DISTANCIAMENTO DA LÍNGUA MATERNA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ABORDAGEM DISCURSIVO-PEDAGÓGICA
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2034 |
Resumo: | Resumo: A Linguística, como ciência, investiga as línguas naturais humanas que são parte de um sistema de signos usados para a comunicação. O ser humano começa a ser inserido ao meio que o receberá através dos indivíduos que preparam o espaço-discurso onde o bebe terá contato com a aquisição da Língua Materna (LM). A influência dessa língua naturalmente adquirida no desejo ou na necessidade, na facilidade ou dificuldade de aquisição de uma Língua Estrangeira (LE) é questionada nesse artigo. A direção a esta reflexão é pautada pela dialogicidade de duas autoras, Revuz (1998) e Ghiraldelo (2002; 2003), que expõem a questão da aquisição de LM e de que modo ela se relaciona não apenas com o desejo de aquisição, mas com a facilidade ou dificuldade de aprendizado de LE. Usando fundamentações teóricas análogas à exotopia de Bakhtin (2011) o artigo apresenta uma possível ligação entre a dificuldade/facilidade da aquisição da língua estrangeira e o “distanciamento” citado por Revuz, e conclui, sugerindo que o professor se familiarize com tal distanciamento a fim de proporcionar este mesmo entendimento ao aluno, tornando assim o ensino-aprendizado mais eficaz e competente. |
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DISTANCIAMENTO DA LÍNGUA MATERNA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ABORDAGEM DISCURSIVO-PEDAGÓGICALinguisticaPalavras chave: Aquisição de línguas, Ensino/aprendizagem de língua estrangeira, distanciamento da língua materna.Ensino-Aprendizagem de Lingua EstrangeiraResumo: A Linguística, como ciência, investiga as línguas naturais humanas que são parte de um sistema de signos usados para a comunicação. O ser humano começa a ser inserido ao meio que o receberá através dos indivíduos que preparam o espaço-discurso onde o bebe terá contato com a aquisição da Língua Materna (LM). A influência dessa língua naturalmente adquirida no desejo ou na necessidade, na facilidade ou dificuldade de aquisição de uma Língua Estrangeira (LE) é questionada nesse artigo. A direção a esta reflexão é pautada pela dialogicidade de duas autoras, Revuz (1998) e Ghiraldelo (2002; 2003), que expõem a questão da aquisição de LM e de que modo ela se relaciona não apenas com o desejo de aquisição, mas com a facilidade ou dificuldade de aprendizado de LE. Usando fundamentações teóricas análogas à exotopia de Bakhtin (2011) o artigo apresenta uma possível ligação entre a dificuldade/facilidade da aquisição da língua estrangeira e o “distanciamento” citado por Revuz, e conclui, sugerindo que o professor se familiarize com tal distanciamento a fim de proporcionar este mesmo entendimento ao aluno, tornando assim o ensino-aprendizado mais eficaz e competente.UNIABEUOliveira, Walquiria Costa de2015-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSugerir a compreensão do distanciamento da LM para a aquisição da LEapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2034Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 6, n. 3 (2015): Representações literárias de guerras, conflitos e revoluções; 319-3302177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2034/pdf_449info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:18:06Zoai:ojs2.abeu.local:article/2034Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:18:06E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
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