O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tambellini, Carolina Lanzoni
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27951
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos e significados produzidos por uma aluna de escola democrática sobre a opressão e desigualdade de gênero, a partir do referencial teórico-metodológico da Psicologia Sócio histórica. Foi realizada uma entrevista com uma aluna de 15 anos de um colégio democrático de São Paulo, a partir do método da conversação e do levantamento de núcleos de significação, que procuram identificar os significados e sentidos subjetivos da participante, sobre a escola democrática e o ser mulher. Foram elaborados quatro núcleos: “Lá eu tenho um espaço em que sou acolhida, ouvida e que me ajudam”; “Querendo ou não, os homens não lidam com nem metade das coisas que as mulheres lidam, como o machismo”; “No dia-a-dia eu nunca tive esse tipo de pressão, em casa eu posso ser quem eu quiser e na escola nunca ocorreu nada grave”; “Eu nunca parei para pensar nessas coisas antes, acho que... não sei.”. Eles contêm as reflexões da participante sobre quem ela é e como é sua experiência de ser mulher, sua relação com a escola democrática e seu funcionamento (estrutural e com os educandos), seu posicionamento frente a propostas reflexivas sobre gênero e suas opiniões sobre estas questões
id PUC_SP-1_bee9ea0f51923851f9318b53ac3f7068
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/27951
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Hime, Flávia ArantesTambellini, Carolina Lanzoni2022-09-28T22:11:02Z2022-09-28T22:11:02Z2018-06-30Tambellini, Carolina Lanzoni. O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27951Esta pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos e significados produzidos por uma aluna de escola democrática sobre a opressão e desigualdade de gênero, a partir do referencial teórico-metodológico da Psicologia Sócio histórica. Foi realizada uma entrevista com uma aluna de 15 anos de um colégio democrático de São Paulo, a partir do método da conversação e do levantamento de núcleos de significação, que procuram identificar os significados e sentidos subjetivos da participante, sobre a escola democrática e o ser mulher. Foram elaborados quatro núcleos: “Lá eu tenho um espaço em que sou acolhida, ouvida e que me ajudam”; “Querendo ou não, os homens não lidam com nem metade das coisas que as mulheres lidam, como o machismo”; “No dia-a-dia eu nunca tive esse tipo de pressão, em casa eu posso ser quem eu quiser e na escola nunca ocorreu nada grave”; “Eu nunca parei para pensar nessas coisas antes, acho que... não sei.”. Eles contêm as reflexões da participante sobre quem ela é e como é sua experiência de ser mulher, sua relação com a escola democrática e seu funcionamento (estrutural e com os educandos), seu posicionamento frente a propostas reflexivas sobre gênero e suas opiniões sobre estas questõesporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEducação democráticaDesigualdade de gêneroPsicologia sóciohistóricaO que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALCAROLINA LANZONI TAMBELLINI - TCC.pdfapplication/pdf969541https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27951/1/CAROLINA%20LANZONI%20TAMBELLINI%20-%20TCC.pdf7c74ef14bbd6c17eec46317bc8465a85MD51TEXTCAROLINA LANZONI TAMBELLINI - TCC.pdf.txtCAROLINA LANZONI TAMBELLINI - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain225635https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27951/2/CAROLINA%20LANZONI%20TAMBELLINI%20-%20TCC.pdf.txtfab2e7518f81d645ed513ab87bdbf503MD52THUMBNAILCAROLINA LANZONI TAMBELLINI - TCC.pdf.jpgCAROLINA LANZONI TAMBELLINI - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1221https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27951/3/CAROLINA%20LANZONI%20TAMBELLINI%20-%20TCC.pdf.jpg7e5ca1a13fc521108f03f344195b41ecMD53handle/279512022-09-30 18:29:02.403oai:repositorio.pucsp.br:handle/27951Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-09-30T21:29:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados
title O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados
spellingShingle O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados
Tambellini, Carolina Lanzoni
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Educação democrática
Desigualdade de gênero
Psicologia sóciohistórica
title_short O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados
title_full O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados
title_fullStr O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados
title_full_unstemmed O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados
title_sort O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados
author Tambellini, Carolina Lanzoni
author_facet Tambellini, Carolina Lanzoni
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hime, Flávia Arantes
dc.contributor.author.fl_str_mv Tambellini, Carolina Lanzoni
contributor_str_mv Hime, Flávia Arantes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Educação democrática
Desigualdade de gênero
Psicologia sóciohistórica
dc.subject.por.fl_str_mv Educação democrática
Desigualdade de gênero
Psicologia sóciohistórica
description Esta pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos e significados produzidos por uma aluna de escola democrática sobre a opressão e desigualdade de gênero, a partir do referencial teórico-metodológico da Psicologia Sócio histórica. Foi realizada uma entrevista com uma aluna de 15 anos de um colégio democrático de São Paulo, a partir do método da conversação e do levantamento de núcleos de significação, que procuram identificar os significados e sentidos subjetivos da participante, sobre a escola democrática e o ser mulher. Foram elaborados quatro núcleos: “Lá eu tenho um espaço em que sou acolhida, ouvida e que me ajudam”; “Querendo ou não, os homens não lidam com nem metade das coisas que as mulheres lidam, como o machismo”; “No dia-a-dia eu nunca tive esse tipo de pressão, em casa eu posso ser quem eu quiser e na escola nunca ocorreu nada grave”; “Eu nunca parei para pensar nessas coisas antes, acho que... não sei.”. Eles contêm as reflexões da participante sobre quem ela é e como é sua experiência de ser mulher, sua relação com a escola democrática e seu funcionamento (estrutural e com os educandos), seu posicionamento frente a propostas reflexivas sobre gênero e suas opiniões sobre estas questões
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-28T22:11:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-28T22:11:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Tambellini, Carolina Lanzoni. O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27951
identifier_str_mv Tambellini, Carolina Lanzoni. O que é ser mulher na escola democrática? uma leitura sócio-histórica de sentidos e significados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27951/1/CAROLINA%20LANZONI%20TAMBELLINI%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27951/2/CAROLINA%20LANZONI%20TAMBELLINI%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27951/3/CAROLINA%20LANZONI%20TAMBELLINI%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c74ef14bbd6c17eec46317bc8465a85
fab2e7518f81d645ed513ab87bdbf503
7e5ca1a13fc521108f03f344195b41ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277828059889664