Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marina Lara
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27352
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as emoções mobilizadas a partir da narrativa Chapeuzinho Amarelo, de autoria de Chico Buarque de Holanda, adaptada do conto de fadas Chapeuzinho Vermelho. Foi realizada com duas crianças do sexo masculino, com nove anos de idade, que se apresentaram nos diagnósticos e intervenções psicopedagógicas, realizadas no contexto escolar. Uma delas frequenta o colégio público (Escola Estadual) e a outra é aluna do colégio particular religioso. Ambos colégios situados na zona oeste da cidade de São Paulo. As intervenções psicopedagógicas procederam-se individualmente com os sujeitos. A psicopedagoga contou a narrativa e pediu às crianças que falassem o que mais lhes tocou na história e o que queriam falar sobre ela. Manteve-se postura fenomenológica de investigação e intervenção psicopedagógica, com conversações interativas entre psicopedagoga e aprendiz. Utilizou-se os recursos sobre análise de conteúdo e as buscas dos sentidos das produções de conhecimentos dos sujeitos, do ponto de vista subjetivo (afetos, emoções, valores, estilos) e cognitivo (elaboração mental e da linguagem). Percebeu-se que situações de aprendizagem, mobilizadas pelos contos, facilitam a construção do conhecimento e desenvolvimento da linguagem, contribuindo significativamente para autoconhecimento do aprendiz, possibilitando o diálogo com suas emoções. A mediação adequada, respeitando as singularidades e estilos de cada criança, potencializaram o desenvolvimento cognitivo, integrado ao emocional, em direção à constituição do sujeito e ao desenvolvimento da linguagem. Foram observados e analisados os fatores afetivos que interagem com os cognitivos, ressignificando as emoções e o desenvolvimento da noção de conservação, aprimorando-as também
id PUC_SP-1_8143c7f948f9e9af4dc992325083c915
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/27352
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Fagali, Eloisa QuadrosRodrigues, Marina Lara2022-08-24T21:29:48Z2022-08-24T21:29:48Z2017-06-22Rodrigues, Marina Lara. Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27352O objetivo deste estudo foi analisar as emoções mobilizadas a partir da narrativa Chapeuzinho Amarelo, de autoria de Chico Buarque de Holanda, adaptada do conto de fadas Chapeuzinho Vermelho. Foi realizada com duas crianças do sexo masculino, com nove anos de idade, que se apresentaram nos diagnósticos e intervenções psicopedagógicas, realizadas no contexto escolar. Uma delas frequenta o colégio público (Escola Estadual) e a outra é aluna do colégio particular religioso. Ambos colégios situados na zona oeste da cidade de São Paulo. As intervenções psicopedagógicas procederam-se individualmente com os sujeitos. A psicopedagoga contou a narrativa e pediu às crianças que falassem o que mais lhes tocou na história e o que queriam falar sobre ela. Manteve-se postura fenomenológica de investigação e intervenção psicopedagógica, com conversações interativas entre psicopedagoga e aprendiz. Utilizou-se os recursos sobre análise de conteúdo e as buscas dos sentidos das produções de conhecimentos dos sujeitos, do ponto de vista subjetivo (afetos, emoções, valores, estilos) e cognitivo (elaboração mental e da linguagem). Percebeu-se que situações de aprendizagem, mobilizadas pelos contos, facilitam a construção do conhecimento e desenvolvimento da linguagem, contribuindo significativamente para autoconhecimento do aprendiz, possibilitando o diálogo com suas emoções. A mediação adequada, respeitando as singularidades e estilos de cada criança, potencializaram o desenvolvimento cognitivo, integrado ao emocional, em direção à constituição do sujeito e ao desenvolvimento da linguagem. Foram observados e analisados os fatores afetivos que interagem com os cognitivos, ressignificando as emoções e o desenvolvimento da noção de conservação, aprimorando-as tambémporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em PsicopedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALContos de fadasAprendizagemDiálogos com os medosAnálise de conteúdoEra uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALMARINA LARA RODRIGUES.pdfapplication/pdf943751https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27352/1/MARINA%20LARA%20RODRIGUES.pdf79ef92f2402e3f63f16ea7a3020099dfMD51TEXTMARINA LARA RODRIGUES.pdf.txtMARINA LARA RODRIGUES.pdf.txtExtracted texttext/plain251134https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27352/2/MARINA%20LARA%20RODRIGUES.pdf.txt59b3556dadb59c928847e4f45832a171MD52THUMBNAILMARINA LARA RODRIGUES.pdf.jpgMARINA LARA RODRIGUES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1387https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27352/3/MARINA%20LARA%20RODRIGUES.pdf.jpg8598823af222f938a5ac0bb9561e5dd8MD53handle/273522023-10-25 11:30:10.105oai:repositorio.pucsp.br:handle/27352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-10-25T14:30:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica
title Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica
spellingShingle Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica
Rodrigues, Marina Lara
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Contos de fadas
Aprendizagem
Diálogos com os medos
Análise de conteúdo
title_short Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica
title_full Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica
title_fullStr Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica
title_full_unstemmed Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica
title_sort Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica
author Rodrigues, Marina Lara
author_facet Rodrigues, Marina Lara
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fagali, Eloisa Quadros
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Marina Lara
contributor_str_mv Fagali, Eloisa Quadros
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Contos de fadas
Aprendizagem
Diálogos com os medos
Análise de conteúdo
dc.subject.por.fl_str_mv Contos de fadas
Aprendizagem
Diálogos com os medos
Análise de conteúdo
description O objetivo deste estudo foi analisar as emoções mobilizadas a partir da narrativa Chapeuzinho Amarelo, de autoria de Chico Buarque de Holanda, adaptada do conto de fadas Chapeuzinho Vermelho. Foi realizada com duas crianças do sexo masculino, com nove anos de idade, que se apresentaram nos diagnósticos e intervenções psicopedagógicas, realizadas no contexto escolar. Uma delas frequenta o colégio público (Escola Estadual) e a outra é aluna do colégio particular religioso. Ambos colégios situados na zona oeste da cidade de São Paulo. As intervenções psicopedagógicas procederam-se individualmente com os sujeitos. A psicopedagoga contou a narrativa e pediu às crianças que falassem o que mais lhes tocou na história e o que queriam falar sobre ela. Manteve-se postura fenomenológica de investigação e intervenção psicopedagógica, com conversações interativas entre psicopedagoga e aprendiz. Utilizou-se os recursos sobre análise de conteúdo e as buscas dos sentidos das produções de conhecimentos dos sujeitos, do ponto de vista subjetivo (afetos, emoções, valores, estilos) e cognitivo (elaboração mental e da linguagem). Percebeu-se que situações de aprendizagem, mobilizadas pelos contos, facilitam a construção do conhecimento e desenvolvimento da linguagem, contribuindo significativamente para autoconhecimento do aprendiz, possibilitando o diálogo com suas emoções. A mediação adequada, respeitando as singularidades e estilos de cada criança, potencializaram o desenvolvimento cognitivo, integrado ao emocional, em direção à constituição do sujeito e ao desenvolvimento da linguagem. Foram observados e analisados os fatores afetivos que interagem com os cognitivos, ressignificando as emoções e o desenvolvimento da noção de conservação, aprimorando-as também
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-24T21:29:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-24T21:29:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Rodrigues, Marina Lara. Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27352
identifier_str_mv Rodrigues, Marina Lara. Era uma vez... um medo que não queria ir embora: o valor do conto e das elaborações da criança na intervenção psicopedagógica. 2017. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/27352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Psicopedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27352/1/MARINA%20LARA%20RODRIGUES.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27352/2/MARINA%20LARA%20RODRIGUES.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/27352/3/MARINA%20LARA%20RODRIGUES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 79ef92f2402e3f63f16ea7a3020099df
59b3556dadb59c928847e4f45832a171
8598823af222f938a5ac0bb9561e5dd8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1821691323451703296