A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Isabel Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Chu, Liane Cristina Bloch
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18569
Resumo: O papel do gestor em relação à formação da consciência ambiental na escola foi objeto de estudo desta pesquisa. Procuramos diagnosticar em que medida o gestor atua junto às comunidades trabalhando questões sobre a preservação dos ecossistemas e a redução dos danos causados ao meio ambiente por ações antrópicas. Nessa perspectiva, delimitamos como público alvo de nossa pesquisa gestores que atuam em quatro escolas: escola pública municipal, escola pública estadual, escola particular religiosa e escola particular laica. Para realizarmos a coleta de dados utilizamos como instrumento um questionário composto por questões fechadas com várias alternativas e questões abertas. Entendemos que por meio da Educação Ambiental pode-se preparar os educandos para o exercício da cidadania pela participação individual e coletiva. Assim, educar no caminho da cidadania exige novas estratégias de fortalecimento da consciência crítica, a fim de preparar homens e mulheres para que possam exigir seus direitos e cumprir seus deveres; obter uma participação social e uma representatividade expressiva, de modo que contribuam na formulação de políticas públicas e na construção de uma cultura democrática participativa. Acreditamos que, por meio da Educação Ambiental estruturada a partir de bases políticas, conceituais, filosóficas e ideológicas poderemos propor novas e positivas formas de abordagem e de planejamento para o processo de desenvolvimento local, nacional e mundial com sustentabilidade
id PUC_SP-1_8157bb711c6b7278a249027340250d91
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/18569
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Mathias, Maria Otilia J. Mhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130118D9Carvalho, Isabel Maria de OliveiraChu, Liane Cristina Bloch2016-07-28T20:38:55Z2016-04-29T14:50:04Z2007-11-28Carvalho, Isabel Maria de Oliveira; Chu, Liane Cristina Bloch. A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola. 2007. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18569O papel do gestor em relação à formação da consciência ambiental na escola foi objeto de estudo desta pesquisa. Procuramos diagnosticar em que medida o gestor atua junto às comunidades trabalhando questões sobre a preservação dos ecossistemas e a redução dos danos causados ao meio ambiente por ações antrópicas. Nessa perspectiva, delimitamos como público alvo de nossa pesquisa gestores que atuam em quatro escolas: escola pública municipal, escola pública estadual, escola particular religiosa e escola particular laica. Para realizarmos a coleta de dados utilizamos como instrumento um questionário composto por questões fechadas com várias alternativas e questões abertas. Entendemos que por meio da Educação Ambiental pode-se preparar os educandos para o exercício da cidadania pela participação individual e coletiva. Assim, educar no caminho da cidadania exige novas estratégias de fortalecimento da consciência crítica, a fim de preparar homens e mulheres para que possam exigir seus direitos e cumprir seus deveres; obter uma participação social e uma representatividade expressiva, de modo que contribuam na formulação de políticas públicas e na construção de uma cultura democrática participativa. Acreditamos que, por meio da Educação Ambiental estruturada a partir de bases políticas, conceituais, filosóficas e ideológicas poderemos propor novas e positivas formas de abordagem e de planejamento para o processo de desenvolvimento local, nacional e mundial com sustentabilidadeapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/35627/Isabel%20Maria%20de%20Oliveira%20Carvalho.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOSustentabilidadePreservaçãoEducação ambientalGestão democrática e participativaCidadão críticoA visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTIsabel Maria de Oliveira Carvalho.pdf.txtIsabel Maria de Oliveira Carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain118856https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18569/3/Isabel%20Maria%20de%20Oliveira%20Carvalho.pdf.txt45b6b16269a6e5104bcb711dc4fe6363MD53THUMBNAILIsabel Maria de Oliveira Carvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18569/1/Isabel%20Maria%20de%20Oliveira%20Carvalho.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51ORIGINALIsabel Maria de Oliveira Carvalho.pdfapplication/pdf287497https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18569/2/Isabel%20Maria%20de%20Oliveira%20Carvalho.pdf2be0f66ae0bac0b36884684ddf741043MD52handle/185692022-12-21 17:01:24.886oai:repositorio.pucsp.br:handle/18569Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-12-21T20:01:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola
title A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola
spellingShingle A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola
Carvalho, Isabel Maria de Oliveira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Sustentabilidade
Preservação
Educação ambiental
Gestão democrática e participativa
Cidadão crítico
title_short A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola
title_full A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola
title_fullStr A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola
title_full_unstemmed A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola
title_sort A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola
author Carvalho, Isabel Maria de Oliveira
author_facet Carvalho, Isabel Maria de Oliveira
Chu, Liane Cristina Bloch
author_role author
author2 Chu, Liane Cristina Bloch
author2_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mathias, Maria Otilia J. M
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130118D9
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Isabel Maria de Oliveira
Chu, Liane Cristina Bloch
contributor_str_mv Mathias, Maria Otilia J. M
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Sustentabilidade
Preservação
Educação ambiental
Gestão democrática e participativa
Cidadão crítico
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Preservação
Educação ambiental
Gestão democrática e participativa
Cidadão crítico
description O papel do gestor em relação à formação da consciência ambiental na escola foi objeto de estudo desta pesquisa. Procuramos diagnosticar em que medida o gestor atua junto às comunidades trabalhando questões sobre a preservação dos ecossistemas e a redução dos danos causados ao meio ambiente por ações antrópicas. Nessa perspectiva, delimitamos como público alvo de nossa pesquisa gestores que atuam em quatro escolas: escola pública municipal, escola pública estadual, escola particular religiosa e escola particular laica. Para realizarmos a coleta de dados utilizamos como instrumento um questionário composto por questões fechadas com várias alternativas e questões abertas. Entendemos que por meio da Educação Ambiental pode-se preparar os educandos para o exercício da cidadania pela participação individual e coletiva. Assim, educar no caminho da cidadania exige novas estratégias de fortalecimento da consciência crítica, a fim de preparar homens e mulheres para que possam exigir seus direitos e cumprir seus deveres; obter uma participação social e uma representatividade expressiva, de modo que contribuam na formulação de políticas públicas e na construção de uma cultura democrática participativa. Acreditamos que, por meio da Educação Ambiental estruturada a partir de bases políticas, conceituais, filosóficas e ideológicas poderemos propor novas e positivas formas de abordagem e de planejamento para o processo de desenvolvimento local, nacional e mundial com sustentabilidade
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-11-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-28T20:38:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-29T14:50:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Carvalho, Isabel Maria de Oliveira; Chu, Liane Cristina Bloch. A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola. 2007. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18569
identifier_str_mv Carvalho, Isabel Maria de Oliveira; Chu, Liane Cristina Bloch. A visão do gestor sobre o seu papel frente à formação da consciência ambiental na escola. 2007. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
url https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18569/3/Isabel%20Maria%20de%20Oliveira%20Carvalho.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18569/1/Isabel%20Maria%20de%20Oliveira%20Carvalho.pdf.jpg
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/18569/2/Isabel%20Maria%20de%20Oliveira%20Carvalho.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 45b6b16269a6e5104bcb711dc4fe6363
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
2be0f66ae0bac0b36884684ddf741043
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809277857853079552