Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27352 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar as emoções mobilizadas a partir da narrativa Chapeuzinho Amarelo, de autoria de Chico Buarque de Holanda, adaptada do conto de fadas Chapeuzinho Vermelho. Foi realizada com duas crianças do sexo masculino, com nove anos de idade, que se apresentaram nos diagnósticos e intervenções psicopedagógicas, realizadas no contexto escolar. Uma delas frequenta o colégio público (Escola Estadual) e a outra é aluna do colégio particular religioso. Ambos colégios situados na zona oeste da cidade de São Paulo. As intervenções psicopedagógicas procederam-se individualmente com os sujeitos. A psicopedagoga contou a narrativa e pediu às crianças que falassem o que mais lhes tocou na história e o que queriam falar sobre ela. Manteve-se postura fenomenológica de investigação e intervenção psicopedagógica, com conversações interativas entre psicopedagoga e aprendiz. Utilizou-se os recursos sobre análise de conteúdo e as buscas dos sentidos das produções de conhecimentos dos sujeitos, do ponto de vista subjetivo (afetos, emoções, valores, estilos) e cognitivo (elaboração mental e da linguagem). Percebeu-se que situações de aprendizagem, mobilizadas pelos contos, facilitam a construção do conhecimento e desenvolvimento da linguagem, contribuindo significativamente para autoconhecimento do aprendiz, possibilitando o diálogo com suas emoções. A mediação adequada, respeitando as singularidades e estilos de cada criança, potencializaram o desenvolvimento cognitivo, integrado ao emocional, em direção à constituição do sujeito e ao desenvolvimento da linguagem. Foram observados e analisados os fatores afetivos que interagem com os cognitivos, ressignificando as emoções e o desenvolvimento da noção de conservação, aprimorando-as também |
id |
PUC_SP-1_8143c7f948f9e9af4dc992325083c915 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/27352 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Fagali, Eloisa QuadrosRodrigues, Marina Lara2022-08-24T21:29:48Z2022-08-24T21:29:48Z2017-06-22Rodrigues, Marina Lara. Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27352O objetivo deste estudo foi analisar as emoções mobilizadas a partir da narrativa Chapeuzinho Amarelo, de autoria de Chico Buarque de Holanda, adaptada do conto de fadas Chapeuzinho Vermelho. Foi realizada com duas crianças do sexo masculino, com nove anos de idade, que se apresentaram nos diagnósticos e intervenções psicopedagógicas, realizadas no contexto escolar. Uma delas frequenta o colégio público (Escola Estadual) e a outra é aluna do colégio particular religioso. Ambos colégios situados na zona oeste da cidade de São Paulo. As intervenções psicopedagógicas procederam-se individualmente com os sujeitos. A psicopedagoga contou a narrativa e pediu às crianças que falassem o que mais lhes tocou na história e o que queriam falar sobre ela. Manteve-se postura fenomenológica de investigação e intervenção psicopedagógica, com conversações interativas entre psicopedagoga e aprendiz. Utilizou-se os recursos sobre análise de conteúdo e as buscas dos sentidos das produções de conhecimentos dos sujeitos, do ponto de vista subjetivo (afetos, emoções, valores, estilos) e cognitivo (elaboração mental e da linguagem). Percebeu-se que situações de aprendizagem, mobilizadas pelos contos, facilitam a construção do conhecimento e desenvolvimento da linguagem, contribuindo significativamente para autoconhecimento do aprendiz, possibilitando o diálogo com suas emoções. A mediação adequada, respeitando as singularidades e estilos de cada criança, potencializaram o desenvolvimento cognitivo, integrado ao emocional, em direção à constituição do sujeito e ao desenvolvimento da linguagem. Foram observados e analisados os fatores afetivos que interagem com os cognitivos, ressignificando as emoções e o desenvolvimento da noção de conservação, aprimorando-as tambémporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em PsicopedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALContos de fadasAprendizagemDiálogos com os medosAnálise de conteúdoEra uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARINA LARA RODRIGUES.pdfapplication/pdf943751https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27352/1/MARINA%20LARA%20RODRIGUES.pdf79ef92f2402e3f63f16ea7a3020099dfMD51TEXTMARINA LARA RODRIGUES.pdf.txtMARINA LARA RODRIGUES.pdf.txtExtracted texttext/plain251134https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27352/2/MARINA%20LARA%20RODRIGUES.pdf.txt59b3556dadb59c928847e4f45832a171MD52THUMBNAILMARINA LARA RODRIGUES.pdf.jpgMARINA LARA RODRIGUES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1387https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27352/3/MARINA%20LARA%20RODRIGUES.pdf.jpg8598823af222f938a5ac0bb9561e5dd8MD53handle/273522023-10-25 11:30:10.105oai:repositorio.pucsp.br:handle/27352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-10-25T14:30:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica |
