A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18569 |
Resumo: | O papel do gestor em relação à formação da consciência ambiental na escola foi objeto de estudo desta pesquisa. Procuramos diagnosticar em que medida o gestor atua junto às comunidades trabalhando questões sobre a preservação dos ecossistemas e a redução dos danos causados ao meio ambiente por ações antrópicas. Nessa perspectiva, delimitamos como público alvo de nossa pesquisa gestores que atuam em quatro escolas: escola pública municipal, escola pública estadual, escola particular religiosa e escola particular laica. Para realizarmos a coleta de dados utilizamos como instrumento um questionário composto por questões fechadas com várias alternativas e questões abertas. Entendemos que por meio da Educação Ambiental pode-se preparar os educandos para o exercício da cidadania pela participação individual e coletiva. Assim, educar no caminho da cidadania exige novas estratégias de fortalecimento da consciência crítica, a fim de preparar homens e mulheres para que possam exigir seus direitos e cumprir seus deveres; obter uma participação social e uma representatividade expressiva, de modo que contribuam na formulação de políticas públicas e na construção de uma cultura democrática participativa. Acreditamos que, por meio da Educação Ambiental estruturada a partir de bases políticas, conceituais, filosóficas e ideológicas poderemos propor novas e positivas formas de abordagem e de planejamento para o processo de desenvolvimento local, nacional e mundial com sustentabilidade |
id |
PUC_SP-1_8157bb711c6b7278a249027340250d91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/18569 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Mathias, Maria Otilia J. Mhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130118D9Carvalho, Isabel Maria de OliveiraChu, Liane Cristina Bloch2016-07-28T20:38:55Z2016-04-29T14:50:04Z2007-11-28Carvalho, Isabel Maria de Oliveira; Chu, Liane Cristina Bloch. A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola. 2007. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18569O papel do gestor em relação à formação da consciência ambiental na escola foi objeto de estudo desta pesquisa. Procuramos diagnosticar em que medida o gestor atua junto às comunidades trabalhando questões sobre a preservação dos ecossistemas e a redução dos danos causados ao meio ambiente por ações antrópicas. Nessa perspectiva, delimitamos como público alvo de nossa pesquisa gestores que atuam em quatro escolas: escola pública municipal, escola pública estadual, escola particular religiosa e escola particular laica. Para realizarmos a coleta de dados utilizamos como instrumento um questionário composto por questões fechadas com várias alternativas e questões abertas. Entendemos que por meio da Educação Ambiental pode-se preparar os educandos para o exercício da cidadania pela participação individual e coletiva. Assim, educar no caminho da cidadania exige novas estratégias de fortalecimento da consciência crítica, a fim de preparar homens e mulheres para que possam exigir seus direitos e cumprir seus deveres; obter uma participação social e uma representatividade expressiva, de modo que contribuam na formulação de políticas públicas e na construção de uma cultura democrática participativa. Acreditamos que, por meio da Educação Ambiental estruturada a partir de bases políticas, conceituais, filosóficas e ideológicas poderemos propor novas e positivas formas de abordagem e de planejamento para o processo de desenvolvimento local, nacional e mundial com sustentabilidadeapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35627/Isabel%20Maria%20de%20Oliveira%20Carvalho.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOSustentabilidadePreservaçãoEducação ambientalGestão democrática e participativaCidadão críticoA visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTIsabel Maria de Oliveira Carvalho.pdf.txtIsabel Maria de Oliveira Carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain118856https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18569/3/Isabel%20Maria%20de%20Oliveira%20Carvalho.pdf.txt45b6b16269a6e5104bcb711dc4fe6363MD53THUMBNAILIsabel Maria de Oliveira Carvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18569/1/Isabel%20Maria%20de%20Oliveira%20Carvalho.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51ORIGINALIsabel Maria de Oliveira Carvalho.pdfapplication/pdf287497https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18569/2/Isabel%20Maria%20de%20Oliveira%20Carvalho.pdf2be0f66ae0bac0b36884684ddf741043MD52handle/185692022-12-21 17:01:24.886oai:repositorio.pucsp.br:handle/18569Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-21T20:01:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola |
title |
A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola |
spellingShingle |
A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola Carvalho, Isabel Maria de Oliveira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Sustentabilidade Preservação Educação ambiental Gestão democrática e participativa Cidadão crítico |
title_short |
A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola |
title_full |
A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola |
title_fullStr |
A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola |
title_full_unstemmed |
A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola |
title_sort |
A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola |
author |
Carvalho, Isabel Maria de Oliveira |
author_facet |
Carvalho, Isabel Maria de Oliveira Chu, Liane Cristina Bloch |
author_role |
author |
author2 |
Chu, Liane Cristina Bloch |
author2_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mathias, Maria Otilia J. M |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130118D9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Isabel Maria de Oliveira Chu, Liane Cristina Bloch |
contributor_str_mv |
Mathias, Maria Otilia J. M |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Sustentabilidade Preservação Educação ambiental Gestão democrática e participativa Cidadão crítico |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade Preservação Educação ambiental Gestão democrática e participativa Cidadão crítico |
description |
O papel do gestor em relação à formação da consciência ambiental na escola foi objeto de estudo desta pesquisa. Procuramos diagnosticar em que medida o gestor atua junto às comunidades trabalhando questões sobre a preservação dos ecossistemas e a redução dos danos causados ao meio ambiente por ações antrópicas. Nessa perspectiva, delimitamos como público alvo de nossa pesquisa gestores que atuam em quatro escolas: escola pública municipal, escola pública estadual, escola particular religiosa e escola particular laica. Para realizarmos a coleta de dados utilizamos como instrumento um questionário composto por questões fechadas com várias alternativas e questões abertas. Entendemos que por meio da Educação Ambiental pode-se preparar os educandos para o exercício da cidadania pela participação individual e coletiva. Assim, educar no caminho da cidadania exige novas estratégias de fortalecimento da consciência crítica, a fim de preparar homens e mulheres para que possam exigir seus direitos e cumprir seus deveres; obter uma participação social e uma representatividade expressiva, de modo que contribuam na formulação de políticas públicas e na construção de uma cultura democrática participativa. Acreditamos que, por meio da Educação Ambiental estruturada a partir de bases políticas, conceituais, filosóficas e ideológicas poderemos propor novas e positivas formas de abordagem e de planejamento para o processo de desenvolvimento local, nacional e mundial com sustentabilidade |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-11-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-28T20:38:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-29T14:50:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Carvalho, Isabel Maria de Oliveira; Chu, Liane Cristina Bloch. A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola. 2007. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18569 |
identifier_str_mv |
Carvalho, Isabel Maria de Oliveira; Chu, Liane Cristina Bloch. A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola. 2007. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18569 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Pedagogia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18569/3/Isabel%20Maria%20de%20Oliveira%20Carvalho.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18569/1/Isabel%20Maria%20de%20Oliveira%20Carvalho.pdf.jpg https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18569/2/Isabel%20Maria%20de%20Oliveira%20Carvalho.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
45b6b16269a6e5104bcb711dc4fe6363 cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 2be0f66ae0bac0b36884684ddf741043 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277857853079552 |