Inclusão de alunos com necessidades educacionais na rede regular de ensino: análise da experiência da diretoria de ensino regional de Franca - desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Água, Solange Vera Nunes de Lima
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10027
Resumo: The present study is related to the current issues concerning the process of inclusion of students who have special educational needs in regular education. It aims at understanding how such students have been included in state public schools in Ensino Fundamental Ciclo I, Ciclo II and Ensino Médio , and how regular schools and their professionals have responded to the students needs. The research is focused on public schools, their differences in hierarchy and respective management, as well as on teachers continuing education process regarding inclusion. In order to reach those goals and understand the present situation, it is necessary to look back in the past through book and document references, searching for historical data that have followed the process regarding public policies. Besides, the field research helps make a triangulation to support that complex subject. The collected results view some kind of educational scene that points out significant advances and possibilities in inclusion. They also show good willing educational professionals who have effectively committed to the inclusion of students who have special educational needs. On the other hand, there are still some issues that must be considered regarding the uniqueness of different educational realities
id PUC_SP-1_7ae94942bb182e03ba29ab0cc802706e
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/10027
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Feldmann, Marina Grazielahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4188452Y2D'Água, Solange Vera Nunes de Lima2016-04-27T14:32:07Z2008-02-202007-12-13d'Água, Solange Vera Nunes de Lima. Inclusão de alunos com necessidades educacionais na rede regular de ensino: análise da experiência da diretoria de ensino regional de Franca - desafios e possibilidades. 2007. 190 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10027The present study is related to the current issues concerning the process of inclusion of students who have special educational needs in regular education. It aims at understanding how such students have been included in state public schools in Ensino Fundamental Ciclo I, Ciclo II and Ensino Médio , and how regular schools and their professionals have responded to the students needs. The research is focused on public schools, their differences in hierarchy and respective management, as well as on teachers continuing education process regarding inclusion. In order to reach those goals and understand the present situation, it is necessary to look back in the past through book and document references, searching for historical data that have followed the process regarding public policies. Besides, the field research helps make a triangulation to support that complex subject. The collected results view some kind of educational scene that points out significant advances and possibilities in inclusion. They also show good willing educational professionals who have effectively committed to the inclusion of students who have special educational needs. On the other hand, there are still some issues that must be considered regarding the uniqueness of different educational realitiesO presente estudo se relaciona às questões postas na atualidade em relação ao processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. Tem como objetivo compreender como esse processo vem de fato acontecendo na Rede Estadual de Ensino no Ensino Fundamental Ciclo I, Ciclo II e Ensino Médio, e como a escola regular e seus profissionais têm encontrado alternativas para atender à demanda desses alunos. O foco da pesquisa é a instituição escolar pública, observando suas diferentes instâncias hierárquicas e respectivas gestões, como também os processos de formação continuada de professores no que tange a essas questões. Para tanto, faz-se necessário uma incursão no passado através da pesquisa bibliográfica para compreender o presente, utilizam-se recursos na modalidade da pesquisa documental, buscando historicamente os dados que acompanham esse processo em relação às políticas públicas da atualidade e caminha-se também na modalidade da pesquisa de campo de modo a buscar uma triangulação que possa sustentar a complexidade dessa temática. Os resultados obtidos representam uma determinada realidade educacional que imprime marcas significativas nos avanços e possibilidades desse processo, e retrata igualmente a predisposição de profissionais da educação que efetivamente se comprometeram com o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Ao mesmo tempo, ressignifica tal processo, inferindo imperativos que deverão ser repensados e construídos a partir da singularidade das diferentes realidades educacionaisapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23315/solange.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: CurrículoPUC-SPBREducaçãoInclusãoNecessidades educacionais especiaisPolíticas públicasGestãoFormação de professoresCriancas deficientes -- EducacaoInclusao em educacaoEducacao especialProfessores de educacao especialInclusionSpecial educational needsPublic policiesManagementTeachers educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInclusão de alunos com necessidades educacionais na rede regular de ensino: análise da experiência da diretoria de ensino regional de Franca - desafios e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTsolange.pdf.txtsolange.pdf.txtExtracted texttext/plain366986https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10027/3/solange.pdf.txt8ad20103cf612e4a398433fea2fe84aaMD53ORIGINALsolange.pdfapplication/pdf2775683https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10027/1/solange.pdf46071894d9093e9a49db563b8828e03dMD51THUMBNAILsolange.pdf.jpgsolange.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2966https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10027/2/solange.pdf.jpgd909cf9f202cd5731b7db255d9483ea3MD52handle/100272022-04-27 10:01:27.924oai:repositorio.pucsp.br:handle/10027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-04-27T13:01:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.por.fl_str_mv Inclusão de alunos com necessidades educacionais na rede regular de ensino: análise da experiência da diretoria de ensino regional de Franca - desafios e possibilidades