title |
Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica |
spellingShingle |
Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica Rodrigues, Marina Lara CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL Contos de fadas Aprendizagem Diálogos com os medos Análise de conteúdo |
title_short |
Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica |
title_full |
Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica |
title_fullStr |
Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica |
title_full_unstemmed |
Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica |
title_sort |
Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica |
author |
Rodrigues, Marina Lara |
author_facet |
Rodrigues, Marina Lara |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fagali, Eloisa Quadros |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Marina Lara |
contributor_str_mv |
Fagali, Eloisa Quadros |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL Contos de fadas Aprendizagem Diálogos com os medos Análise de conteúdo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contos de fadas Aprendizagem Diálogos com os medos Análise de conteúdo |
description |
O objetivo deste estudo foi analisar as emoções mobilizadas a partir da narrativa Chapeuzinho Amarelo, de autoria de Chico Buarque de Holanda, adaptada do conto de fadas Chapeuzinho Vermelho. Foi realizada com duas crianças do sexo masculino, com nove anos de idade, que se apresentaram nos diagnósticos e intervenções psicopedagógicas, realizadas no contexto escolar. Uma delas frequenta o colégio público (Escola Estadual) e a outra é aluna do colégio particular religioso. Ambos colégios situados na zona oeste da cidade de São Paulo. As intervenções psicopedagógicas procederam-se individualmente com os sujeitos. A psicopedagoga contou a narrativa e pediu às crianças que falassem o que mais lhes tocou na história e o que queriam falar sobre ela. Manteve-se postura fenomenológica de investigação e intervenção psicopedagógica, com conversações interativas entre psicopedagoga e aprendiz. Utilizou-se os recursos sobre análise de conteúdo e as buscas dos sentidos das produções de conhecimentos dos sujeitos, do ponto de vista subjetivo (afetos, emoções, valores, estilos) e cognitivo (elaboração mental e da linguagem). Percebeu-se que situações de aprendizagem, mobilizadas pelos contos, facilitam a construção do conhecimento e desenvolvimento da linguagem, contribuindo significativamente para autoconhecimento do aprendiz, possibilitando o diálogo com suas emoções. A mediação adequada, respeitando as singularidades e estilos de cada criança, potencializaram o desenvolvimento cognitivo, integrado ao emocional, em direção à constituição do sujeito e ao desenvolvimento da linguagem. Foram observados e analisados os fatores afetivos que interagem com os cognitivos, ressignificando as emoções e o desenvolvimento da noção de conservação, aprimorando-as também |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-06-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-24T21:29:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-24T21:29:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Rodrigues, Marina Lara. Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27352 |
identifier_str_mv |
Rodrigues, Marina Lara. Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Psicopedagogia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27352/1/MARINA%20LARA%20RODRIGUES.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27352/2/MARINA%20LARA%20RODRIGUES.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27352/3/MARINA%20LARA%20RODRIGUES.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
79ef92f2402e3f63f16ea7a3020099df 59b3556dadb59c928847e4f45832a171 8598823af222f938a5ac0bb9561e5dd8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1821691323451703296 |