TCC.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7c74ef14bbd6c17eec46317bc8465a85 fab2e7518f81d645ed513ab87bdbf503 7e5ca1a13fc521108f03f344195b41ec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277828059889664 |