Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rachel Candido Cespedes da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32549
Resumo: Behavior analysis has assessed education and has developed teaching technologies, including programmed instruction. The effects of manipulations on feedback have been one of the variables that has been investigated. This study aimed to investigate the effects of knowledge of correct response feedback (KCR) combined with the review feedback of the incorrectly completed frames until the answer is correct (AUC) on the acquisition and maintenance of responses, besides the generalization of the stimulus control for a new academic repertoire. In this study, 18 undergraduate students were allocated to three experimental conditions: (1) KCR for all frames, which was combined with AUC; (2) KCR for error, which was combined with AUC; (3) only AUC. All participants took part of pre-test, teaching procedure and post-test stages, and were also invited to perform the generalization and maintenance data collection. The results indicate that all conditions promoted better averages of correctness in the tests and demonstrated that KCR is an important variable to promote generalization. Further studies are suggested to explore other effects of feedback
id PUC_SP-1_776be28e89e1a4afd82c758a05a0e4e4
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/32549
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alveshttp://lattes.cnpq.br/3661575162863313http://lattes.cnpq.br/8031244103928717Costa, Rachel Candido Cespedes da2023-06-01T18:08:54Z2023-06-01T18:08:54Z2020-04-15Costa, Rachel Candido Cespedes da. Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32549Behavior analysis has assessed education and has developed teaching technologies, including programmed instruction. The effects of manipulations on feedback have been one of the variables that has been investigated. This study aimed to investigate the effects of knowledge of correct response feedback (KCR) combined with the review feedback of the incorrectly completed frames until the answer is correct (AUC) on the acquisition and maintenance of responses, besides the generalization of the stimulus control for a new academic repertoire. In this study, 18 undergraduate students were allocated to three experimental conditions: (1) KCR for all frames, which was combined with AUC; (2) KCR for error, which was combined with AUC; (3) only AUC. All participants took part of pre-test, teaching procedure and post-test stages, and were also invited to perform the generalization and maintenance data collection. The results indicate that all conditions promoted better averages of correctness in the tests and demonstrated that KCR is an important variable to promote generalization. Further studies are suggested to explore other effects of feedbackA análise do comportamento tem-se preocupado com a educação e desenvolvido tecnologias de ensino; entre elas, a instrução programada. Os efeitos das manipulações no feedback têm sido uma das variáveis investigadas. O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos do feedback de conhecimento de resposta correta (KCR) combinado com o feedback de revisão dos quadros completados incorretamente até a resposta estar correta (AUC) sobre a aquisição e manutenção do responder e a generalização do controle de estímulos para um novo repertório acadêmico. No estudo, 18 universitários foram alocados em três condições experimentais: (1) KCR para todos os quadros, combinado com AUC; (2) KCR frente a erro, combinado com o AUC; (3) somente AUC. Todos os participantes passaram pelas etapas de pré-teste, ensino e pósteste e foram convidados para a realização de coleta de generalização e manutenção. Os resultados indicam que todas as condições promoveram melhores médias de acerto nas testagens e demonstraram que a apresentação do feedback de KCR é uma variável importante para promover a generalização. Sugerem-se novos estudos para explorar os demais efeitos do feedbackCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do ComportamentoPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALAnálise do comportamentoInstrução programadaEducaçãoFeedback de conhecimento de resposta corretaGeneralizaçãoBehavior analysisProgrammed instructionEducationKnowledge of correct answer feedbackGeneralizationEfeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programadaEffects of different feedback conditions on the acquisition and maintenance of responses and generalization via programmed instructioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRachel Costa.pdfapplication/pdf1056482https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32549/1/Rachel%20Costa.pdf95db689b5cc3a73a7ead61234dfedbb0MD51TEXTRachel Costa.pdf.txtRachel Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain107133https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32549/2/Rachel%20Costa.pdf.txtdcd4a96f24a53f1fa6d1ef4ac2461c27MD52THUMBNAILRachel Costa.pdf.jpgRachel Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1258https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32549/3/Rachel%20Costa.pdf.jpg3bbdb2d19ff40f23c3bace65f022b7faMD53handle/325492023-06-02 08:12:00.347oai:repositorio.pucsp.br:handle/32549Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-02T11:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv Effects of different feedback conditions on the acquisition and maintenance of responses and generalization via programmed instruction
title Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada
spellingShingle Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada
Costa, Rachel Candido Cespedes da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Análise do comportamento
Instrução programada
Educação
Feedback de conhecimento de resposta correta
Generalização
Behavior analysis
Programmed instruction
Education
Knowledge of correct answer feedback
Generalization
title_short Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada
title_full Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada
title_fullStr Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada
title_full_unstemmed Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada
title_sort Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada
author Costa, Rachel Candido Cespedes da
author_facet Costa, Rachel Candido Cespedes da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3661575162863313
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8031244103928717
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rachel Candido Cespedes da
contributor_str_mv Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Análise do comportamento
Instrução programada
Educação
Feedback de conhecimento de resposta correta
Generalização
Behavior analysis
Programmed instruction
Education
Knowledge of correct answer feedback
Generalization
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do comportamento
Instrução programada
Educação
Feedback de conhecimento de resposta correta
Generalização
dc.subject.eng.fl_str_mv Behavior analysis
Programmed instruction
Education
Knowledge of correct answer feedback
Generalization
description Behavior analysis has assessed education and has developed teaching technologies, including programmed instruction. The effects of manipulations on feedback have been one of the variables that has been investigated. This study aimed to investigate the effects of knowledge of correct response feedback (KCR) combined with the review feedback of the incorrectly completed frames until the answer is correct (AUC) on the acquisition and maintenance of responses, besides the generalization of the stimulus control for a new academic repertoire. In this study, 18 undergraduate students were allocated to three experimental conditions: (1) KCR for all frames, which was combined with AUC; (2) KCR for error, which was combined with AUC; (3) only AUC. All participants took part of pre-test, teaching procedure and post-test stages, and were also invited to perform the generalization and maintenance data collection. The results indicate that all conditions promoted better averages of correctness in the tests and demonstrated that KCR is an important variable to promote generalization. Further studies are suggested to explore other effects of feedback
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-04-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-01T18:08:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-01T18:08:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Costa, Rachel Candido Cespedes da. Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32549
identifier_str_mv Costa, Rachel Candido Cespedes da. Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32549/1/Rachel%20Costa.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32549/2/Rachel%20Costa.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32549/3/Rachel%20Costa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 95db689b5cc3a73a7ead61234dfedbb0
dcd4a96f24a53f1fa6d1ef4ac2461c27
3bbdb2d19ff40f23c3bace65f022b7fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277903710453760