title Inclusão de alunos com necessidades educacionais na rede regular de ensino: análise da experiência da diretoria de ensino regional de Franca - desafios e possibilidades
spellingShingle Inclusão de alunos com necessidades educacionais na rede regular de ensino: análise da experiência da diretoria de ensino regional de Franca - desafios e possibilidades
D'Água, Solange Vera Nunes de Lima
Inclusão
Necessidades educacionais especiais
Políticas públicas
Gestão
Formação de professores
Criancas deficientes -- Educacao
Inclusao em educacao
Educacao especial
Professores de educacao especial
Inclusion
Special educational needs
Public policies
Management
Teachers education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Inclusão de alunos com necessidades educacionais na rede regular de ensino: análise da experiência da diretoria de ensino regional de Franca - desafios e possibilidades
title_full Inclusão de alunos com necessidades educacionais na rede regular de ensino: análise da experiência da diretoria de ensino regional de Franca - desafios e possibilidades
title_fullStr Inclusão de alunos com necessidades educacionais na rede regular de ensino: análise da experiência da diretoria de ensino regional de Franca - desafios e possibilidades
title_full_unstemmed Inclusão de alunos com necessidades educacionais na rede regular de ensino: análise da experiência da diretoria de ensino regional de Franca - desafios e possibilidades
title_sort Inclusão de alunos com necessidades educacionais na rede regular de ensino: análise da experiência da diretoria de ensino regional de Franca - desafios e possibilidades
author D'Água, Solange Vera Nunes de Lima
author_facet D'Água, Solange Vera Nunes de Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Feldmann, Marina Graziela
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4188452Y2
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Água, Solange Vera Nunes de Lima
contributor_str_mv Feldmann, Marina Graziela
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Necessidades educacionais especiais
Políticas públicas
Gestão
Formação de professores
Criancas deficientes -- Educacao
Inclusao em educacao
Educacao especial
Professores de educacao especial
topic Inclusão
Necessidades educacionais especiais
Políticas públicas
Gestão
Formação de professores
Criancas deficientes -- Educacao
Inclusao em educacao
Educacao especial
Professores de educacao especial
Inclusion
Special educational needs
Public policies
Management
Teachers education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusion
Special educational needs
Public policies
Management
Teachers education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present study is related to the current issues concerning the process of inclusion of students who have special educational needs in regular education. It aims at understanding how such students have been included in state public schools in Ensino Fundamental Ciclo I, Ciclo II and Ensino Médio , and how regular schools and their professionals have responded to the students needs. The research is focused on public schools, their differences in hierarchy and respective management, as well as on teachers continuing education process regarding inclusion. In order to reach those goals and understand the present situation, it is necessary to look back in the past through book and document references, searching for historical data that have followed the process regarding public policies. Besides, the field research helps make a triangulation to support that complex subject. The collected results view some kind of educational scene that points out significant advances and possibilities in inclusion. They also show good willing educational professionals who have effectively committed to the inclusion of students who have special educational needs. On the other hand, there are still some issues that must be considered regarding the uniqueness of different educational realities
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-13
dc.date.available.fl_str_mv 2008-02-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-27T14:32:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv d'Água, Solange Vera Nunes de Lima. Inclusão de alunos com necessidades educacionais na rede regular de ensino: análise da experiência da diretoria de ensino regional de Franca - desafios e possibilidades. 2007. 190 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10027
identifier_str_mv d'Água, Solange Vera Nunes de Lima. Inclusão de alunos com necessidades educacionais na rede regular de ensino: análise da experiência da diretoria de ensino regional de Franca - desafios e possibilidades. 2007. 190 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10027/3/solange.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10027/1/solange.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/10027/2/solange.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ad20103cf612e4a398433fea2fe84aa
46071894d9093e9a49db563b8828e03d
d909cf9f202cd5731b7db255d9483ea3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796118852206592