As expetativas dos docentes face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas turmas do ensino regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rudolfo, Maria Manuela da Conceição
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5218
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as expetativas docentes face à Inclusão de alunos com NEE nas turmas de ensino regular de um Agrupamento Vertical, que possui duas Unidades de Apoio aos Alunos com Multideficiência (UAAM) uma de ciclo e outra de 2º/3º ciclos O nosso estudo vai incidir nos docentes e população escolar da educação pré-escolar e primeiro ciclo, onde se pretende que se inicie a Inclusão, como filosofia subjacente a um projeto educativo que se pretende abrangente e diferenciado. Pretendemos com este trabalho, compreender e descrever as expetativas dos vários intervenientes da comunidade educativa, dando relevância aos aspetos facilitadores e aos obstáculos que são inerentes à Inclusão de alunos com NEE nas escolas do ensino regular, tendo em conta as convicções e os valores estabelecidos na filosofia intrínseca ao conceito da Inclusão. A metodologia seguida para a realização deste estudo centra-se num estudo de caso e caracteriza-se também por um designer quási-experimental, apresentando-se sob a forma de um estudo exploratório e descritivo, com predominância das técnicas quantitativas, qualitativas e correlacionais, aplicando-se a uma amostra constituída por Educadores de Infância, Professores do 1º ciclo e de Educação Especial, do Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro, sito no concelho de Oeiras. Utilizámos como instrumento para a recolha de dados, um questionário por inquérito. De um total de quarenta e quatro inquéritos distribuídos, foram recebidos quarenta inquéritos, os quais foram sujeitos a tratamento e interpretação. A análise dos resultados obtidos permite-nos dizer que os docentes se encontram sensibilizados para as vantagens da escola inclusiva e Escola consideram-na vantajosa tanto para os alunos com NEE, como para os alunos sem NEE. Contudo, consideram que, para a educação inclusão ter sucesso, é imprescindível investir na formação de professores na área das NEE tanto a nível da formação inicial como a nível da formação contínua. Os participantes neste estudo referem ainda que aplicam pedagogias diferenciadas das quais destacamos a elaboração de adaptações curriculares e fichas de trabalho adaptadas, trabalho cooperativo discente, abordagem diferenciada das matérias a lecionar e flexibilização do tempo no sentido de facilitar os processos de Inclusão e o Sucesso Educativo de todos os alunos/crianças.
id RCAP_b3c09bed1da260b4e2ad0690fe8a8391
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5218
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As expetativas dos docentes face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas turmas do ensino regularEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISINCLUSÃO ESCOLARPROFESSORESMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSSCHOOL INCLUSIONTEACHERSO presente trabalho tem por objetivo analisar as expetativas docentes face à Inclusão de alunos com NEE nas turmas de ensino regular de um Agrupamento Vertical, que possui duas Unidades de Apoio aos Alunos com Multideficiência (UAAM) uma de ciclo e outra de 2º/3º ciclos O nosso estudo vai incidir nos docentes e população escolar da educação pré-escolar e primeiro ciclo, onde se pretende que se inicie a Inclusão, como filosofia subjacente a um projeto educativo que se pretende abrangente e diferenciado. Pretendemos com este trabalho, compreender e descrever as expetativas dos vários intervenientes da comunidade educativa, dando relevância aos aspetos facilitadores e aos obstáculos que são inerentes à Inclusão de alunos com NEE nas escolas do ensino regular, tendo em conta as convicções e os valores estabelecidos na filosofia intrínseca ao conceito da Inclusão. A metodologia seguida para a realização deste estudo centra-se num estudo de caso e caracteriza-se também por um designer quási-experimental, apresentando-se sob a forma de um estudo exploratório e descritivo, com predominância das técnicas quantitativas, qualitativas e correlacionais, aplicando-se a uma amostra constituída por Educadores de Infância, Professores do 1º ciclo e de Educação Especial, do Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro, sito no concelho de Oeiras. Utilizámos como instrumento para a recolha de dados, um questionário por inquérito. De um total de quarenta e quatro inquéritos distribuídos, foram recebidos quarenta inquéritos, os quais foram sujeitos a tratamento e interpretação. A análise dos resultados obtidos permite-nos dizer que os docentes se encontram sensibilizados para as vantagens da escola inclusiva e Escola consideram-na vantajosa tanto para os alunos com NEE, como para os alunos sem NEE. Contudo, consideram que, para a educação inclusão ter sucesso, é imprescindível investir na formação de professores na área das NEE tanto a nível da formação inicial como a nível da formação contínua. Os participantes neste estudo referem ainda que aplicam pedagogias diferenciadas das quais destacamos a elaboração de adaptações curriculares e fichas de trabalho adaptadas, trabalho cooperativo discente, abordagem diferenciada das matérias a lecionar e flexibilização do tempo no sentido de facilitar os processos de Inclusão e o Sucesso Educativo de todos os alunos/crianças.This study aims to analyze teacher’s expectations regarding Inclusion of pupils with Special Educational Needs (SEN) in mainstream classes of a Vertical Group, which has two Support Units for Students with multiple disabilities (UAAM), one of the 1st cycle and another of 2nd /3rd cycles. Our study will focus on pre-school and 1st cycle teachers and pupils, where Inclusion philosophy is supposed to begin, underlying an educational project that aims to be comprehensive and unique. We intend to understand and describe the expectations of the various stakeholders in the educational community, giving relevance to