Uma reflexão sobre os benefícios terapêuticos do ensino de língua e cultura estrangeira para pacientes esquizofrênicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Aline Silva da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30195
Resumo: Essa pesquisa sobre esquizofrenia e linguagem consiste em uma reflexão sobre os benefícios terapêuticos proporcionados pelo ensino de língua e cultura estrangeira para pacientes esquizofrênicos. Após uma breve passagem pelo histórico do conceito de esquizofrenia, e da esquizofrenia em Freud e esquizofrenia e linguagem em Freud, é realizado um percurso teórico em que se discutem as relações entre esquizofrenia e língua materna, esquizofrenia e língua estrangeira, uma abordagem sobre a linguagem esquizofrênica ou língua do pathos, depois esquizofrenia e cultura materna, esquizofrenia e cultura estrangeira, e por fim algumas experiências práticas de Maud Mannoni. O método utilizado é o de levantamento bibliográfico e discussão de fragmentos de casos de quatro sujeitos que tiveram experiências com língua e cultura estrangeira, dois adultos diagnosticados como esquizofrênicos e duas crianças com o que chamamos hoje de Transtorno Global do Desenvolvimento. É analisada a possibilidade de estabelecimento de vínculo, laço social com o esquizofrênico, segundo uma perspectiva freudiana. Como conclusão o trabalho permitiu a apresentação da proposta de uma Oficina de Língua estrangeira para pacientes esquizofrênicos e a elaboração de outro projeto de investigação. As principais contribuições que serviram de base para essa pesquisa foram as de alguns autores da psicanálise, de Freud e de Maud Mannoni.
id PUC_SP-1_81e80b879a88a55eed2049c708ba4698
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/30195
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Terra, Celia Maria de SouzaCosta, Aline Silva da2022-11-29T12:01:33Z2022-11-29T12:01:33Z2015-12-01Costa, Aline Silva da. Uma reflexão sobre os benefícios terapêuticos do ensino de língua e cultura estrangeira para pacientes esquizofrênicos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30195Essa pesquisa sobre esquizofrenia e linguagem consiste em uma reflexão sobre os benefícios terapêuticos proporcionados pelo ensino de língua e cultura estrangeira para pacientes esquizofrênicos. Após uma breve passagem pelo histórico do conceito de esquizofrenia, e da esquizofrenia em Freud e esquizofrenia e linguagem em Freud, é realizado um percurso teórico em que se discutem as relações entre esquizofrenia e língua materna, esquizofrenia e língua estrangeira, uma abordagem sobre a linguagem esquizofrênica ou língua do pathos, depois esquizofrenia e cultura materna, esquizofrenia e cultura estrangeira, e por fim algumas experiências práticas de Maud Mannoni. O método utilizado é o de levantamento bibliográfico e discussão de fragmentos de casos de quatro sujeitos que tiveram experiências com língua e cultura estrangeira, dois adultos diagnosticados como esquizofrênicos e duas crianças com o que chamamos hoje de Transtorno Global do Desenvolvimento. É analisada a possibilidade de estabelecimento de vínculo, laço social com o esquizofrênico, segundo uma perspectiva freudiana. Como conclusão o trabalho permitiu a apresentação da proposta de uma Oficina de Língua estrangeira para pacientes esquizofrênicos e a elaboração de outro projeto de investigação. As principais contribuições que serviram de base para essa pesquisa foram as de alguns autores da psicanálise, de Freud e de Maud Mannoni.porPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PsicologiaPUC-SPBrasilFaculdade de Ciências Humanas e da SaúdeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEsquizofreniaLinguagemLíngua maternaLíngua estrangeiraLaço socialUma reflexão sobre os benefícios terapêuticos do ensino de língua e cultura estrangeira para pacientes esquizofrênicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALAline Silva da Costa - TCC.pdfapplication/pdf635945https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30195/1/Aline%20Silva%20da%20Costa%20-%20TCC.pdf87d7f2ea06ca3d5268d509e05100f33cMD51TEXTAline Silva da Costa - TCC.pdf.txtAline Silva da Costa - TCC.pdf.txtExtracted texttext/plain175249https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30195/2/Aline%20Silva%20da%20Costa%20-%20TCC.pdf.txt51736213c43afca0ef864e87db83ee10MD52THUMBNAILAline Silva da Costa - TCC.pdf.jpgAline Silva da Costa - TCC.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1157https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30195/3/Aline%20Silva%20da%20Costa%20-%20TCC.pdf.jpga4742aa2db117840578a59beece157d6MD53handle/301952022-11-30 01:02:48.973oai:repositorio.pucsp.br:handle/30195Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2022-11-30T04:02:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma reflexão sobre os benefícios terapêuticos do ensino de língua e cultura estrangeira para pacientes esquizofrênicos
