Desafios e estratégias para o fortalecimento e capilaridade das Diretrizes Curriculares da ABEPSS nas unidades de formação públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leticia Rodrigues da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23802
Resumo: O estudo “Desafios e estratégias para o fortalecimento e capilaridade das Diretrizes Curriculares da ABEPSS nas unidades de formação públicas”, realizado pela estudante de mestrado, Letícia Rodrigues da Silva, traz reflexões acerca dos desafios encontrados pelos cursos de Serviço Social em viabilizar o projeto de formação expresso nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996) frente ao processo de desmonte da Universidade Pública Brasileira e as estratégias encaminhadas no âmbito dos cursos. Aborda elementos centrais do sucateamento da Educação Superior Pública no Brasil e seus rebatimentos na formação em Serviço Social. As análises ora construídas, compreendem a Educação Superior como parte constituinte do processo das configurações sociais de vida que peculiarizam a sociedade brasileira no bojo do capitalismo mundial. A atuação e a formação passaram por diversas transformações ao longo da história desta profissão, transformações estreitamente relacionadas com a dinâmica da realidade social. No interior do Movimento de Reconceituação (1965-1975) emerge a vertente de “intenção de ruptura” com o conservadorismo – que historicamente esteve à frente do direcionamento e da atuação profissional – a partir da interlocução do Serviço Social brasileiro com o referencial marxista. No desenvolvimento e consolidação desta vertente como hegemônica que se constrói o projeto da profissão, enquanto um Projeto Ético-Político que expressa a perspectiva de uma sociabilidade livre da exploração, preconceitos, divisão de classes, verdadeiramente democrática e plural. O estudo também, apresenta uma síntese do significado social da profissão de Serviço Social no Brasil, a partir da tendência de intenção de ruptura no contexto atual com ênfase na análise no projeto de formação profissional. Para tanto, realizamos estudos bibliográficos, análise documental, visita de campo e entrevistas com o corpo docente de três cursos de Serviço Social. As reflexões se fundamentaram pelo método do materialismo histórico dialético. A partir de dados levantados, compreendemos ser imprescindível a radicalidade na mobilização e esforços para a defesa e a consolidação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS, cujas bases de sustentação são orientadas pelo Projeto Ético-Político
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Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23802O estudo “Desafios e estratégias para o fortalecimento e capilaridade das Diretrizes Curriculares da ABEPSS nas unidades de formação públicas”, realizado pela estudante de mestrado, Letícia Rodrigues da Silva, traz reflexões acerca dos desafios encontrados pelos cursos de Serviço Social em viabilizar o projeto de formação expresso nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996) frente ao processo de desmonte da Universidade Pública Brasileira e as estratégias encaminhadas no âmbito dos cursos. Aborda elementos centrais do sucateamento da Educação Superior Pública no Brasil e seus rebatimentos na formação em Serviço Social. As análises ora construídas, compreendem a Educação Superior como parte constituinte do processo das configurações sociais de vida que peculiarizam a sociedade brasileira no bojo do capitalismo mundial. A atuação e a formação passaram por diversas transformações ao longo da história desta profissão, transformações estreitamente relacionadas com a dinâmica da realidade social. No interior do Movimento de Reconceituação (1965-1975) emerge a vertente de “intenção de ruptura” com o conservadorismo – que historicamente esteve à frente do direcionamento e da atuação profissional – a partir da interlocução do Serviço Social brasileiro com o referencial marxista. No desenvolvimento e consolidação desta vertente como hegemônica que se constrói o projeto da profissão, enquanto um Projeto Ético-Político que expressa a perspectiva de uma sociabilidade livre da exploração, preconceitos, divisão de classes, verdadeiramente democrática e plural. O estudo também, apresenta uma síntese do significado social da profissão de Serviço Social no Brasil, a partir da tendência de intenção de ruptura no contexto atual com ênfase na análise no projeto de formação profissional. Para tanto, realizamos estudos bibliográficos, análise documental, visita de campo e entrevistas com o corpo docente de três cursos de Serviço Social. As reflexões se fundamentaram pelo método do materialismo histórico dialético. A partir de dados levantados, compreendemos ser imprescindível a radicalidade na mobilização e esforços para a defesa e a consolidação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS, cujas bases de sustentação são orientadas pelo Projeto Ético-PolíticoThe study “Challenges and strategies for the strengthening and capillarity of the ABEPSS Curricular Guidelines at public formation units”, carried out by the master's student, Letícia Rodrigues da Silva, brings reflections about the actual challenges by Social Work courses in making viable the formation project that appears in the ABEPSS Curricular Guidelines (1996) facing the dismantling process of the Brazilian Public University and the strategies created within thescope of the courses. It addresses central elements of the scrapping of Public College Education in Brazil and its repercussions on the formation in Social Work. The analysis now constructed, comprehend College Education as a constituent part of the process of social configurations of life that turn into peculiar the Brazilian society in the middle of world capitalism. The professional activity and formation have undergone several transformations throughout the history of this profession, transformations closely related to the dynamics of social reality. Within the Reconceptualization Movement (1965-1975), emerges a “row of intention”to break with conservatism -which historically has been at the forefront of professional direction and performance –from the interloction of thewith the Marxist framework. In the development and consolidation of this trend as hegemonic, the profession’s project is built, as an Ethical-Political Project, expressing the perspective of another sociability free from exploitation, prejudice, class division, truly democratic and plural. The study also, it presents a synthesis of the social meaning of the Social Work profession in Brazil, based on the tendency to rupture in the current context, with anemphasized the analysis in theprofessional formation project. To this end, it was carried out bibliographic studies, document analysis, field visits and interviews with the faculty of three Social Work courses. The reflections were based on the method of dialectical historical materialism. Based on the data collected, we realized as essential the radicality in the mobilizing efforts to defend and consolidate the ABEPSS Curricular Guidelines, whose support bases are guided by the Ethical-Political ProjectCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqapplication/pdfporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em Serviço SocialPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências SociaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALAssistentes sociais - Formação profissionalServiço social - Orientação profissionalAssociação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço SocialSocial workers - Occupational trainingSocial service - Vocational guidanceDesafios e estratégias para o fortalecimento e capilaridade das Diretrizes Curriculares da ABEPSS nas unidades de formação públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALLeticia Rodrigues da Silva.pdfapplication/pdf1924992https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23802/1/Leticia%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf734f6b9804395efe7d5b8002147cd659MD51TEXTLeticia Rodrigues da Silva.pdf.txtLeticia Rodrigues da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain868216https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23802/2/Leticia%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf.txtd180d737f5ad9736f0c73f7fcc13463fMD52THUMBNAILLeticia Rodrigues da Silva.pdf.jpgLeticia Rodrigues da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1122https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/23802/3/Leticia%20Rodrigues%20da%20Silva.pdf.jpg2589f7a9c7c73164d26d46856f824563MD53handle/238022021-10-25 12:53:22.079oai:repositorio.pucsp.br:handle/23802Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2021-10-25T15:53:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
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