facilitator aspects and barriers that are inherent in the inclusion of pupils with SEN in mainstream schools, taking into account the beliefs and values established in intrinsic philosophy to the concept of inclusion. The methodology for this study focuses on a case study, and is also characterized by a quasiexperimental designer, considered by being an exploratory and descriptive study, with a predominance of quantitative techniques, qualitative and correlational applying to a sample of kindergarten, 1st cycle and Special Education teachers of Aquilino Ribeiro Schools Group, located in Oeiras. We used a survey to collect data. A total of forty-four surveys were distributed and forty replies received, which were subjected to statistical analysis. The analysis of the results allows us to say that teachers are aware of the advantages of the inclusive school and consider it advantageous both for pupils with SEN as for students without it. However, they consider that, in order to inclusive school succeed, it is essential to invest in teacher training in the area of disability, both initial and continuous training. Participants in this study also indicate that they apply differentiated pedagogies of which we emphasize the development of curricular adaptations and tailored worksheets, collaborative student work, differentiated approach to teaching materials and time flexibility to facilitate the processes of inclusion and Educational Success of all students/children.2014-07-09T18:49:01Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5218TID:201275988porRudolfo, Maria Manuela da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:44Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:39.205687Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As expetativas dos docentes face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas turmas do ensino regular
title As expetativas dos docentes face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas turmas do ensino regular
spellingShingle As expetativas dos docentes face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas turmas do ensino regular
Rudolfo, Maria Manuela da Conceição
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
INCLUSÃO ESCOLAR
PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOL INCLUSION
TEACHERS
title_short As expetativas dos docentes face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas turmas do ensino regular
title_full As expetativas dos docentes face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas turmas do ensino regular
title_fullStr As expetativas dos docentes face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas turmas do ensino regular
title_full_unstemmed As expetativas dos docentes face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas turmas do ensino regular
title_sort As expetativas dos docentes face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas turmas do ensino regular
author Rudolfo, Maria Manuela da Conceição
author_facet Rudolfo, Maria Manuela da Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rudolfo, Maria Manuela da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
INCLUSÃO ESCOLAR
PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOL INCLUSION
TEACHERS
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
INCLUSÃO ESCOLAR
PROFESSORES
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOL INCLUSION
TEACHERS
description O presente trabalho tem por objetivo analisar as expetativas docentes face à Inclusão de alunos com NEE nas turmas de ensino regular de um Agrupamento Vertical, que possui duas Unidades de Apoio aos Alunos com Multideficiência (UAAM) uma de ciclo e outra de 2º/3º ciclos O nosso estudo vai incidir nos docentes e população escolar da educação pré-escolar e primeiro ciclo, onde se pretende que se inicie a Inclusão, como filosofia subjacente a um projeto educativo que se pretende abrangente e diferenciado. Pretendemos com este trabalho, compreender e descrever as expetativas dos vários intervenientes da comunidade educativa, dando relevância aos aspetos facilitadores e aos obstáculos que são inerentes à Inclusão de alunos com NEE nas escolas do ensino regular, tendo em conta as convicções e os valores estabelecidos na filosofia intrínseca ao conceito da Inclusão. A metodologia seguida para a realização deste estudo centra-se num estudo de caso e caracteriza-se também por um designer quási-experimental, apresentando-se sob a forma de um estudo exploratório e descritivo, com predominância das técnicas quantitativas, qualitativas e correlacionais, aplicando-se a uma amostra constituída por Educadores de Infância, Professores do 1º ciclo e de Educação Especial, do Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro, sito no concelho de Oeiras. Utilizámos como instrumento para a recolha de dados, um questionário por inquérito. De um total de quarenta e quatro inquéritos distribuídos, foram recebidos quarenta inquéritos, os quais foram sujeitos a tratamento e interpretação. A análise dos resultados obtidos permite-nos dizer que os docentes se encontram sensibilizados para as vantagens da escola inclusiva e Escola consideram-na vantajosa tanto para os alunos com NEE, como para os alunos sem NEE. Contudo, consideram que, para a educação inclusão ter sucesso, é imprescindível investir na formação de professores na área das NEE tanto a nível da formação inicial como a nível da formação contínua. Os participantes neste estudo referem ainda que aplicam pedagogias diferenciadas das quais destacamos a elaboração de adaptações curriculares e fichas de trabalho adaptadas, trabalho cooperativo discente, abordagem diferenciada das matérias a lecionar e flexibilização do tempo no sentido de facilitar os processos de Inclusão e o Sucesso Educativo de todos os alunos/crianças.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-07-09T18:49:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5218
TID:201275988
url http://hdl.handle.net/10437/5218
identifier_str_mv TID:201275988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131263286640640