title Uma reflexão sobre os benefícios terapêuticos do ensino de língua e cultura estrangeira para pacientes esquizofrênicos
spellingShingle Uma reflexão sobre os benefícios terapêuticos do ensino de língua e cultura estrangeira para pacientes esquizofrênicos
Costa, Aline Silva da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Esquizofrenia
Linguagem
Língua materna
Língua estrangeira
Laço social
title_short Uma reflexão sobre os benefícios terapêuticos do ensino de língua e cultura estrangeira para pacientes esquizofrênicos
title_full Uma reflexão sobre os benefícios terapêuticos do ensino de língua e cultura estrangeira para pacientes esquizofrênicos
title_fullStr Uma reflexão sobre os benefícios terapêuticos do ensino de língua e cultura estrangeira para pacientes esquizofrênicos
title_full_unstemmed Uma reflexão sobre os benefícios terapêuticos do ensino de língua e cultura estrangeira para pacientes esquizofrênicos
title_sort Uma reflexão sobre os benefícios terapêuticos do ensino de língua e cultura estrangeira para pacientes esquizofrênicos
author Costa, Aline Silva da
author_facet Costa, Aline Silva da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Terra, Celia Maria de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Aline Silva da
contributor_str_mv Terra, Celia Maria de Souza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Esquizofrenia
Linguagem
Língua materna
Língua estrangeira
Laço social
dc.subject.por.fl_str_mv Esquizofrenia
Linguagem
Língua materna
Língua estrangeira
Laço social
description Essa pesquisa sobre esquizofrenia e linguagem consiste em uma reflexão sobre os benefícios terapêuticos proporcionados pelo ensino de língua e cultura estrangeira para pacientes esquizofrênicos. Após uma breve passagem pelo histórico do conceito de esquizofrenia, e da esquizofrenia em Freud e esquizofrenia e linguagem em Freud, é realizado um percurso teórico em que se discutem as relações entre esquizofrenia e língua materna, esquizofrenia e língua estrangeira, uma abordagem sobre a linguagem esquizofrênica ou língua do pathos, depois esquizofrenia e cultura materna, esquizofrenia e cultura estrangeira, e por fim algumas experiências práticas de Maud Mannoni. O método utilizado é o de levantamento bibliográfico e discussão de fragmentos de casos de quatro sujeitos que tiveram experiências com língua e cultura estrangeira, dois adultos diagnosticados como esquizofrênicos e duas crianças com o que chamamos hoje de Transtorno Global do Desenvolvimento. É analisada a possibilidade de estabelecimento de vínculo, laço social com o esquizofrênico, segundo uma perspectiva freudiana. Como conclusão o trabalho permitiu a apresentação da proposta de uma Oficina de Língua estrangeira para pacientes esquizofrênicos e a elaboração de outro projeto de investigação. As principais contribuições que serviram de base para essa pesquisa foram as de alguns autores da psicanálise, de Freud e de Maud Mannoni.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-29T12:01:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-29T12:01:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Costa, Aline Silva da. Uma reflexão sobre os benefícios terapêuticos do ensino de língua e cultura estrangeira para pacientes esquizofrênicos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30195
identifier_str_mv Costa, Aline Silva da. Uma reflexão sobre os benefícios terapêuticos do ensino de língua e cultura estrangeira para pacientes esquizofrênicos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/30195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30195/1/Aline%20Silva%20da%20Costa%20-%20TCC.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30195/2/Aline%20Silva%20da%20Costa%20-%20TCC.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/30195/3/Aline%20Silva%20da%20Costa%20-%20TCC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 87d7f2ea06ca3d5268d509e05100f33c
51736213c43afca0ef864e87db83ee10
a4742aa2db117840578a59beece157d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1809278019426058240