Valorização do corpo que tenho, desprezo pelo corpo que sou: um olhar psicanalítico sobre o corpo na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18642 |
Resumo: | O presente trabalho se propõe a refletir acerca do lugar do corpo na sociedade contemporânea e nos processos identificatórios na formação de grupos a partir do referencial teórico da psicanálise. Para tanto, o trabalho foi dividido em três seções. A primeira delas, Indivíduo e Sociedade , se propõe a pensar o tema da sociedade sobre três ângulos, o de Freud, que é considerado o fundamento básico para a compreensão do fenômeno social dentro do âmbito da psicanálise, o de Ramos, que nos traz contribuições da teoria crítica da Escola de Frankfurt junto ao pensamento psicanalítico e o de Herrmann, que traz subsídios da Teoria dos Campos para pensarmos na contemporaneidade. A segunda seção do trabalho, O Corpo discorre acerca do corpo sob três enfoques sendo o primeiro histórico, situando o corpo no tempo e na história da sociedade, o segundo psicanalítico, contando com as discussões de alguns autores contemporâneos que pensam o lugar do corpo na própria teoria psicanalítica e o terceiro o olhar de Ramos, que pensa o corpo na contemporaneidade. A terceira e última seção, Discussão conta com a discussão desses diversos ângulos assim como com uma junção dos aspectos do corpo com os aspectos sociais e uma aproximação de ambos ao contexto contemporâneo. O que se conclui nessa terceira seção é que o corpo é parte constituinte dos processos de agrupamento humanos, mas que o corpo que se encontra presente na sociedade contemporânea não é um corpo sujeito, mas um corpo maquinizado, um corpo construído segundo padrões vigentes na sociedade capitalista. Ou seja, a partir das discussões feitas, vemos que se confirma o título do trabalho no qual afirmamos que o corpo objeto (o corpo que temos) é hiper-valorizado e o corpo sujeito (o corpo que somos) é cada vez mais esquecido, mais desprezado |
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