Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1096 |
Resumo: | Deep changes verified in society during the past last decades have impacted the way companies perform their business and work upon their communication. In this context, the main objective of this thesis is to refer to Facebook use as a communication element in companies models in a B2B basis, organization by which their main characteristic is to sell to intermediates or to other companies. Through the application of a study case methodology, it is analyzed two corporate profiles: the Autodesk and Braskem, and both elect Facebook as being one the main platforms on corporate communication in the digital environment. As a complement to the research it is used the content analysis technique aiming in assisting in the investigation about the content and the objective of released messages represented by their posts. The results show to be favorable to the use of Facebook as a communication tool when structured based on objectives and organization strategies. Language in social networks establishes a dialogue providing information sharing among people and corporations |
id |
PUC_SP-1_82eabab0dd87ddfddea63731b135dd05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/1096 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Las Casas, Alexandre Luzzihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4334055T7Guido, Ana Lúcia Borella2016-04-25T16:44:38Z2014-04-102014-03-12Guido, Ana Lúcia Borella. Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B. 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1096Deep changes verified in society during the past last decades have impacted the way companies perform their business and work upon their communication. In this context, the main objective of this thesis is to refer to Facebook use as a communication element in companies models in a B2B basis, organization by which their main characteristic is to sell to intermediates or to other companies. Through the application of a study case methodology, it is analyzed two corporate profiles: the Autodesk and Braskem, and both elect Facebook as being one the main platforms on corporate communication in the digital environment. As a complement to the research it is used the content analysis technique aiming in assisting in the investigation about the content and the objective of released messages represented by their posts. The results show to be favorable to the use of Facebook as a communication tool when structured based on objectives and organization strategies. Language in social networks establishes a dialogue providing information sharing among people and corporationsAs mudanças profundas constatadas na sociedade durante as últimas décadas também impactam a forma como as empresas realizam negócios e exercem a sua comunicação. Nesse contexto, o principal objetivo desta dissertação refere-se ao uso do Facebook como elemento de comunicação em empresas B2B, organizações cuja característica principal é vender para intermediários ou para outras empresas. Por meio da aplicação da metodologia de estudo de caso, analisa-se dois perfis corporativos: Autodesk e Braskem, sendo que ambos elegem o Facebook como uma das principais plataformas de comunicação da empresa no ambiente digital. Como complementação à pesquisa utiliza-se a técnica de análise de conteúdo, a fim de auxiliar a investigação sobre o conteúdo e propósito das mensagens publicadas, representadas pelos posts. Os resultados mostram-se favoráveis à utilização do Facebook como ferramenta de comunicação, quando estruturada com base nos objetivos e estratégias da organização. A linguagem nas redes sociais estabelece um diálogo, proporcionando compartilhamento das informações entre pessoas e corporaçõesapplication/pdfhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/2333/Ana%20Lucia%20Borella%20Guido.pdf.jpgporPontifícia Universidade Católica de São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados em AdministraçãoPUC-SPBRFaculdade de Economia, Administração, Contábeis e AtuariaisRedes sociaisFacebookComunicação organizacionalEmpresas B2BNetworksFacebookOrganization communicationB2B companiesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAORedes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2BDissertaçãoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPTEXTAna Lucia Borella Guido.pdf.txtAna Lucia Borella Guido.pdf.txtExtracted texttext/plain281692https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1096/3/Ana%20Lucia%20Borella%20Guido.pdf.txt1c9d301e1e0b40e5295607e607ea9de1MD53ORIGINALAna Lucia Borella Guido.pdfapplication/pdf11225510https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1096/1/Ana%20Lucia%20Borella%20Guido.pdfdee7e32b6893feabcaeb1621d86eddfdMD51THUMBNAILAna Lucia Borella Guido.pdf.jpgAna Lucia Borella Guido.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3122https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1096/2/Ana%20Lucia%20Borella%20Guido.pdf.jpg64d0a01547b4781c3ad65e36aba69a3fMD52handle/10962023-06-27 12:07:15.729oai:repositorio.pucsp.br:handle/1096Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-06-27T15:07:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B |
title |
Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B |
spellingShingle |
Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B Guido, Ana Lúcia Borella Redes sociais Comunicação organizacional Empresas B2B Networks Organization communication B2B companies CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B |
title_full |
Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B |
title_fullStr |
Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B |
title_full_unstemmed |
Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B |
title_sort |
Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B |
author |
Guido, Ana Lúcia Borella |
author_facet |
Guido, Ana Lúcia Borella |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Las Casas, Alexandre Luzzi |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4334055T7 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guido, Ana Lúcia Borella |
contributor_str_mv |
Las Casas, Alexandre Luzzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Comunicação organizacional Empresas B2B |
topic |
Redes sociais Comunicação organizacional Empresas B2B Networks Organization communication B2B companies CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Networks Organization communication B2B companies |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Deep changes verified in society during the past last decades have impacted the way companies perform their business and work upon their communication. In this context, the main objective of this thesis is to refer to Facebook use as a communication element in companies models in a B2B basis, organization by which their main characteristic is to sell to intermediates or to other companies. Through the application of a study case methodology, it is analyzed two corporate profiles: the Autodesk and Braskem, and both elect Facebook as being one the main platforms on corporate communication in the digital environment. As a complement to the research it is used the content analysis technique aiming in assisting in the investigation about the content and the objective of released messages represented by their posts. The results show to be favorable to the use of Facebook as a communication tool when structured based on objectives and organization strategies. Language in social networks establishes a dialogue providing information sharing among people and corporations |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-04-10 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-25T16:44:38Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Dissertação info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Guido, Ana Lúcia Borella. Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B. 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1096 |
identifier_str_mv |
Guido, Ana Lúcia Borella. Redes sociais para a comunicação organizacional: estudo de caso sobre o uso do Facebook em empresas B2B. 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. |
url |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1096/3/Ana%20Lucia%20Borella%20Guido.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1096/1/Ana%20Lucia%20Borella%20Guido.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/1096/2/Ana%20Lucia%20Borella%20Guido.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c9d301e1e0b40e5295607e607ea9de1 dee7e32b6893feabcaeb1621d86eddfd 64d0a01547b4781c3ad65e36aba69a3f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809277839479930880 |