Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32549 |
Resumo: | Behavior analysis has assessed education and has developed teaching technologies, including programmed instruction. The effects of manipulations on feedback have been one of the variables that has been investigated. This study aimed to investigate the effects of knowledge of correct response feedback (KCR) combined with the review feedback of the incorrectly completed frames until the answer is correct (AUC) on the acquisition and maintenance of responses, besides the generalization of the stimulus control for a new academic repertoire. In this study, 18 undergraduate students were allocated to three experimental conditions: (1) KCR for all frames, which was combined with AUC; (2) KCR for error, which was combined with AUC; (3) only AUC. All participants took part of pre-test, teaching procedure and post-test stages, and were also invited to perform the generalization and maintenance data collection. The results indicate that all conditions promoted better averages of correctness in the tests and demonstrated that KCR is an important variable to promote generalization. Further studies are suggested to explore other effects of feedback |
id |
PUC_SP-1_776be28e89e1a4afd82c758a05a0e4e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/32549 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alveshttp://lattes.cnpq.br/3661575162863313http://lattes.cnpq.br/8031244103928717Costa, Rachel Candido Cespedes da2023-06-01T18:08:54Z2023-06-01T18:08:54Z2020-04-15Costa, Rachel Candido Cespedes da. Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32549Behavior analysis has assessed education and has developed teaching technologies, including programmed instruction. The effects of manipulations on feedback have been one of the variables that has been investigated. This study aimed to investigate the effects of knowledge of correct response feedback (KCR) combined with the review feedback of the incorrectly completed frames until the answer is correct (AUC) on the acquisition and maintenance of responses, besides the generalization of the stimulus control for a new academic repertoire. In this study, 18 undergraduate students were allocated to three experimental conditions: (1) KCR for all frames, which was combined with AUC; (2) KCR for error, which was combined with AUC; (3) only AUC. All participants took part of pre-test, teaching procedure and post-test stages, and were also invited to perform the generalization and maintenance data collection. The results indicate that all conditions promoted better averages of correctness in the tests and demonstrated that KCR is an important variable to promote generalization. Further studies are suggested to explore other effects of feedbackA análise do comportamento tem-se preocupado com a educação e desenvolvido tecnologias de ensino; entre elas, a instrução programada. Os efeitos das manipulações no feedback têm sido uma das variáveis investigadas. O presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos do feedback de conhecimento de resposta correta (KCR) combinado com o feedback de revisão dos quadros completados incorretamente até a resposta estar correta (AUC) sobre a aquisição e manutenção do responder e a generalização do controle de estímulos para um novo repertório acadêmico. No estudo, 18 universitários foram alocados em três condições experimentais: (1) KCR para todos os quadros, combinado com AUC; (2) KCR frente a erro, combinado com o AUC; (3) somente AUC. Todos os participantes passaram pelas etapas de pré-teste, ensino e pósteste e foram convidados para a realização de coleta de generalização e manutenção. Os resultados indicam que todas as condições promoveram melhores médias de acerto nas testagens e demonstraram que a apresentação do feedback de KCR é uma variável importante para promover a generalização. Sugerem-se novos estudos para explorar os demais efeitos do feedbackCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do ComportamentoPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALAnálise do comportamentoInstrução programadaEducaçãoFeedback de conhecimento de resposta corretaGeneralizaçãoBehavior analysisProgrammed instructionEducationKnowledge of correct answer feedbackGeneralizationEfeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programadaEffects of different feedback conditions on the acquisition and maintenance of responses and generalization via programmed instructioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALRachel Costa.pdfapplication/pdf1056482https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32549/1/Rachel%20Costa.pdf95db689b5cc3a73a7ead61234dfedbb0MD51TEXTRachel Costa.pdf.txtRachel Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain107133https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32549/2/Rachel%20Costa.pdf.txtdcd4a96f24a53f1fa6d1ef4ac2461c27MD52THUMBNAILRachel Costa.pdf.jpgRachel Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1258https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32549/3/Rachel%20Costa.pdf.jpg3bbdb2d19ff40f23c3bace65f022b7faMD53handle/325492023-06-02 08:12:00.347oai:repositorio.pucsp.br:handle/32549Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-02T11:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada |
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv |
Effects of different feedback conditions on the acquisition and maintenance of responses and generalization via programmed instruction |
title |
Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada |
spellingShingle |
Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada Costa, Rachel Candido Cespedes da CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL Análise do comportamento Instrução programada Educação Feedback de conhecimento de resposta correta Generalização Behavior analysis Programmed instruction Education Knowledge of correct answer feedback Generalization |
title_short |
Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada |
title_full |
Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada |
title_fullStr |
Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada |
title_full_unstemmed |
Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada |
title_sort |
Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada |
author |
Costa, Rachel Candido Cespedes da |
author_facet |
Costa, Rachel Candido Cespedes da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3661575162863313 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8031244103928717 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rachel Candido Cespedes da |
contributor_str_mv |
Gianfaldoni, Mônica Helena Tieppo Alves |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL Análise do comportamento Instrução programada Educação Feedback de conhecimento de resposta correta Generalização Behavior analysis Programmed instruction Education Knowledge of correct answer feedback Generalization |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do comportamento Instrução programada Educação Feedback de conhecimento de resposta correta Generalização |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Behavior analysis Programmed instruction Education Knowledge of correct answer feedback Generalization |
description |
Behavior analysis has assessed education and has developed teaching technologies, including programmed instruction. The effects of manipulations on feedback have been one of the variables that has been investigated. This study aimed to investigate the effects of knowledge of correct response feedback (KCR) combined with the review feedback of the incorrectly completed frames until the answer is correct (AUC) on the acquisition and maintenance of responses, besides the generalization of the stimulus control for a new academic repertoire. In this study, 18 undergraduate students were allocated to three experimental conditions: (1) KCR for all frames, which was combined with AUC; (2) KCR for error, which was combined with AUC; (3) only AUC. All participants took part of pre-test, teaching procedure and post-test stages, and were also invited to perform the generalization and maintenance data collection. The results indicate that all conditions promoted better averages of correctness in the tests and demonstrated that KCR is an important variable to promote generalization. Further studies are suggested to explore other effects of feedback |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-04-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-01T18:08:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-01T18:08:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Costa, Rachel Candido Cespedes da. Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32549 |
identifier_str_mv |
Costa, Rachel Candido Cespedes da. Efeitos de diferentes condições de feedback sobre a aquisição e manutenção de respostas e generalização via instrução programada. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/32549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32549/1/Rachel%20Costa.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32549/2/Rachel%20Costa.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/32549/3/Rachel%20Costa.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
95db689b5cc3a73a7ead61234dfedbb0 dcd4a96f24a53f1fa6d1ef4ac2461c27 3bbdb2d19ff40f23c3bace65f022b7fa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277903710453760 |