A dimensão investigativa na formação profissional de assistentes sociais : a realidade das universidades públicas paranaenses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maroneze, Luciane Francielli Zorzetti
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13817
Resumo: Resumo: A presente tese parte dos elementos socio-históricos do Movimento de Reconceituação que permitem entendermos, nas interlocuções com a teoria social de Marx, as bases de constituição de um novo projeto de formação, expresso nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS, que trata a dimensão investigativa como princípio formativo e componente transversal entre os núcleos de fundamentação e o trabalho profissional Nesse sentido, analisamos a dimensão investigativa a partir da apreensão que os docentes apresentam a respeito da lógica curricular e das condições objetivas de trabalho nas particularidades que caracterizam a constituição dos cursos de Serviço Social O percurso metodológico traçado nesse estudo compreendeu a realização de uma pesquisa bibliográfica, a partir da análise de artigos publicados na área sobre o tema em questão; pesquisa documental, por meio do estudo dos projetos políticos pedagógicos dos cursos, e pesquisa de campo tendo como sujeitos participantes os docentes assistentes sociais e de áreas afins dos oitos cursos de Serviço Social das universidades estaduais do Paraná A pesquisa de campo foi desenvolvida em duas etapas: a primeira com o envio de questionário no qual tivemos a participação de 75 docentes, e a segunda com entrevista grupal realizada de forma remota com a participação de 27 docentes Por meio da abordagem qualitativa e da técnica de triangulação, foram possíveis a construção de um banco de dados e o cruzamento das informações, permitindo melhor aproximação ao objeto de estudo Esse percurso da pesquisa permitiu constatar o esforço por parte dos docentes na materialização da dimensão investigativa; a maioria reconhece que a matriz curricular contempla componentes curriculares que favorecem essa dimensão, entretanto há tensionamentos que influem nesse processo e que estão relacionados tanto às dificuldades de apreensão da lógica curricular que reforçam a investigação como elemento isolado no processo de desvelamento da realidade quanto às condições objetivas de trabalho relacionadas à precarização do trabalho docente e da formação profissional, as condições objetivas do corpo discente e à dificuldade de se fazer transitar os conteúdos, sendo esses os aspectos mais recorrentes identificados como tensionamentos que interferem no ensino da dimensão investigativa na formação profissional
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pesquisa documental, por meio do estudo dos projetos políticos pedagógicos dos cursos, e pesquisa de campo tendo como sujeitos participantes os docentes assistentes sociais e de áreas afins dos oitos cursos de Serviço Social das universidades estaduais do Paraná A pesquisa de campo foi desenvolvida em duas etapas: a primeira com o envio de questionário no qual tivemos a participação de 75 docentes, e a segunda com entrevista grupal realizada de forma remota com a participação de 27 docentes Por meio da abordagem qualitativa e da técnica de triangulação, foram possíveis a construção de um banco de dados e o cruzamento das informações, permitindo melhor aproximação ao objeto de estudo Esse percurso da pesquisa permitiu constatar o esforço por parte dos docentes na materialização da dimensão investigativa; a maioria reconhece que a matriz curricular contempla componentes curriculares que favorecem essa dimensão, entretanto há tensionamentos que influem nesse processo e que estão relacionados tanto às dificuldades de apreensão da lógica curricular que reforçam a investigação como elemento isolado no processo de desvelamento da realidade quanto às condições objetivas de trabalho relacionadas à precarização do trabalho docente e da formação profissional, as condições objetivas do corpo discente e à dificuldade de se fazer transitar os conteúdos, sendo esses os aspectos mais recorrentes identificados como tensionamentos que interferem no ensino da dimensão investigativa na formação profissionalTese (Doutorado em Serviço Social e Política Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialAbstract: This thesis starts from the socio-historical elements of the Reconceptualization Movement that allow us to understand, in the dialogues with Marx's social theory, the bases for the constitution of a new formative project, expressed in the ABEPSS Curriculum Guidelines, placing the investigative dimension as the main training and transversal component between the bases and professional work In this sense, we analyze the investigative dimension from the understanding that teachers have of the curricular logic and the objective conditions of work in the particularities that characterize the constitution of the different courses The methodological path outlined in this study included a bibliographical research, based on the analysis of articles published in the area on the subject in question; documentary research, through the study of political pedagogical projects of the courses, and field research having as subjects the social workers and professors of related areas of the eight Social Work courses of the state universities of Paraná The field research was developed in two stages: the first with the sending of a questionnaire in which we had the participation of 75 professors, and the second with a group interview conducted remotely with the participation of 27 professors Through the qualitative approach and the triangulation technique, it was possible to build a database and cross-reference the information, allowing a better approach to the object of study We noticed that there has been an effort on the part of the teachers in the materialization of the investigative dimension; most recognize that the curricular matrix includes curricular components that favor this dimension, however there are tensions that influence this process and that are related both to the difficulties of apprehending the curricular logic that reinforce the investigation as an isolated element in the process of unveiling the reality as to the conditions work objectives related to the precariousness of teaching work and professional training, the profile of the student body and the difficulty of making the contents transit, these being the most recurrent aspects identified as tensions that interfere with the of the teaching of the investigative dimension in professional trainingFortuna, Sandra Lourenço de Andrade [Orientador]Guedes, Olegna de SouzaSantos, Cláudia Mônica dosGuerra, YolandaAravena, Javier LeonMaroneze, Luciane Francielli Zorzetti2024-05-01T14:19:14Z2024-05-01T14:19:14Z2022.0024.03.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13817porDoutoradoServiço Social e Política SocialCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:36:36Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:36:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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