Gestão da imagem de uma empresa no Facebook: estudo de caso New Look

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Sara Cunha Botelho Correia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9480
Resumo: O avanço das tecnologias trouxe mudanças extraordinárias ao nosso dia a dia. Uma dessas mudanças foi a forma como nos relacionamos. Tudo passou a ser muito mais rápido, instantâneo, sem barreiras de tempo ou espaço. Facilmente conseguimos interagir com alguém do outro lado do mundo, criar conteúdo que pode ser visto por qualquer pessoa e até contar a experiência que tivemos com determinado serviço. É neste último ponto que se foca esta investigação. Numa sociedade que vive em rede e que valoriza cada vez mais a opinião de utilizadores comuns é importante perceber o outro lado. Convém investigar o que mudou numa organização com a emergência das redes sociais e como é gerida esta nova realidade. Assim, através da revisão bibliográfica e da netnografia, foi possível entender melhor o fenómeno e observar a forma como a marca britânica de vestuário “New Look” gere a sua página de Facebook, que estratégias utiliza e como fez frente a uma situação de “crise”. Também foram brevemente analisadas outras redes sociais, como o Instagram e o Twitter, que serviram como termo de comparação. Através das análises observamos a comunicação próxima que a marca tem com os seus clientes, a recorrente utilização de influenciadores digitais e o distanciamento adotado pela empresa em situações polémicas.
id RCAP_3e1a7d6f97a4a2d9caa3d8589b09ae37
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9480
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão da imagem de uma empresa no Facebook: estudo de caso New LookMESTRADO EM COMUNICAÇÃO, REDES E TECNOLOGIASCOMUNICAÇÃOMARKETINGEMPRESASFACEBOOKESTUDOS DE CASOCOMMUNICATIONMARKETINGCOMPANIESFACEBOOKCASE STUDIESO avanço das tecnologias trouxe mudanças extraordinárias ao nosso dia a dia. Uma dessas mudanças foi a forma como nos relacionamos. Tudo passou a ser muito mais rápido, instantâneo, sem barreiras de tempo ou espaço. Facilmente conseguimos interagir com alguém do outro lado do mundo, criar conteúdo que pode ser visto por qualquer pessoa e até contar a experiência que tivemos com determinado serviço. É neste último ponto que se foca esta investigação. Numa sociedade que vive em rede e que valoriza cada vez mais a opinião de utilizadores comuns é importante perceber o outro lado. Convém investigar o que mudou numa organização com a emergência das redes sociais e como é gerida esta nova realidade. Assim, através da revisão bibliográfica e da netnografia, foi possível entender melhor o fenómeno e observar a forma como a marca britânica de vestuário “New Look” gere a sua página de Facebook, que estratégias utiliza e como fez frente a uma situação de “crise”. Também foram brevemente analisadas outras redes sociais, como o Instagram e o Twitter, que serviram como termo de comparação. Através das análises observamos a comunicação próxima que a marca tem com os seus clientes, a recorrente utilização de influenciadores digitais e o distanciamento adotado pela empresa em situações polémicas.Technological advances brought extraordinary changes to our daily life. One of those changes is the way we relate with other people. Everything turn out to be so much faster, instantaneous and without barriers of space or time. We can easily interact with someone across the world, create content that can be seen by anyone and even tell the experience that we had with a certain service. It’s on this last point that this investigation focus on. In a society that lives in a network and values more and more the opinion of common users, it is important to understand the other side. It would be wise to investigate what changed in an organization with the emergence of social media and how it is managed on this new reality. Therefore, through netnography and bibliographic revision, it was possible to better understand said phenomenon and to observe how the british clothing brand “New Look” manages its Facebook page, which strategies it employs and how it behaves during a “crisis” management scenario. Other networks, such as Instagram and Twitter, were summarily evaluated as well as part of a estabilished comparative method. Through these analyses we are able to observe the close communicative relationship the brand maintains with its clients, the recurrent use of digital influencers and the company’s detachment in a polemic situation.2019-03-19T16:20:27Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9480TID:202175537porMagalhães, Sara Cunha Botelho Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:22Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:07.760978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da imagem de uma empresa no Facebook: estudo de caso New Look
title Gestão da imagem de uma empresa no Facebook: estudo de caso New Look
spellingShingle Gestão da imagem de uma empresa no Facebook: estudo de caso New Look
Magalhães, Sara Cunha Botelho Correia
MESTRADO EM COMUNICAÇÃO, REDES E TECNOLOGIAS
COMUNICAÇÃO
MARKETING
EMPRESAS
FACEBOOK
ESTUDOS DE CASO
COMMUNICATION
MARKETING
COMPANIES
FACEBOOK
CASE STUDIES
title_short Gestão da imagem de uma empresa no Facebook: estudo de caso New Look
title_full Gestão da imagem de uma empresa no Facebook: estudo de caso New Look
title_fullStr Gestão da imagem de uma empresa no Facebook: estudo de caso New Look
title_full_unstemmed Gestão da imagem de uma empresa no Facebook: estudo de caso New Look
title_sort Gestão da imagem de uma empresa no Facebook: estudo de caso New Look
author Magalhães, Sara Cunha Botelho Correia
author_facet Magalhães, Sara Cunha Botelho Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Sara Cunha Botelho Correia
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM COMUNICAÇÃO, REDES E TECNOLOGIAS
COMUNICAÇÃO
MARKETING
EMPRESAS
FACEBOOK
ESTUDOS DE CASO
COMMUNICATION
MARKETING
COMPANIES
FACEBOOK
CASE STUDIES
topic MESTRADO EM COMUNICAÇÃO, REDES E TECNOLOGIAS
COMUNICAÇÃO
MARKETING
EMPRESAS
FACEBOOK
ESTUDOS DE CASO
COMMUNICATION
MARKETING
COMPANIES
FACEBOOK
CASE STUDIES
description O avanço das tecnologias trouxe mudanças extraordinárias ao nosso dia a dia. Uma dessas mudanças foi a forma como nos relacionamos. Tudo passou a ser muito mais rápido, instantâneo, sem barreiras de tempo ou espaço. Facilmente conseguimos interagir com alguém do outro lado do mundo, criar conteúdo que pode ser visto por qualquer pessoa e até contar a experiência que tivemos com determinado serviço. É neste último ponto que se foca esta investigação. Numa sociedade que vive em rede e que valoriza cada vez mais a opinião de utilizadores comuns é importante perceber o outro lado. Convém investigar o que mudou numa organização com a emergência das redes sociais e como é gerida esta nova realidade. Assim, através da revisão bibliográfica e da netnografia, foi possível entender melhor o fenómeno e observar a forma como a marca britânica de vestuário “New Look” gere a sua página de Facebook, que estratégias utiliza e como fez frente a uma situação de “crise”. Também foram brevemente analisadas outras redes sociais, como o Instagram e o Twitter, que serviram como termo de comparação. Através das análises observamos a comunicação próxima que a marca tem com os seus clientes, a recorrente utilização de influenciadores digitais e o distanciamento adotado pela empresa em situações polémicas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-03-19T16:20:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9480
TID:202175537
url http://hdl.handle.net/10437/9480
identifier_str_mv TID:202175537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131228816801792